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“Templo é dinheiro”: da fé à prosperidade, uma análise discursiva da “teologia da prosperidade”
O discurso religioso é um dos discursos fundadores no Brasil; isso decorre da influência da Igreja Católica desde o início da colonização. Porém, nos últimos 50 anos, as igrejas evangélicas vêm ganhando espaço. Por isso, buscamos compreender a relação entre os dogmas das igrejas evangélicas como da Teologia da Prosperidade (TP) e os discursos que permeiam essa relação a partir da teoria francesa de Análise do Discurso (AD). O objetivo desta pesquisa é compreender como a TP funciona ...
“Desvendando o universo da leitura”: Uma proposta didática para o 3º ano no Nível Fundamental
A leitura e a intepretação de textos são consideradas um grande desafio em todos os anos escolares, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, pois a partir da Educação Infantil, segundo a BNCC (2017), o aluno deverá ser alfabetizado na perspectiva do letramento até o final do 2º ano, sendo capaz de compreender o sistema de leitura e escrita e a partir do domínio desse processo, possa compreender e se posicionar diante do que lhe é apresentado. Por isso, o tema dessa...
Valorização do conhecimento científico no currículo do município de Cascavel (PR): reflexões a partir da pedagogia histórico crítica
Esta dissertação tem como objeto de estudo o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR e a disseminação do conhecimento científico. A justificativa para esta pesquisa reside na importância singular de um currículo que enalteça o conhecimento científico para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo marcado pelo negacionismo e as fake news. A História da Educação é um instrumento para compreender as transformações e os desafios atuais no campo educacional...
“Acredite na beleza”: a construção dos sentidos de paternidade em filmes publicitários de O boticário sobre o dia dos pais
A sociedade passa por mudanças que produzem reflexos nas representações e práticas relacionadas à paternidade. Exemplos contemporâneos incluem questões jurídicas, como o reconhecimento de paternidade por meio de testes de DNA, além de mudanças nas percepções sociais sobre ela, como a valorização da presença paterna durante o parto e a extensão da licença-paternidade. Essas transformações sócio-históricas e jurídicas que temos observado incitam a pesquisa sobre a produção discursiv...
Memórias e vozes femininas em Josefina Aldecoa e Beatriz Leal - formas de resistência das mulheres em Ditaduras Espanhola e Argentina
A presente pesquisa apresenta análises e reflexões que tematizam memória e resistência. Seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Literatura Comparada, desenvolve-se um estudo comparativo entre a trilogia de Josefina Aldecoa Historia de una maestra (1990), Mujeres de negro (1994), La fuerza del destino (1997), e a obra de Betriz Leal Mulheres que mordem (2015). A partir do estudo interpretativo do corpus, destacam-se alguns questionamentos, estabelecidos como norteadores dest...
Rastros e memórias na construção do feminino de Maria Madalena e Sóror Juana Inés de la Cruz
Muito se discute sobre a construção do feminino e suas manifestações sociais, as quais resultam em aceitações, críticas, modelos, enquadramentos, rótulos, posicionamentos, violência, preconceito, misoginia, entre outros modos de rechaço e estereótipos postos ao feminino. Nesta proposta, a teoria da memória e suas aproximações com o que perpassa no inconsciente coletivo promovem a manutenção sem muita análise do adequado e inadequado, mas numa continuidade intergeracional. Assim, e...
Violência doméstica e educação em debate à luz dos processos judiciais da Comarca de Cascavel - Paraná (2018-2020)
Apesar de a sociedade contemporânea ter caminhado na aprovação de leis protetivas, os números de casos de violência contra a mulher aumentaram nos últimos cinco anos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar 2.156 processos digitais sobre a violência doméstica e lesão corporal registrados no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ocorridos na comarca de Cascavel - PR, durante os anos 2018, 2019 e 2020. A investigação se deu na tentativa de apreender as características ...
A transformação do homeschooling, da contracultura à extrema-direita
O Ensino Doméstico, atualmente nomeado como homeschooling, é uma modalidade de ensino na qual os(as) responsáveis pelas crianças as ensinam em casa, decidindo como, quando e o que ensinar, exercendo controle total sobre a educação de suas filhas e filhos. Essa forma de ensino também foi adotada no contexto da contracultura, um movimento transgressor das décadas de 1960 e 1970 que criticava vários aspectos da sociedade burguesa (promoção de guerras, desigualdade entre sexos, instituições ...
O trabalho colaborativo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva Histórico-Cultural
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que pode apoiar, complementar e/ou suplementar o processo de escolarização em conjunto com o trabalho desenvolvido em sala de aula comum. Esse atendimento tem como princípio garantir a plena participação dos sujeitos, público da educação especial, em todas as etapas e modalidades educacionais. A pesquisa, com foco no AEE nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscou compreender a prática pedagógica realizada no AEE e seu...
A Guerra da Notícia – A política do silêncio no Jornal Nacional e no discurso de Jair Bolsonaro relatado pelo telenoticiário na pandemia de Covid-19
Este trabalho parte da premissa de que a pandemia de Covid-19 provocou uma série de rupturas que obrigaram a sociedade a modificar seus costumes, transformaram modos de ser e de dizer e fizeram com que nossas palavras se encharcassem de “sentidos de pandemia” (Orlandi, 2020a). Esses novos modos de dizer e de ser atingiram também os meios de comunicação tradicionais. Um dos meios midiáticos que sofreram este tensionamento foi a Rede Globo de Televisão. Em especial, o Jornal Naciona...
