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Alienação parental: uma análise do discurso jurídico
Esta pesquisa buscou analisar sentenças judiciais sobre casos de Alienação Parental, mobilizando os conceitos de lugar, sujeito e posição-sujeito, a partir da perspectiva teórica de Michel Pêcheux e buscando compreender como esses conceitos se entrelaçam e influenciam a construção de sentidos e de identidades discursivas. Com base no autor, considerou-se as condições de produção social, histórica e ideológica para a percepção de como o sujeito se situa em relação aos lugares discurs...
Um teto todo nosso: Leia Mulheres Cascavel e suas reverberações
O estudo aqui apresentado é resultante, primeiramente, de minha experiência pessoal como participante do clube de leitura Leia Mulheres Cascavel, que se tornou objeto e temática de pesquisa ao me suscitar o questionamento de quais seriam as reverberações do clube de leitura nas pessoas participantes. Na perspectiva de responder a esse questionamento e com o objetivo de situar a localização sócio-histórica dessas pessoas e das autoras lidas, sustento a pesquisa na metodologia de abor...
A História Regional do Paraná: entre discursos e narrativas
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os aspectos que envolvem a História Regional do Paraná, analisando o processo de desenvolvimento da identidade cultural paranaense, as narrativas criadas e os reflexos na educação. O Movimento Paranista, iniciado na década de 1930 no Paraná, buscou criar uma imagem capaz de representar o povo paranaense, forjada, sobretudo, a partir de elementos característicos presentes na fauna e flora regional, mas sob um viés positivista. Devido a ident...
Análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela SEED - PR durante a pandemia (2020-2021).
O objeto de estudo desta dissertação é a análise dos contornos normativos das políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) durante a pandemia SARS-CoV-2 no período de 2020 e 2021. A pesquisa revela todo um contexto histórico social, que contribui na análise da implementação das normativas educacionais no Paraná, por meio do seguinte problema: os contornos educacionais da Educação Básica da SEED-PR, enfrentando a necessid...
Pedagogia Hospitalar: Trabalho Pedagógico, Ensino e Aprendizagem e Fatores de Aproximação
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico nos hospitais conveniados com o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em Cascavel/PR. O hospital é comumente entendido como um local de aspecto triste e indesejado pela maioria das pessoas; por isso, passar pela hospitalização é uma situação que pode acarretar alguns prejuízos para o aluno. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender como é desenvolvido o trabalho pe...
O avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas
As tecnologias acompanham o processo de desenvolvimento do homem e cumprem um papel importante na mediação entre ele e a natureza e os demais homens, bem como na satisfação das necessidades humanas. Elas são resultado da realidade objetiva, porém, em virtude do modo de produção ao qual estão inseridas, elas sofrem mudanças em sua forma e/ou adquirem conotações que impossibilitam sua neutralidade. Nesse sentido, podemos dizer que as tecnologias cumprem uma função de acordo com o mo...
O Movimento Escola Sem Partido, e suas implicações para a Educação Pública no Paraná: a posição das câmaras municipais
A pesquisa que se desenvolveu aborda o tema Escola Sem Partido, movimento criado por Miguel Nagib, procurador do Estado de São Paulo, cujo objetivo segundo seu criador, era provar que havia doutrinação nas escolas cometida por professores, sendo esses acusados de difundir ideias de esquerda e que confrontam os valores da classe dominante e conservadora do Brasil. O movimento acontecia através de um site, que servia para hospedagem de vídeos de professores dando aula, fotos de atividades...
Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora
A literatura infantil e juvenil nem sempre foi vista como arte capaz de emancipar o leitor em formação, mas, sim, como um instrumento pedagógico, produzida para ensinar, moralizar, instrumentalizar o sujeito em desenvolvimento. Contudo, sabe-se que, concomitantemente a isso, outras produções literárias infantis e juvenis emergiram e com elas a imaginação, a fantasia e a possibilidade de analisar o mundo e a si mesmo afloraram. Nesse sentido, observamos uma corrente literária que consider...
Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos
A proposta de Prática de Análise Linguística (PAL) enquanto prática pedagógica reflexiva articulada às práticas de produção e de leitura de textos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) surge com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. A PAL é apresentada em capítulos que Geraldi assina na obra O texto na sala de aula: leitura & produção (GERALDI, 1984) e, anos mais tarde, é retomada e ampliada no livro Portos de Passagem (GERALDI, 1997[1991]). Trata-se de uma pr...
Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19
Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por dez reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, entre março de 2020 e março d...
Uso das conjunções coordenativas como elemento de coesão textual: uma proposta didática para o 8º ano do Ensino Fundamental
Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar uma proposta de abordagem das conjunções coordenativas como recurso de coesão textual para o 8º ano do Ensino Fundamental. Parte-se da constatação de que, apesar do volume de pesquisas linguísticas sobre o funcionamento das conjunções coordenativas, as reflexões sobre a multifuncionalidade das conjunções parecem não se concretizar no ensino de Língua Portuguesa. Observa-se que os livros didáticos, por exemplo, apesar de terem passado p...
