Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7941
Tipo do documento: Dissertação
Title: Olhar docente: imaginários de currículo e fracasso escolar
Other Titles: Teacher view: Curriculum imaginary and school failure
Autor: Zientarski, Ana Maria Makoski 
Primeiro orientador: Schröder, Tânia Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Alves, Fábio Lopes
Segundo membro da banca: Abreu, Cláudia Barcelos de Moura
Resumo: Este estudo aborda o imaginário de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel, PR, sobre o fracasso escolar e o currículo. O objetivo da pesquisa foi desvelar esses imaginários com vistas a apreender as percepções das professoras sobre os alunos que apresentam dificuldades e problemas de aprendizagem em suas salas de aula, suas práticas diante das dificuldades e se o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contribuiria para o enfrentamento dessas questões. A pesquisa apresenta três desdobramentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, por meio da técnica do grupo focal (GATTI, 2012) e de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio de levantamentos para uma análise quanti-qualitativa, sendo que, a partir da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977), eles foram quantificados por número de ocorrência e organizados por unidade de significado. Problematizamos a percepção do imaginário das professoras sobre fracasso escolar e currículo, sob a ótica do referencial teórico do campo da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli e, no campo da educação, a partir das contribuições de Edgar Morin. A análise dos dados evidenciou, segundo o imaginário das professoras participantes, o meio familiar e social como uma das principais causas atribuídas ao fracasso escolar pelas depoentes. O próprio aluno e suas dificuldades/problemas de aprendizagem, incluindo o “embotamento institucional”, foi outro aspecto revelado. O trabalho pedagógico do professor e as condições físicas e de material pedagógico do ambiente escolar, incluindo a função e o papel do coordenador pedagógico, são causas que também foram atribuídas pelas depoentes, assim como os problemas vividos pela sociedade atualmente. Com relação às contribuições do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, não foi possível detectar se esse documento contribui para o enfrentamento do fracasso escolar, pois ele não é utilizado por todas as professoras entrevistadas.
Abstract: This study approaches the imaginary of teachers who work in the early years of Elementary School in the city of Cascavel - PR on school failure and curriculum. The objective of the research was to reveal these imaginary seeking to apprehend the teachers' perceptions on students who have difficulties and learning problems in their classrooms, what would be their practices facing the difficulties and if the Curriculum for Municipal Public Network of Education from Cascavel would contribute to tackling these issues. The research is comprised of three ramifications: bibliographic research, document research and field research, through the focus group technique (GATTI, 2012) and semi structured interviews. Data were analyzed performing surveys for quantitative and qualitative analysis by Laurence Bardin (1977) content analysis technique, the data were quantified by the occurrence number and arranged per unit of meaning. We problematized the teachers’ imaginary perception on school failure and curriculum, from Michel Maffesoli theoretical perspective on comprehensive sociology, and from Edgar Morin contributions to the education field. The data analysis indicated as causes for the school failure, according to the participating teachers’ imaginary, family and social environment as one of the main causes attributed by the deponents. The students themselves and their difficulties / learning problems, including the "institutional dullness" were other revealed aspects. The teacher pedagogical work and the physical and educational material conditions on school environment, also including the function and role of the pedagogical coordinator are causes that were also attributed by the deponents, and the problems faced by the current society were also raised. Regarding the contributions of the Curriculum for Municipal Public Network of Education in Cascavel, it was not possible to detect whether this document contributes to tackling school failure, because it is not used.
Keywords: Imaginário
Currículo
Fracasso escolar
Professores
Imaginary
Curriculum
School failure
Teachers
CNPq areas: SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Zientarski, Ana Maria Makoski. Olhar docente: imaginários de currículo e fracasso escolar. 2016. 97 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7941
Issue Date: 17-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria Makoski.pdfARQUIVO COMPLETO1.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.