Recent Submissions
Políticas de expansão do ensino superior a distância no Brasil nas primeiras décadas do século XXI: democratização do acesso ou uma das estratégias para maximização do lucro no contexto da financeirização da educação superior privada?
Esta tese foi defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, área de Concentração em Educação, na linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. A partir dos anos de 1990 o Ensino Superior no Brasil passa por uma reconfiguração, especialmente com a “liberalização” da educação como um serviço a ser comercializado, a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 e ...
Programa conhecendo Toledo: o ensino de história local na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
Esta dissertação analisa um Programa instituído no município de Toledo, Região Oeste do Estado do Paraná, no ano de 1995, à época, intitulado “Toledo Sobre Rodas”, cujo objetivo era conhecer os aspectos históricos do Município e os serviços desenvolvidos pelo Poder Público, no Setor Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Em 1997, esse Programa passou a ser denominado “Conhecendo Toledo”, nomenclatura que permanece até os dias de hoje. O objetivo deste estudo é compreender ...
A curricularização da extensão no curso presencial de Letras da Unioeste (campus Cascavel): traçando linhas transdisciplinares e transversais
A presente tese tem como tema a curricularização da extensão nos cursos de Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas; Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas; e Letras - Língua Portuguesa e Língua Italiana e Respectivas Literaturas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, modalidade presencial. A investigação centrou-se em responder ao seguinte problema de pesquisa: o Projeto Político-Pedagó...
O arquétipo do sagrado feminino e seus desdobramentos nas líricas de Arriete Vilela e Maria Teresa Horta: inconsonâncias e convergências
A Tese de Doutorado desenvolvida analisou como o tema do Sagrado Feminino se estruturou nas obras das poetas Arriete Vilela e Maria Teresa Horta, observando como se dão os desdobramentos desse mote, bem como as inconsonâncias e convergências relacionadas ao assunto quando da comparação do fazer poético dessas escritoras. A investigação se dá por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como corpus as obras Poesia Reunida (2009), de Maria Teresa Horta, e Obra Poética Reunida (2010), d...
Interfaces entre as políticas de formação de professores na Ditadura Militar (1964-1985) e a BNC-Formação Inicial (2019)
A presente pesquisa tem como objetivo principal o de analisar as interfaces entre políticas de formação de professores da Ditadura Militar (1964-1985) e as atuais diretrizes para formação docente, a BNC-Formação (2019). Os objetivos específicos são: I- Caracterizar a configuração do Estado e da política de formação de professores, com ênfase no curso de Pedagogia, do período da Ditadura Militar; II- Identificar a configuração do Estado e da política de formação de professores na atu...
As implicações das concepções de qualidade e avaliação na Agenda 2030 da UNESCO e da OCDE: intervenção e consentimento na Base Nacional Comum Curricular
O presente trabalho investiga as implicações das concepções de qualidade e avaliação da educação na Agenda 2030 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), identificadas na Base Nacional Comum Curricular. Os documentos analisados originam dos principais organismos multilaterais que discutem a Agenda 2030, como a UNESCO e da OCDE. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada...
A saúde física e mental no processo de formação em fisioterapia em uma universidade pública do Paraná: a percepção de alunos e professores
A saúde do aluno preocupa instituições de ensino superior, pois o número de casos de adoecimento e suas consequências estão cada vez mais frequentes. Dar voz a alunos e professores sobre o adoecimento possibilita a verificação das causas, para que estratégias sejam implementadas tendo em vista uma formação mais saudável que permita ao aluno obter pleno desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo geral deste estudo foi: verificar, a partir do olhar do aluno e do professor de ...
Prova Brasil de língua portuguesa do 9° ano: concepção de linguagem e de reflexão linguística
Apresenta-se pesquisa de mestrado cujo objetivo foi estudar a formulação dos enunciados (perguntas) da Prova Brasil de Língua Portuguesa, do 9º ano, do Ensino Fundamental da edição 2013. Para tanto, foram analisados os enunciados da referida prova, cujos resultados da análise indicam concepção de língua, de produção escrita e de leitura um tanto distantes do que é anunciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e mesmo nas diretrizes curriculares que seguem tais parâmetros. Trata-...
Dificuldades na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma proposta de trabalho com a ortografia
A disciplina de Língua Portuguesa tem como objeto de ensino-aprendizagem o ensino da língua oral e escrita no interior dos processos de interação. Nesse contexto, a linguagem abarca aspectos sociais, históricos, culturais e também ideológicos. Na perspectiva de contribuir com a disciplina é foco desta pesquisa, reflexões e análise envolvendo o contexto das regularidades e arbitrariedades do código escrito, a ortografia. Por meio da observação no contexto de sala de aula e estudos ...
O imaginário e o real na discursivização sobre estupro no seriado inacreditável
Discursos que desacreditam as mulheres em casos de denúncia de estupro não cessam de aparecer; junto surgem outros que amenizam a culpa do agressor e transferem-na para a vítima; ora nega-se a ocorrência do crime, desacreditando a vítima; ora esses discursos surgem como enunciados que responsabilizam a mulher, atribuindo a violência ao seu comportamento, roupas ou postura. A questão é que se banaliza o estupro, pois há uma memória de que o corpo feminino é subserviente à vontade m...