Retrato da estrutura patriarcal latino-americana: um olhar para as violências contra as mulheres em La casa de los espíritus
Este trabalho consiste no estudo da obra La casa de los espíritus ([1982] 2007a), de Isabel Allende, objetivando a reflexão sobre as interações entre as estruturas patriarcais da sociedade latino-americana e a representação das diferentes formas de violência contra as mulheres retratadas por meio da ficção. Para tanto, esta pesquisa foi fundamentada no estudo da obra, dentro do contexto da literatura de autoria feminina na América Latina e da própria sociedade patriarcal. Nesse sentido, ...
A ideologia do capital humano nas proposições para as políticas curriculares oficiais brasileiras do ensino fundamental e ensino médio (1990 – 2018)
Esta tese objetivou analisar as correlações com a Ideologia do Capital Humano nas proposições que respaldam as políticas curriculares oficiais brasileiras do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 1990 a 2018. Tomamos como base analítica e metodológica o compromisso global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dispostos nas orientações e diretrizes dos Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial e OCDE. O recorte temporal...
Trajetória da educação especial no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte no município de Corbélia - PR
Esta pesquisa abordou o percurso da Educação Especial (EE) no Brasil, seus desdobramentos no estado do Paraná e o caso da Escola Novo Horizonte, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Corbélia - PR. O objetivo foi analisar os contextos histórico, econômico, político e de luta social que permearam a trajetória das primeiras iniciativas de oferta de educação às pessoas com deficiência no Brasil, no estado do Paraná e no município de Corbélia - PR...
A internacionalização da educação superior na pós-graduação das Universidades do sudoeste do Paraná (Unioeste/utfpr/uffs): qual (is) perspectiva(s)?
Esta tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, área de Concentração em Educação na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. Há um certo consenso no meio acadêmico e social, de que as melhores universidades são as mais internacionalizadas, ou seja, as denominadas Universidades de Classe Mundial. Mas quanto às universidades que não fazem parte deste grupo seleto, sobretudo, as do interior? An...
Consolidação da Unioeste: contribuições do movimento estudantil (1990-2015).
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância do Movimento Estudantil (ME) na consolidação da UNIOESTE durante os anos de 1990 a 2015, período em que a universidade buscava a sua efetivação como instituição de ensino superior. A pesquisa se justifica pela lacuna acerca do tema, devido a ausência de estudos a partir do recorte temporal e geográfico elencados. A pesquisa ainda possui uma justificativa pessoal, pois fizemos parte de manifestações enquanto estudantes de P...
Avaliação em Larga Escala para a Educação Infantil: do Baby PISA ao Novo SAEB
A partir da década de 80, o Estado passou a utilizar a avaliação como mecanismo de controle e regulação das políticas públicas, em especial a educação, fazendo com que a expressão Estado Avaliador passasse a ter relevância e significado no campo das políticas administrativas. Nesse sentido, compreendemos a avaliação em larga escala como uma ação do Estado Avaliador, a qual se materializa nas avaliações do Baby PISA e do Novo SAEB. No Brasil, observamos, a partir de 2019, o alinhamen...
Programas PNAIC, ABC e Educa Juntos: Um olhar para a alfabetização
O movimento atual da alfabetização no Brasil vem se delineando por meio de significativas mudanças das políticas Públicas de Alfabetização ocorridas a partir daConstituição Federal de 1988. Em 2001 por meio da Lei Federal nº 10.172 de 09 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, temos um cenário complexo, e, por vezes, contraditório em torno da alfabetização no Brasil. A meta de alfabetizar todas as crianças e modificar o quadro alarmante do analfabetismo no país não é rec...
Da casa para a escola, da escola para casa: uma análise jurídica da proposta do homeschooling à luz do princípio da solidariedade
A presente pesquisa propõe-se a analisar o conflito de interesse entre as modalidades de ensino escolar e ensino domiciliar, haja vista o movimento a favor do homeschooling. Optou-se pela perspectiva jurídica, considerando-se que o tema esteve presente como pauta na mesa dos três poderes da república. Nesse sentido, a discussão sobre a desescolarização confunde-se com a ideia de constitucionalidade, de modo que se indaga: pode o ensino escolar ser substituído exclusivamente pelo e...
As categorias tempo e espaço: aspectos históricos, teóricos e epistemológicos
O tempo e o espaço constituem importantes categorias para a compreensão da História. Dessa forma, estabelecem, também, pressupostos teóricos para se pensar o ensino de História. No entanto, em que pese a importância dessas categorias no entendimento da vida social, pode-se afirmar que, no ensino, elas não têm recebido uma reflexão mais aprofundada, devido à complexidade e às interpretações profusas que recaem sobre elas. Considerando a necessidade de pensar um ensino que promova o d...
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