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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7939
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Design de um Programa de Ensino sobre 9 Habilidades Básicas Comportamentais Baseado em Análise do Comportamento Aplicada para Educadores de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista |
Other Titles: | Design of a Teaching Program on Basic Behavioral Skills Based on Applied Behavior Analysis for Educators of Students with Autism Spectrum Disorder |
Autor: | Barbosa, Êmili Peixoto ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Maria Ester |
Primeiro membro da banca: | Roesch, Isabel Cristina |
Segundo membro da banca: | Martone, Ricardo Correa |
Terceiro membro da banca: | Spies, Macia Franciele |
Resumo: | O aumento da prevalência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia a urgência de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar efetiva. No contexto brasileiro, a ausência de formações docentes baseadas em evidências científicas têm dificultado a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas aos estudantes com TEA, resultando em práticas fragmentadas e muitas vezes ineficazes. Frente a esse cenário, torna-se necessária a elaboração de programas formativos que aliem fundamentação teórica sólida à aplicabilidade prática, promovendo a formação contínua de professores e sua capacitação para o uso de metodologias eficazes na educação inclusiva. Diante dessa realidade, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e apresentar o design de um programa de formação híbrido, fundamentado nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e estruturado conforme o modelo de Treinamento de Habilidades Comportamentais (Behavioral Skills Training – BST), voltado à capacitação de professores que atuam com estudantes com TEA. A proposta visa suprir lacunas identificadas na formação docente, contribuindo para a inclusão efetiva ao capacitar educadores a ensinar habilidades básicas comportamentais relevantes para o contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um delineamento qualitativo, de natureza aplicada, com foco na construção de um produto educacional. O programa proposto é composto por sete módulos, sendo dois teóricos, com encontros remotos e conteúdos introdutórios sobre a ABA, princípios éticos e práticas baseadas em evidências, e cinco módulos práticos presenciais voltados ao ensino de habilidades específicas como atenção conjunta, rastreamento visual, imitação, seguimento de instruções e linguagem receptiva e expressiva. O processo formativo contempla instrução teórica, modelação, prática supervisionada e feedback corretivo, alinhando-se aos pressupostos do modelo BST. Foram elaborados planos de ensino, cronogramas detalhados, slides, ilustrações de aplicação prática e manuais de apoio para os participantes. Os resultados evidenciam a viabilidade de implementação do programa em contextos escolares reais, sendo destacada sua estrutura clara, replicável e sustentada por uma lógica formativa progressiva. A proposta permite que professores adquiram não apenas o conhecimento conceitual sobre o TEA e a ABA, mas desenvolvam habilidades práticas para o manejo de comportamentos e para o ensino de repertórios essenciais ao desenvolvimento dos alunos. O material instrucional construído fornece suporte contínuo aos educadores, promovendo maior segurança e autonomia na condução de estratégias pedagógicas inclusivas. Conclui-se que o programa desenvolvido representa uma contribuição significativa para a formação de professores em práticas baseadas em evidências, apresentando um caminho viável para a qualificação da atuação docente frente à inclusão de estudantes com TEA. A articulação entre teoria e prática, a clareza metodológica do modelo BST e a ênfase no ensino de habilidades comportamentais socialmente relevantes configuram o programa como uma ferramenta promissora para transformar a realidade escolar. 10 Sua implementação pode fortalecer a prática pedagógica inclusiva, elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e assegurar o direito à educação com equidade e respeito à neurodiversidade. |
Abstract: | The increasing prevalence of Autism Spectrum Disorder (ASD) diagnoses highlights the urgent need for educational practices that promote effective school inclusion. In the Brazilian context, the lack of teacher training based on scientific evidence has hindered the implementation of adequate pedagogical strategies for students with ASD, resulting in fragmented and often ineffective practices. In light of this scenario, it is essential to develop training programs that combine solid theoretical foundations with practical applicability, promoting continuous professional development and equipping educators to use effective methodologies in inclusive education. This study aimed to develop and present the design of a hybrid training program based on the principles of Applied Behavior Analysis (ABA) and structured according to the Behavioral Skills Training (BST) model, intended for the qualification of teachers who work with students diagnosed with ASD. The proposal seeks to address the gaps identified in teacher education by preparing educators to teach basic behavioral skills relevant to the school context.The research adopted a qualitative, applied approach focused on the development of an educational product. The proposed program is composed of seven modules, two of which are theoretical (conducted remotely), covering introductory content on ABA, ethical principles, and evidence-based practices. The other five are in-person practical modules focused on teaching specific skills such as joint attention, visual tracking, imitation, following instructions, and receptive and expressive language. The training process includes theoretical instruction, modeling, supervised practice, and corrective feedback, aligned with the premises of the BST model. Lesson plans, detailed schedules, slides, practical illustrations, and support manuals were developed for participants. The results demonstrate the feasibility of implementing the program in real educational settings, highlighting its clear and replicable structure, sustained by a progressive formative logic. The program enables teachers to acquire not only conceptual knowledge about ASD and ABA, but also practical skills for behavior management and for teaching repertoires essential to student development. The instructional materials created offer ongoing support for educators, promoting greater confidence and autonomy in implementing inclusive pedagogical strategies. It is concluded that the developed program represents a significant contribution to teacher training in evidence-based practices, offering a viable path to enhance professional performance in the inclusion of students with ASD. The articulation between theory and practice, the methodological clarity of the BST model, and the emphasis on teaching socially relevant behavioral skills position the program as a promising tool for transforming the school environment. Its implementation may strengthen inclusive pedagogical practices, improve the quality of the teaching-learning process, and ensure the right to education with equity and respect for neurodiversity. |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista Análise do Comportamento Aplicada Formação de Professores Ensino de Habilidades Comportamentais Treinamento de Habilidades Comportamentais (BST) Educação Inclusiva Autism Spectrum Disorder Applied Behavior Analysis Teacher Training Behavioral Skills Teaching Behavioral Skills Training (BST) Inclusive Education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Barbosa, Êmili Peixoto. Design de um Programa de Ensino sobre 9 Habilidades Básicas Comportamentais Baseado em Análise do Comportamento Aplicada para Educadores de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. 2025. 122. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7939 |
Issue Date: | 3-Jun-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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