Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7854
Tipo do documento: Tese
Title: A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva
Other Titles: The Phenomenology of Emotion in Learning: Subjectivity, Body, and Perception in the Cognitive Experience/Lived Experience
Autor: Gomes, João Enzio 
Primeiro orientador: Schröder, Tânia Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Silva, Luzia Batista de Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Terceiro membro da banca: Alves, Fabio Lopes
Quarto membro da banca: Soligo, Valdecir
Resumo: Esta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentamos que a fenomenologia oferece um aporte teórico relevante ao considerar a intencionalidade da consciência e a percepção incorporada como elementos fundamentais da cognição. Além disso, integramos perspectivas neurocientíficas para analisar como a neuroplasticidade e as bases biológicas das emoções impactam o desempenho cognitivo. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica que contempla autores clássicos da fenomenologia, como Husserl e Merleau-Ponty, bem como estudos contemporâneos em neurociência cognitiva. Como procedimentos analíticos, utilizamos a epoché, a análise eidética e a variação imaginativa para examinar a interdependência entre emoções e cognição e suas implicações para práticas pedagógicas. Os resultados indicam que compreender a aprendizagem a partir da inter-relação entre emoção e cognição possibilita o desenvolvimento de Práticas sensíveis à experiência vivida no aprender e no ensinar mais adaptativas. Evidenciamos que abordagens educacionais que consideram tanto os aspectos subjetivos da experiência quanto os fundamentos neurobiológicos da cognição promovem um ensino mais eficaz e engajador. Além disso, a pesquisa reforça a hipótese de que a integração entre neurociência e fenomenologia amplia a compreensão dos processos cognitivos, fornecendo um modelo mais abrangente para o ensino e a aprendizagem. Por fim, o estudo destaca que respostas emocionais influenciam na aquisição e retenção do conhecimento. Compreender essa dinâmica de modo holístico pode contribuir significativamente para o aprimoramento de metodologias educacionais, tornando-as mais alinhadas às necessidades dos estudantes e favorecendo um aprendizado mais profundo e significativo.
Abstract: This thesis investigates the relationship between emotions and cognition from a phenomenological and neuroscientific approach. The guiding question of the research is: how can the integration between phenomenology and neuroscience contribute to understanding emotional and cognitive processes in learning and brain adaptation? The study examines how subjective experience influences and complements the understanding of emotional and cognitive processes in the learning context. We argue that phenomenology provides a relevant theoretical framework by considering the intentionality of consciousness and embodied perception as fundamental elements of cognition. Additionally, we integrate neuroscientific perspectives to analyze how neuroplasticity and the biological foundations of emotions impact cognitive performance. The research follows a qualitative approach, based on a bibliographic review that includes classical phenomenology authors, such as Husserl and Merleau- Ponty, as well as contemporary studies in cognitive neuroscience. As analytical procedures, we use epoché, eidetic analysis, and imaginative variation to examine the interdependence between emotions and cognition and their implications for pedagogical practices. The results indicate that understanding learning through the interrelation between emotion and cognition enables the development of more adaptive pedagogical strategies. We demonstrate that educational approaches that consider both the subjective aspects of experience and the neurobiological foundations of cognition promote more effective and engaging teaching. Moreover, the research reinforces the hypothesis that integrating neuroscience and phenomenology enhances the understanding of cognitive processes, providing a more comprehensive model for teaching and learning. Finally, the study highlights that emotional responses influence knowledge acquisition and retention. Understanding this dynamic holistically can significantly contribute to improving educational methodologies, making them more aligned with students’ needs and fostering deeper and more meaningful learning.
Keywords: Fenomenologia
Neurociência cognitiva
Emoções
Aprendizagem
Percepção incorporada
Phenomenology
Cognitive neuroscience
Emotions; Learning
Embodied perception
CNPq areas: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Gomes, João Enzio. A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva. 2025. 206 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7854
Issue Date: 24-Apr-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Enzio Gomes.pdfARQUIVO COMPLETO21.6 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.