Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7784
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Inclusiva de crianças com deficiência de zero a três anos e a precarização da formação de professores: a realidade de um município paranaense
Autor: a
Primeiro orientador: Iacono, Jane Peruzo
Primeiro membro da banca: Bondezan, Andreia Nakamura
Segundo membro da banca: Szymanski, Maria Lidia Sica
Terceiro membro da banca: Matos, Neide da Silveira Duarte de
Resumo: O nível de ensino denominado Educação Infantil é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, ao considerarmos que se trata da etapa que dá acesso ao mundo das significações humanas, condição indispensável para a constituição do sujeito histórico-cultural. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar como vem ocorrendo o processo de inclusão escolar das crianças com deficiência da Educação Infantil na etapa de zero a três anos, bem como identificar as principais lacunas nesse processo, especialmente com relação à formação de professores para atuar na Educação Especial no município de Umuarama-PR, tendo como lócus os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas que atendem crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EF-I). O estudo fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural (THC), que preconiza o desenvolvimento humano a partir das mediações das significações humanas por sujeitos mais experientes. A metodologia constitui-se como um estudo exploratório e teórico-bibliográfico, com pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas presenciais áudio gravadas, com professores municipais, cuja análise teve caráter qualitativo. Os resultados encontrados apontam que existem diversas lacunas no processo de inclusão escolar das crianças com deficiência de zero a três anos na rede municipal de educação do município. Constatamos, ainda, que: - nem todos os prédios dos CMEIs e Escolas pesquisados são acessíveis arquitetonicamente; - existem dificuldades entre os professores em valorizar a Educação Inclusiva dessas crianças, pelas condições com que essa educação vem acontecendo no município; - predomina uma concepção de deficiência biologizante quanto à compreensão do processo de desenvolvimento da criança com deficiência; - a maioria dos professores demonstrou desconhecimento acerca da THC que é a base teórica curricular do município; - parece haver um certo ecletismo nos fundamentos teóricos do trabalho pedagógico; - há dificuldades na elaboração das adaptações curriculares necessárias para o processo educativo das crianças com deficiência. Nos CMEIs ou escolas de EF-I onde os estagiários atuavam como “professores de AEE”, a incumbência de adaptação curricular era exclusiva do professor regente. Encontramos uma maciça presença de estagiários ocupando a função de professor de atendimento educacional especializado (AEE), o que muito provavelmente pode estar comprometendo a qualidade da oferta da Educação Inclusiva. Constatou-se como ponto fulcral da pesquisa a precarização na formação dos professores, embora o município esteja intentando alguns esforços para minimizar essa problemática como, a elaboração de um currículo sistematizado para organizar e embasar o trabalho pedagógico fundamentado na THC. Assim, os aspectos mencionados denotam uma série de obstáculos para a efetivação da Educação Inclusiva das crianças com deficiência de zero a três anos no município, o que precisa ser superado, tendo em vista a premência de se educar todas as crianças juntas, pela clareza de que a interação social é determinante para o IX processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) e o desenvolvimento sociocultural de cada criança.
Abstract: The level of education known as Early Childhood Education is fundamental in the learning and development process of children, considering that it is the stage that gives access to the world of human meanings, an indispensable condition for the constitution of the historical-cultural subject. This research aims to identify and analyze how the process of school inclusion of children with disabilities in Early Childhood Education in the zero to three years stage has been occurring, as well as to identify the main gaps in this process, especially in relation to the training of teachers to work in Special Education in Umuarama-PR, having as locus the Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) and schools that serve children in Early Childhood Education and Elementary Education (EF-I). The study is based on the Historical-Cultural Theory (THC), which advocates human development based on the mediation of human meanings by more experienced subjects. The methodology is an exploratory and theoretical-bibliographic study, with field research, in which audio-recorded face-to-face interviews were conducted with municipal teachers, whose analysis had a qualitative character. The results indicate that there are several gaps in the process of school inclusion of children with disabilities aged zero to three in the municipal education network of the municipality. We also found that: - not all buildings of the CMEIs and Schools studied are architecturally accessible; - there are difficulties among teachers in attributing importance to the inclusive education of children with disabilities aged zero to three, due to the conditions in which this education has been taking place in the municipality; - a biological conception of disability predominates regarding the understanding of the development process of children with disabilities; Most teachers demonstrated a lack of knowledge about THC, which is the theoretical basis of the municipality's curriculum; - there seems to be a certain eclecticism in the theoretical foundations of pedagogical work; - there are difficulties in developing the curricular adaptations necessary for the educational process of children with disabilities. In the CMEIs or EF-I schools where interns worked as “AEE teachers”, the responsibility for curricular adaptation was exclusively the responsibility of the teacher in charge. We found a massive presence of interns occupying the role of specialized educational services (AEE) teacher, which could very likely be compromising the quality of the provision of Inclusive Education. It was found that the research is focused on the precariousness of teacher training, although the municipality has made some efforts to minimize this problem, such as the development of a systematized curriculum to organize and support pedagogical work in the municipal network, based on THC. In fact, the aspects mentioned denote a series of obstacles to the implementation of Inclusive Education for children with disabilities aged zero to three in the municipality, which need to be overcome, given the urgency of educating all children together, given the XI clarity that social interaction is crucial for the development of higher psychological functions (FPS) and the sociocultural development of each child.
Keywords: Educação Infantil
Educação Inclusiva
Teoria Histórico-Cultural
Crianças com deficiência
Trabalho Pedagógico
Early Childhood Education
Inclusive Education
Historical-Cultural Theory
Children with disabilities
Pedagogical Work
CNPq areas: EDUCAÇÂO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: a. Educação Inclusiva de crianças com deficiência de zero a três anos e a precarização da formação de professores: a realidade de um município paranaense. 2025.167 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7784
Issue Date: 5-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neusa Maria Soares Zukoski.pdfArquivo completo1.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.