Recent Submissions
Campanhas da fraternidade e educação: qual educação e para qual cristão?
A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Nele desenvolvemos uma análise documental que teve como fonte principal os Textos Base das Campanhas da Fraternidade (CF) dos anos de 1982, 1998 e 2022, nos seus respectivos contextos históricos. Fizemos esta investigação com o intuito de compreender qual o projeto formativo para os cristão...
Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente
A presente pesquisa foi desenvolvida junto a Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Teve como objetivo compreender o ser professor homem nos anos iniciais da educação básica no município de Francisco Beltrão. Essa pesquisa está pautada nas fontes documentais, Leis Federais, estaduais e municipais além de aplicação de questionários, dialogando histórica e ...
A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da educação do campo
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de PósGraduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e, intitula-se “A Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas no/do Campo: Relações entre a Pesquisa-Ação e um Instrumental Teórico-Metodológico Específico na Modalidade da Educação do...
O estágio não obrigatório remunerado nos CMEIS de Francisco Beltrão-PR: do ato educativo às relações e condições de trabalho
Esta dissertação relaciona-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB) em nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A temática insere-se no campo da formação de professores, embasada nos estudos do grupo de pesquisas “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT). Desse modo, o problema se situa na questão: Como o desenvolvimento de est...
Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo principal é analisar a compreensão dos professores da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, localizada no município de Ipuaçu - /SC com relação aos processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente implan...
BNCC, educação física escolar e as práticas corporais de aventura: análise sobre a inclusão de unidade temática no currículo nacional e as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação” e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE). O objeto desta pesquisa é a unidade temática práticas corporais de aventura do componente curricular Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desdobrando-se no objetivo principal de compreender como a prescrição curricular do...
Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR
Esta dissertação foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão e discorre acerca das trajetórias e experiências dos jovens, com idade entre dezoito a vinte e quatro anos, egressos do Ensino Médio e residentes no Conjunto Habitacional Terra Nossa, nos quesitos vida escolar e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de destaca...
Cultura digital na educação infantil: a relação de crianças, famílias e seus professores com os recursos de tecnologias digitais
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão – Paraná (PPGEFB), linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, e ao grupo de pesquisa Educação, Crianças e Infância (GPECI). Com as mudanças tecnológicas cada vez mais presentes em nosso dia a dia, as crianças estão tendo acesso aos recursos de tecnologias digitais cada vez mais cedo, influenciando signif...
Formação e permanência dos jovens no meio rural: contribuições do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire em Francisco Beltrão – PR
A presente pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, na área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação, teve como objeto de estudo a formação e a permanência dos jovens no campo. O objetivo geral foi analisar a contribuição do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, situado no Assentamento Missões em Francisco Beltrão – Paraná, para ...
Capital cultural e sucesso escolar de alunos cegos
A pesquisa analisou a importância da cultura, do capital cultural, da interação social e da linguagem produzida nas relações familiares de pessoas cegas, buscando compreender como estas agem sobre sua aprendizagem e seu desenvolvimento. A motivação para empreender a pesquisa esteve estreitamente relacionada à atuação profissional frente ao apoio pedagógico no atendimento de pessoas com deficiência visual e das interações com alunos cegos e suas famílias. O objetivo consistiu em analisar ...
A educação de policiais militares praças, no Brasil contemporâneo (desde 2018): o caso paranaense
A presente dissertação, atrelada à linha de pesquisa 2, do Programa de Pósgraduação, nível de Mestrado, da Universidade estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE -, Campus de Francisco Beltrão, e intitulada: Sociedade, Conhecimento e Educação procurou responder questões afetas à educação ministrada aos policiais militares, praças, no estado do Paraná. O estudo visou compreender como a Polícia Militar do Paraná, por meio da sua escola superior de polícia: a Academia Policial Militar do Guatu...
Compreensões de cuidado e educação das professoras das turmas de infantil 4 e 5 das escolas municipais de Francisco Beltrão/PR
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e objetiva evidenciar as compreensões de cuidado e educação das professoras das turmas de Infantil 04 (quatro) e 05 (cinco) atuantes nas escolas municipais da Rede Pública de Educação do município de Francisco Beltrão/PR. Conforme ...
A contribuição de Catharina Crestani Seger na constituição educacional, comercial e política do município de Palma Sola, SC
O presente estudo situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. A temática da pesquisa tem como objeto de estudo a cidadã Catharina Crestani Seger e suas contribuições para o município de Palma Sola, SC. Verificarmos a atuação da cidadã palmassolense na área da educação, do comé...
Formação continuada de professores e professoras: uma construção coletiva das escolas do campo de Itapejara D’Oeste, PR- 2017-2022
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Francisco Beltrão e também aos estudos realizados no Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares (GEFHEMP) da mesma instituição. Com aporte teórico do método do materialismo histórico-dialético, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o p...
Permanências e mudanças da educação rural e da educação campo no município de Salto do Lontra: 1998 a 2022
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Discute questões relacionadas à Educação do Campo, a qual procura efetivar direitos fundamentais aos sujeitos que vivem no/do campo por meio de uma educação de qualidade que garanta a apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e artístic...
A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho
Esta dissertação se vincula à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão em nível de mestrado (PPGEFB), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Com base na temática Formação e Trabalho Docente, a pesquisa analisa a inserção profissional de egressas e egressos do curso de Pedagogia frente às demandas da organização atual do mundo do trabalho. O objetivo central é desvelar em quais...
Educação superior em Palmas-Pr (1968-2010): aspectos históricos, organizativos e formativos.
Esta investigação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. A pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Superior em Palmas-PR, entre 1968 e 2010. A primeira instituição de ensino superior de Palmas resultou de uma iniciativa da Igreja Católica local e contou com a participação ativa da comunidade, sendo autorizada a ...
Os/as educadores/as e a educação sexual de crianças pequenas: diálogos possíveis entre a psicanálise e a educação
A presente dissertação apresenta a Pesquisa de Mestrado em Educação, que teve como objetivo identificar o trabalho do/a educador/a na educação sexual de crianças pequenas no espaço escolar. Diante do contexto político e social, das manifestações contrárias à educação sexual na infância dentro da escola, nosso problema de pesquisa procurou responder: Como tem sido o trabalho do/a educador/a na educação sexual das crianças pequenas no espaço escolar? Para tanto, realizamos uma pesquisa q...
O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental por meio de registros históricos
Esta dissertação é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Stricto Sensu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão, na Linha de Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Vinculada ao grupo: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE. Apresentamos uma investigação sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual se desenvolveu uma experiência...
Mal- estar na adolescência contemporânea, constituição subjetiva e laço social: diálogos entre psicanálise e educação
A presente dissertação apresenta a Pesquisa de Mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social, buscando elementos contributivos à prática educativa de adolescentes. Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores(as) em conectá-los, nosso problema de pesquisa procurou responder a seguinte indagação: De que forma a psicanálise tem compreendid...
- 163 UNIOESTE
- 163 Dissertação
- 163 application/pdf
- 163 Acesso Aberto