“Templo é dinheiro”: da fé à prosperidade, uma análise discursiva da “teologia da prosperidade”
O discurso religioso é um dos discursos fundadores no Brasil; isso decorre da influência da Igreja Católica desde o início da colonização. Porém, nos últimos 50 anos, as igrejas evangélicas vêm ganhando espaço. Por isso, buscamos compreender a relação entre os dogmas das igrejas evangélicas como da Teologia da Prosperidade (TP) e os discursos que permeiam essa relação a partir da teoria francesa de Análise do Discurso (AD). O objetivo desta pesquisa é compreender como a TP funciona ...
“Desvendando o universo da leitura”: Uma proposta didática para o 3º ano no Nível Fundamental
A leitura e a intepretação de textos são consideradas um grande desafio em todos os anos escolares, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, pois a partir da Educação Infantil, segundo a BNCC (2017), o aluno deverá ser alfabetizado na perspectiva do letramento até o final do 2º ano, sendo capaz de compreender o sistema de leitura e escrita e a partir do domínio desse processo, possa compreender e se posicionar diante do que lhe é apresentado. Por isso, o tema dessa...
Valorização do conhecimento científico no currículo do município de Cascavel (PR): reflexões a partir da pedagogia histórico crítica
Esta dissertação tem como objeto de estudo o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR e a disseminação do conhecimento científico. A justificativa para esta pesquisa reside na importância singular de um currículo que enalteça o conhecimento científico para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo marcado pelo negacionismo e as fake news. A História da Educação é um instrumento para compreender as transformações e os desafios atuais no campo educacional...
“Acredite na beleza”: a construção dos sentidos de paternidade em filmes publicitários de O boticário sobre o dia dos pais
A sociedade passa por mudanças que produzem reflexos nas representações e práticas relacionadas à paternidade. Exemplos contemporâneos incluem questões jurídicas, como o reconhecimento de paternidade por meio de testes de DNA, além de mudanças nas percepções sociais sobre ela, como a valorização da presença paterna durante o parto e a extensão da licença-paternidade. Essas transformações sócio-históricas e jurídicas que temos observado incitam a pesquisa sobre a produção discursiv...
Memórias e vozes femininas em Josefina Aldecoa e Beatriz Leal - formas de resistência das mulheres em Ditaduras Espanhola e Argentina
A presente pesquisa apresenta análises e reflexões que tematizam memória e resistência. Seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Literatura Comparada, desenvolve-se um estudo comparativo entre a trilogia de Josefina Aldecoa Historia de una maestra (1990), Mujeres de negro (1994), La fuerza del destino (1997), e a obra de Betriz Leal Mulheres que mordem (2015). A partir do estudo interpretativo do corpus, destacam-se alguns questionamentos, estabelecidos como norteadores dest...
Rastros e memórias na construção do feminino de Maria Madalena e Sóror Juana Inés de la Cruz
Muito se discute sobre a construção do feminino e suas manifestações sociais, as quais resultam em aceitações, críticas, modelos, enquadramentos, rótulos, posicionamentos, violência, preconceito, misoginia, entre outros modos de rechaço e estereótipos postos ao feminino. Nesta proposta, a teoria da memória e suas aproximações com o que perpassa no inconsciente coletivo promovem a manutenção sem muita análise do adequado e inadequado, mas numa continuidade intergeracional. Assim, e...
Violência doméstica e educação em debate à luz dos processos judiciais da Comarca de Cascavel - Paraná (2018-2020)
Apesar de a sociedade contemporânea ter caminhado na aprovação de leis protetivas, os números de casos de violência contra a mulher aumentaram nos últimos cinco anos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar 2.156 processos digitais sobre a violência doméstica e lesão corporal registrados no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ocorridos na comarca de Cascavel - PR, durante os anos 2018, 2019 e 2020. A investigação se deu na tentativa de apreender as características ...
A transformação do homeschooling, da contracultura à extrema-direita
O Ensino Doméstico, atualmente nomeado como homeschooling, é uma modalidade de ensino na qual os(as) responsáveis pelas crianças as ensinam em casa, decidindo como, quando e o que ensinar, exercendo controle total sobre a educação de suas filhas e filhos. Essa forma de ensino também foi adotada no contexto da contracultura, um movimento transgressor das décadas de 1960 e 1970 que criticava vários aspectos da sociedade burguesa (promoção de guerras, desigualdade entre sexos, instituições ...
O trabalho colaborativo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva Histórico-Cultural
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que pode apoiar, complementar e/ou suplementar o processo de escolarização em conjunto com o trabalho desenvolvido em sala de aula comum. Esse atendimento tem como princípio garantir a plena participação dos sujeitos, público da educação especial, em todas as etapas e modalidades educacionais. A pesquisa, com foco no AEE nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscou compreender a prática pedagógica realizada no AEE e seu...
A Guerra da Notícia – A política do silêncio no Jornal Nacional e no discurso de Jair Bolsonaro relatado pelo telenoticiário na pandemia de Covid-19
Este trabalho parte da premissa de que a pandemia de Covid-19 provocou uma série de rupturas que obrigaram a sociedade a modificar seus costumes, transformaram modos de ser e de dizer e fizeram com que nossas palavras se encharcassem de “sentidos de pandemia” (Orlandi, 2020a). Esses novos modos de dizer e de ser atingiram também os meios de comunicação tradicionais. Um dos meios midiáticos que sofreram este tensionamento foi a Rede Globo de Televisão. Em especial, o Jornal Naciona...
- 1036 UNIOESTE
- 742 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 902 Dissertação
- 134 Tese
- 358 2020 - 2024
- 624 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 263 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1035 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito