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Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê.
Esta pesquisa investigou o fenômeno do abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Xanxerê - SC. O estudo foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve como objetivo analisar o abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC Campus Xanxerê - ...
A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana.
Esta dissertação, intitulada A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte – Francisco Beltrão – Paraná - 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR, área de concentração em Educação e Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação. A problemática proposta foi compreender qual o processo educa...
Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola
A pesquisa "Compreensões de infância e criança presente na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola", inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, da Universidade Estadual do Oeste doParaná – UNIOESTE, objetiva analisar a compreensão de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras que atuam nas turmas de pré-e...
Protagonismo juvenil na contrarreforma do ensino médio (lei 13.415 de 2017) em Santa Catarina: formação da juventude para o trabalho flexível
Este trabalho está vínculado à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e tem como objeto de estudo o protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio (NEM) no estado de Santa Catarina. Tratar sobre desse assunto requer discutir a questão do protagonismo. Para isso, foi preciso compreender como o neoliberalismo foi construído e constituído como doutrina socioeconômica hegemônica, qu...
O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e a formação de professores em Capanema – PR (1960-1981)
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão - PR, na linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, tem como objeto central a formação de professores na Escola Normal Regional Padre Cirilo e na Escola Normal Colegial Estadual São José, que funcionaram junto ao Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Capanema - PR, sob a direção das irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. O recorte temporal ini...
Dispositivos e subjetivação: representações sobre violência doméstica da rede de proteção às mulheres no município de Enéas Marques.
O presente estudo é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, no Campus Francisco Beltrão, Paraná, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. A área de concentração do programa é Educação, na Linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. O objetivo geral da investigação foi analisar as representações sobre violência doméstica contra as mulheres que aparecem e transparecem nas falas dos sujeitos que atuam na rede ...
Organização do trabalho pedagógico para reinserção social do adolescente em conflito com a lei
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa, situada no âmbito do grupo de pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT), aborda a organização do trabalho pedagógico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para a reinserção...
As queixas escolares e a sua relação com transtornos do neurodesenvolvimento: uma análise crítica à Luz da Teoria Histórico-Cultural
A presente pesquisa faz parte das contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está inserida na linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, a qual investiga as relações entre cultura e educação, a formação de professores, assim como os processos educativos formais e informais, abrangendo aspectos teóricos, práticos, socio-políticos e pedagógicos. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo do tipo ...
A formação continuada das professoras de Educação Infantil do município de Renascença/PR pós BNCC
O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e objetiva conhecer a proposta de formação continuada oferecida às professoras da educação infantil do município de Renascença/PR pós BNCC, identificando suas concepções, processo de elaboração, planejamento e execução. Di...
Escolas cívico-militares no Paraná sob a égide neoconservadora.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar o cenário de militarização das escolas públicas no estado do Paraná sob a égide neoconservadora. Quanto aos objetivos específicos, propomos: a) revisitar a conjuntura neoliberal de cunho conservador que sustenta a militarização da educação no Brasil, nos últimos anos; b) identificar as políticas e a legislação referente à militarização das escolas no país, principalmente após a eleição de 2018; c) analisar o conteúdo implícito em dois documen...
As concepções de educação sexual das professoras das escolas do campo do município de Francisco Beltrão/PR
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a concepção de educação sexual das professoras do campo do município de Francisco Beltrão-PR. Para que essa investigação fosse possível realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa por meio da revisão teórico bibliográfica das produções científicas no banco de dados da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), de todo o território nacional, com os seguintes descritores: 1: educação sexual + escolas do campo ...
A oferta do ensino remoto e a presença/ausência da mediação do professor: um estudo sobre o Colégio Estadual do Campo Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr e a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021).
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, e intitula-se: A Oferta do Ensino Remoto e a Presença/Ausência da mediação do Professor: Um estudo sobre o Colégio Estadual do Campo Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr e a Esco...
Política de formação continuada de professores do ensino fundamental I, no município de Francisco Beltrão - PR entre os anos de 2013 e 2022: aportes teóricos e legais.
O objetivo principal para a pesquisa é analisar a política de formação continuada de professores do ensino fundamental I, no município de Francisco Beltrão – PR, entre os anos de 2013 e 2022, com ênfase em aspectos teóricos e práticos. Os objetivos específicos estruturam os capítulos desta dissertação e podem ser descritos como: compreender a reforma do Estado e da educação pela via neoliberal e sua complexa disputa de agendas, assim como os desdobramentos na formação de professores...
Análises históricas sobre a educação rural no município de Pato Branco - PR: do processo de criação ao fechamento de escolas rurais (1950-1982)
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão – PR, e teve como objetivo analisar o processo histórico de criação ao fechamento de escolas rurais do município de Pato Branco, no período de 1950 a 1982. A pesquisa se justifica pela inexistência de estudos sobre o objeto no recorte proposto, um conhecimento que foi expl...
O novo ensino médio na escola de educação básica João Roberto Moreira-São Domingos-SC: implicações da educação empreendedora na formação das juventudes
Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão – PR, e investigou o Componente Curricular Eletivo (CCE) Educação Empreendedora, ofertado no Novo Ensino Médio (NEM) de SC, e as suas implicações para o processo formativo das juventudes. A análise dessa temática deu-se tendo em vista a inserção do empreendedorismo c...
Dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete - Dois Vizinhos - PR
Esta dissertação vinculou-se à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. A proposta foi realizar uma análise das dimensões educativas de uma experiência de pesquisa participante na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora da Salete, em Dois Vizinhos - PR. Para isso, tornou-se necessário discutir e analisar a emergência histórica da E...
Parceria público-privado entre o município de Dois Vizinhos – PR e o Sistema Aprende Brasil: implicações na formação continuada e no trabalho docente
Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. A temática trata da parceria público privado entre o Sistema Aprende Brasil Educação (SAB), ofertado pelo grupo educacional Positivo, e o município de Dois Vizinhos - PR. O objetivo geral do estudo foi analisar o uso da plataforma Aprende Brasil Digital na formaç...
Dimensões educativas da atuação do sindicato dos trabalhadores em educação pública de Francisco Beltrão - SINTEPFB: 2012-2023
Esta dissertação: “Dimensões educativas da atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Francisco Beltrão - SINTEPFB: 2012-2023”, vinculou-se à Linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste de Francisco Beltrão e teve como objetivo geral analisar as dimensões educativas da atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Francisco Beltrão - SINTEPFB no período de 2012 a 2023. Partiu-se da hipóte...
A relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico
A presente pesquisa investiga a relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico nos docentes dos cursos de humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão, destacando contribuições psicanalíticas para as práticas de utilização de tecnologia na docência. Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas universidades do Brasil para identificar a quantidade e natureza das pesquisas desenvolvidas sobre o tecnoestresse e o sofrimento psíqui...
O transporte escolar das escolas públicas no/do campo em Coronel Vivida - Sudoeste do Paraná
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Aborda uma discussão relacionada ao transporte escolar no/do campo, a qual é assegurada pela política pública que determina permanência dos estudantes matriculados na territorialidade rural, bem como nas instituições escolares urbanas das escolas púb...
- 201 UNIOESTE
- 201 Dissertação
- 201 application/pdf
- 201 Acesso Aberto