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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7763
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A educação da mulher: Pesquisas, Teorias e Debates no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (2014-2023) |
Other Titles: | Women's Education: Research, Theories, and Debates in the Directory of Research Groups in Brazil (2014–2023) |
Autor: | Oliveira, Maristela Maximovitz de ![]() |
Primeiro orientador: | Favoreto, Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Franco, Adriana de Fatima |
Segundo membro da banca: | Bastos, Felipe Barradas Correia Castro |
Terceiro membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de conhecimento sobre a educação das mulheres no Brasil, verificando as perspectivas atribuídas à educação quanto à conservação ou transformação social. Para tanto, o foco de análise recaiu sobre a produção dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Neste propósito, inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a história da educação das mulheres no país, buscando compreender o processo histórico e suas ressonâncias no debate contemporâneo. Em seguida, utilizando os descritores: 1) Feminismo e educação; 2) Educação de mulheres; 3) Educação feminina; 4) Educação feminista; e 5) Mulheres e educação, foram identificados 37 grupos de pesquisa. Os grupos foram analisados quanto à sua localização, ano de formação, composição, objetivos e produção científica de seus líderes. Para compreender a concepção de educação apresentada nos estudos dos grupos, foram selecionados 15 artigos produzidos pelos seus respectivos líderes. Os artigos foram incluídos por conterem os descritores mencionados acima, seja no título, resumo ou palavras-chave. Na leitura das obras sobre a temática, bem como dos artigos selecionados, verificou-se que, historicamente, a educação das mulheres no Brasil esteve ligada à imposição de papéis sociais voltados à maternidade e ao casamento, reforçando a divisão sexual do trabalho e contribuindo para a reprodução de relações de exploração e dominação das mulheres. Por outro lado, o movimento de resistência das mulheres na história é compreendido como uma força transformadora que impulsiona a emancipação e desafia as estruturas de opressão de gênero, raça e classe. Em relação ao caráter conservador ou transformador atribuído à educação, dos quinze artigos incluídos, dez apontam para o caráter conservador da educação tradicional quanto às desigualdades entre homens e mulheres. Entre os artigos que discutem sobre o potencial transformador da educação, seis debatem acerca da educação feminista como possibilidade de superação da sociedade patriarcal/machista, enquanto quatro debatem sobre a educação popular para o enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres. Entretanto, os artigos que trabalham com a ideia de uma educação transformadora defendem essa transformação em um nível individual, distanciando-se de discussões sobre a transformação radical da sociedade. Os resultados destacam a necessidade de aprofundar as articulações entre a pesquisa acadêmica e movimentos sociais feministas para a transformação radical da sociedade e indicam a importância da formação de professores em que estejam incluídas as discussões sobre a cultura patriarcal/machista. Como desdobramento, sugere-se a ampliação do debate sobre os impactos dessas produções na prática educacional e no fortalecimento dos movimentos de resistência das mulheres. |
Abstract: | This study aims to investigate the production of knowledge on women's education in Brazil, analyzing the perspectives attributed to education in terms of social conservation or transformation. The focus lies on the output of research groups registered in the Brazilian Directory of Research Groups. To this end, a bibliographic review was initially conducted on the history of women's education in the country, aiming to understand its historical trajectory and its echoes in contemporary debates. Subsequently, using the following descriptors: 1) Feminism and education; 2) Women's education; 3) Female education; 4) Feminist education; and 5) Women and education, 37 research groups were identified. These groups were analyzed in terms of location, year of formation, composition, objectives, and the scientific output of their leaders. To explore the educational concepts presented by these groups, 15 articles authored by their respective leaders were selected. Articles were included if they contained any of the aforementioned descriptors in the title, abstract, or keywords. The review of the thematic literature and selected articles reveals that, historically, women's education in Brazil has been associated with the imposition of social roles linked to motherhood and marriage, reinforcing the sexual division of labor and contributing to the reproduction of relations of exploitation and domination of women. On the other hand, the women’s resistance movement throughout history is understood as a transformative force that drives emancipation and challenges structures of gender, race, and class oppression. Regarding whether education is viewed as conservative or transformative, ten out of the fifteen articles identify traditional education as reinforcing gender inequalities. Among the articles discussing education's transformative potential, six highlight feminist education as a possible path to overcoming the patriarchal society, while four discuss popular education as a tool for addressing gender inequalities. However, most articles that explore transformative education frame it as an individual-level change, often avoiding discussions of broader societal transformation. The results highlight the need to deepen the connection between academic research and feminist social movements to promote radical societal change and emphasize the importance of teacher training that incorporates discussions on patriarchal and sexist cultures. As a further step, the study suggests expanding the debate on the practical impacts of this research on education and the strengthening of women's resistance movements. |
Keywords: | História da Educação Educação da Mulher Grupos de Pesquisas Produção do conhecimento Transformação Social Conservação Social History of Education Women's Education Research Groups Social Transformation Social Conservation Knowledge Production |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Oliveira, Maristela Maximovitz de. A educação da mulher: Pesquisas, Teorias e Debates no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (2014-2023). 2025. 120 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7763 |
Issue Date: | 5-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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Maristela Maximovitz.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 944.85 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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