Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7853
Tipo do documento: Dissertação
Title: AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19
Other Titles: CONCERNS AND ENGAGEMENT OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS IN LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTS DURING AND AFTER THE COVID-19 PANDEMIC
Autor: Machado, Ana Karoline 
Primeiro orientador: Both, Jorge
Primeiro membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Segundo membro da banca: Vieira, Suelen Vicente
Resumo: A dissertação teve como objetivo investigar de que forma o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná, analisando as transformações nas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados nesse contexto. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná? Esse problema concentrou-se na adaptação abrupta ao ensino remoto, na precarização do trabalho docente e nos reflexos desse cenário no retorno às aulas presenciais. O objetivo principal foi compreender as inter-relações entre preocupações e engajamento docente, identificando padrões e características que impactaram a experiência profissional. A revisão bibliográfica articulou teorias clássicas e contemporâneas. Fuller e Bown (1975) delinearam as dimensões das preocupações docentes – consigo, tarefa e impacto da tarefa –, enquanto Vieira (2022) expandiu a análise ao contexto brasileiro, destacando a influência das políticas públicas e dos problemas sociais. O modelo tridimensional do engajamento proposto por Schaufeli et al. (2006), composto por vigor, dedicação e absorção, foi complementado por Klassen et al. (2013), que exploraram as dimensões cognitiva, emocional, social com estudantes e social com colegas. O estudo adotou uma abordagem de corte transversal, estruturada em duas etapas. Na primeira, participaram 64 professores da rede municipal, efetivos e regentes de turmas do 1º ao 5º ano, que responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Preocupações de Professores da Educação Básica (EPPEB), proposta por Vieira (2022), e à Escala de Engajamento no Trabalho de Professores (EETP), adaptada por Silva (2020). Na segunda etapa, 14 docentes foram selecionados por meio de análise de clusters – considerando os mais e menos engajados e preocupados – e participaram de entrevistas semiestruturadas para aprofundar a compreensão dos resultados. Os achados da primeira etapa indicaram altos índices de engajamento cognitivo e social com os estudantes, mas baixos níveis de engajamento social com colegas. As principais preocupações docentes estavam relacionadas às dimensões tarefa, impacto da tarefa, políticas públicas e problemas sociais. Os resultados da segunda etapa evidenciaram diferenças entre os grupos analisados. No Grupo 1, as preocupações se concentraram na participação da família, na recomposição de conteúdo, na disciplina e no controle da sala de aula, enquanto o excesso de alunos por turma foi uma categoria convergente entre os dois grupos. A categoria das questões burocráticas foi a única categoria concomitante no estudo. O Grupo 2 apresentou preocupações relacionadas à pressão no trabalho e às políticas públicas. Os resultados sugerem a necessidade de revisitar as categorias teóricas estabelecidas. A recomposição de conteúdos emergiu como uma possível nova dimensão da categoria Tarefa, proposta por Fuller e Bown (1975), enquanto as questões burocráticas podem ser interpretadas como uma nova dimensão da categoria Problemas Sociais e/ou Políticas Públicas segundo Vieira (2022). Concluiu-se que a pandemia intensificou desigualdades e fragilidades estruturais do sistema educacional, sobrecarregando os professores e acentuando a precarização do trabalho docente.
Abstract: The dissertation aimed to investigate how teaching during the pandemic and in the post-pandemic period impacted the concerns and engagement of teachers in Laranjeiras do Sul, Paraná, analyzing the transformations in pedagogical practices and the challenges faced in this context. The research problem was formulated as follows: How did teaching during the pandemic and in the post-pandemic period impact the concerns and engagement of teachers in Laranjeiras do Sul, Paraná? This problem focused on the abrupt adaptation to remote teaching, the precariousness of teaching work, and the effects of this scenario on the return to in-person classes. The main objective was to understand the interrelations between concerns and teacher engagement, identifying patterns and characteristics that impacted the professional experience. The bibliographic review articulated classical and contemporary theories. Fuller and Bown (1975) outlined the dimensions of teachers' concerns – self, task, and task impact –, while Vieira (2022) expanded the analysis to the Brazilian context, highlighting the influence of public policies and social problems. The three-dimensional model of engagement proposed by Schaufeli et al. (2006), composed of vigor, dedication, and absorption, was complemented by Klassen et al. (2013), who explored the cognitive, emotional, social with students, and social with colleagues dimensions. The study adopted a cross-sectional approach, structured in two stages. In the first stage, 64 teachers from the municipal network, both permanent and in charge of classes from 1st to 5th grade, participated in a sociodemographic questionnaire, the Basic Education Teachers' Concerns Scale (EPPEB), proposed by Vieira (2022), and the Teachers' Work Engagement Scale (EETP), adapted by Silva (2020). In the second stage, 14 teachers were selected through cluster analysis – considering the most and least engaged and concerned – and participated in semi-structured interviews to deepen the understanding of the results. The findings of the first stage indicated high levels of cognitive and social engagement with students, but low levels of social engagement with colleagues. The main concerns of teachers were related to the dimensions of task, task impact, public policies and social problems. The results of the second stage showed differences between the groups analyzed. In Group 1, concerns focused on family participation, content reorganization, discipline and classroom control, while excess students per class was a convergent category between the two groups. The category of bureaucratic issues was the only concomitant category in the study. Group 2 presented concerns related to pressure at work and public policies. The results suggest the need to revisit the established theoretical categories. Content recomposition emerged as a possible new dimension of the Task category, proposed by Fuller and Bown (1975), while bureaucratic issues can be interpreted as a new dimension of the Social Problems and/or Public Policies category according to Vieira (2022). It was concluded that the pandemic intensified inequalities and structural weaknesses in the educational system, overloading teachers and accentuating the precariousness of teaching work.
Keywords: Preocupações docentes
Engajamento
Trabalho docente
Teaching concerns
Engagement
Teaching work
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Machado, Ana Karoline. AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19. 2025. 147 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7853
Issue Date: 27-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Karoline Machado.pdfARQUIVO COMPLETO2.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.