POESIA FALADA: COMO A MULHER POETA SE DIZ NOS SLAMS
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir das condições de produção dos slams, como as mulheres manifestam questões sociais da ordem do feminino por meio da poesia falada. Para isso, com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso materialista, o estudo vale-se de recortes discursivos retirados de vídeos da plataforma Youtube, intitulado “Receba a delicadeza”, da poeta Tawane Theodoro, “Receita” da poeta Mariana Felix, publicados no “Slam Resistência” e “...
UM CORPO, DO MAR ÀS MONTANHAS: QUESTÕES DE GÊNERO EM A AUTOBIOGRAFIA DA MINHA MÃE, DE JAMAICA KINCAID
Ao compreender a importância dos estudos literários contemporâneos e suas dimensões éticas e estéticas, esta pesquisa aponta, num primeiro momento, o caminho traçado pelo feminismo decolonial no âmbito literário e como o papel da mulher tem sido moldado à sombra das opressões oriundas da colonização em terras caribenhas. Dito isso, em um segundo momento, como corpus principal para discussão, aponta os achados em A autobiografia da minha mãe da caribenha Jamaica Kincaid (2020), e ref...
Leitura de poesia: a abertura à experiência literária na sala de aula
Nesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas de aplicação sobre o ensino da poesia lírica em sala de aula para alunos do 4º ano, séries iniciais do Ensino Fundamental I considerando a transdisciplinaridade com as áreas dos saberes em Artes, Geografia e História. Tanto a poesia lírica, como outras manifestações literárias podem ser potências para o desenvolvimento dos discursos linguísticos do aluno, assim como da sua afetividade. As práticas pedagógicas...
Uma Abordagem Decolonial de Obras da Literatura Indígena: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba
Esta pesquisa apresenta reflexões a partir de obras literárias de diferentes culturas indígenas, em particular de quatro autores: Daniel Munduruku; Davi Kopenawa; Eliane Potiguara e Márcia Kambeba, cuja abordagem é realizada em relação à literatura indígena em seu despertar no ensino fundamental; Assim como o tema da consolidação de autoria indígena, que focalizou instrumentais para questionar a colonização monocultural que leva à discriminação do sujeito que tem uma convivalidade...
Era Uma Vez... Figurações do Arquétipo da Princesa e do Pater Familias em contos de Marina Colasanti
Esta dissertação desenvolve uma análise-interpretativa dos contos Um Espinho de Marfim; Sete Anos e Mais Sete; Entre a Espada e a Rosa e Como Um Colar publicados no livro Mais de 100 Histórias Maravilhosas, de Marina Colasanti (2015), tendo como foco de trabalho os elementos simbólicos neles figurados. O método de pesquisa se efetiva a partir dos pressupostos da transdisciplinaridade, enlaçando aportes teóricos da crítica comparada e da psicologia analítica e considerando as aproxim...
O Educar na Curiosidade no pensamento educacional de Catherine L’Ecuyer
A presente dissertação parte de uma abordagem histórica dos fenômenos humanos, de maneira que situa as ideias e o pensamento educacional de Catherine L’Ecuyer no momento globalizado, tecnológico e científico de organização da produção, das instituições dos anos finais do século XX e das primeiras décadas do século XXI, a fim de elucidar como o contexto histórico de formação intelectual e social da autora, associado aos seus pressupostos filosóficos e pedagógicos, corroborou a formul...
A formação do leitor literário no Ensino Fundamental – anos finais: Leituras de romances históricos em Oficinas Literárias Temáticas
Esta dissertação – inserida nos estudos do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” – focaliza-se em práticas de leitura para a formação do leitor literário, em especial, aqueles que vivem em realidades onde ocorreram eventos históricos que estão ficcionalizados em romances históricos. Essas práticas podem contribuir para que o aluno do Ensino Fundamental...
Vozes artísticas das periferias na escola: vetores para a formação humana do aluno e para o desconfinamento das memórias silenciadas
Jessé Souza (2017), em sua obra A elite do atraso, advoga que discursos hegemônicos se originam no seio das classes médias e tolhem o imaginário social. Daí nasceram questionamentos para compreendermos o elo entre esse fenômeno e o ensino artístico-literário, a saber: qual é fator determinante para se eleger as expressões artísticas pautadas no processo de ensino? Que frutos podem ser colhidos ao trabalharmos o rap e o grafite de maneira intertextual e dialógica com as artes clássi...
Conflitos contemporâneos decorrentes da presença da religião no espaço público: uma reflexão a partir da abordagem de Luiz Antônio Cunha e do observatório da laicidade
Nesta produção, por meio das principais obras do autor Luiz Antônio Cunha, professor e pesquisador da História da Educação brasileira, especificamente sobre laicidade do Estado e da educação e com textos disponibilizados pelo Observatório da Laicidade na Educação, propomo-nos a apresentar a trajetória do referido autor e também buscamos difundir sua concepção acerca do termo laicidade e a sua relação com a educação. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de p...
A Universidade Pública no Paraná: Uma análise sobre o processo de criação e consolidação da Unicentro (1990-2018)
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de criação e consolidação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava–PR, entre os anos de 1990 a 2018, no contexto das tensões entre os diferentes atores sociais no âmbito local, estadual e nacional. A sua fundação em 1990 foi resultado de um intenso embate entre o público e o privado que disputavam hegemonia no movimento de incorporação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) de 19...
- 1027 UNIOESTE
- 732 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 898 Dissertação
- 129 Tese
- 350 2020 - 2024
- 623 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 264 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1026 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito