Recent Submissions
O contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura,Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar o contexto da inclusão, enquanto fenômeno escolar, no modo como se apresenta nas produções científicas, desenvolvidas nos cursos stricto sensu em Educação nas Instituições...
Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise sobre adequações curriculares a partir da BNCC e RCP-CREP/PR
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Unioeste, campus Francisco Beltrão, e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” – RETLEE. É resultado de uma pesquisa que abordou as relações entre a política do currículo nacional, a do Estado do Paraná e a do município de Pat...
O ensino médio noturno no município de Realeza –PR: análise sobre a relação escola, trabalho e juventude
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo central foi analisar a relação entre juventude, escola e trabalho, considerando as experiências escolares de jovens do Ensino Médio (EM) noturno no munícipio de Realeza - PR. Para tanto, como encaminhamento metodológico, optou-se pelo Materialismo Histó...
Panorama regional da educação infantil no Sudoeste do Paraná: análise da organização do atendimento municipal à criança de 0 a 5 anos
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão em nível de mestrado (PPGEFB) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e ao grupo de pesquisa Educação, crianças e infância (GPECI), vinculado à instituição mencionada. Tem como temática a organização da educação infantil na região Sudoeste do Paraná, partindo do entendimento de que o debate sobre a e...
Mulheres-baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião de Francisco Beltrão, Paraná
A investigação foi desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores vinculada as atividades do Grupo de Estudos Etno-Culturais. Na pesquisa -Baobás: percursos escolares de professoras negras na microrregião geográfica de Francisco Beltrão, apresentamos as biografias de professoras negras nominadas, mulheres-baobás. A partir das narrativas dos seus percursos e...
Hegemonia discursiva e campo escolar: a percepção de professores sobre a militarização de escolas públicas no Estado do Paraná
O presente estudo fez parte da linha de pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação e teve como objetivo geral analisar o processo histórico, social e político de institucionalização da política de militarização da educação pública no contexto brasileiro, via Programas das Escolas Cívico-militares, seus desdobramentos no estado do Paraná e, particularmente, no âmbito de uma escola pública do município de Francisco Beltrão utilizando-se da teoria do discurso produzida pelo arg...
O CENTROWEG em Jaraguá do Sul/SC: história e formação profissional do menor aprendiz
A presente dissertação está vinculada linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão/PR. Nosso objeto de investigação é a formação de jovens aprendizes no CentroWEG, conhecido como “Escola da WEG”, localizada no parque fabril da empresa WEG S.A. em Jaraguá do Sul/SC. A WEG S.A. está entre maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. No texto procuramos expl...
As concepções dos(as) professores(as) de Dois Vizinhos sobre a temática da sexualidade em sala de aula
A presente pesquisa buscou compreender a concepção dos(as) professores(as) dos colégios estaduais do município de Dois Vizinhos no sudoeste do Paraná; partindo da leitura e análise de algumas pesquisas correlacionadas com a temática aqui destacada, bem como a análise de alguns documentos que regulamentam os currículos das escolas e aplicação de questionários para entender o que os professores relatam sobre o desenvolvimento da temática da sexualidade em sala de aula. Para isso realizamos ...
De co-ordenador a coordenador pedagógico: vivências e percepções no cotidiano do trabalho
O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9394/96) (BRASIL,1996), trouxe as entidades de atendimento à primeira infância as mesmas exigências impostas para as demais instituições escolares. A demanda de novas tarefas para seus profissionais fez emergir a necessidade de outras funções como a Coordenação Pedagógica. Desde então, os municípios vêm organizando seus sistemas de ensino para ...
O novo ensino médio na Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Ipuaçu – SC: o componente curricular “projeto de vida” e a formação dos jovens
Este trabalho integra a Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objeto de estudo é o Novo Ensino Médio (NEM) na Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, em Ipuaçu – SC, com ênfase no componente curricular “Projeto de Vida” e na formação dos jovens. Essa etapa final da Educação Básica vem sendo motivo de discussões de setore...
Saberes docentes na universidade: estudo de casos múltiplos em Cursos de Ciências Contábeis do Sudoeste do Paraná
A formação de professores é um tema amplamente discutido na área da Educação devido a sua importância e imbricações, inclusive na Educação Superior. Observa-se a crescente preocupação sobre a docência nos cursos de graduação, de maneira que é essencial que o profissional que trabalhe na formação inicial apresente os conhecimentos necessários para sua atuação. Neste contexto, destaca-se a que literatura aponta que o professor deve apresentar um conjunto de saberes, de diferentes origens ...
O pensamento matemático no período pré-escolar
A presente pesquisa apresenta como tema A matemática no período Pré-escolar. É uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural. Ela se enquadra na Linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, e integra os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cul...
Campanhas da fraternidade e educação: qual educação e para qual cristão?
A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Nele desenvolvemos uma análise documental que teve como fonte principal os Textos Base das Campanhas da Fraternidade (CF) dos anos de 1982, 1998 e 2022, nos seus respectivos contextos históricos. Fizemos esta investigação com o intuito de compreender qual o projeto formativo para os cristão...
Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente
A presente pesquisa foi desenvolvida junto a Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Teve como objetivo compreender o ser professor homem nos anos iniciais da educação básica no município de Francisco Beltrão. Essa pesquisa está pautada nas fontes documentais, Leis Federais, estaduais e municipais além de aplicação de questionários, dialogando histórica e ...
A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da educação do campo
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de PósGraduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e, intitula-se “A Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas no/do Campo: Relações entre a Pesquisa-Ação e um Instrumental Teórico-Metodológico Específico na Modalidade da Educação do...
O estágio não obrigatório remunerado nos CMEIS de Francisco Beltrão-PR: do ato educativo às relações e condições de trabalho
Esta dissertação relaciona-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB) em nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A temática insere-se no campo da formação de professores, embasada nos estudos do grupo de pesquisas “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT). Desse modo, o problema se situa na questão: Como o desenvolvimento de est...
Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo principal é analisar a compreensão dos professores da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, localizada no município de Ipuaçu - /SC com relação aos processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente implan...
BNCC, educação física escolar e as práticas corporais de aventura: análise sobre a inclusão de unidade temática no currículo nacional e as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação” e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE). O objeto desta pesquisa é a unidade temática práticas corporais de aventura do componente curricular Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desdobrando-se no objetivo principal de compreender como a prescrição curricular do...
Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR
Esta dissertação foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão e discorre acerca das trajetórias e experiências dos jovens, com idade entre dezoito a vinte e quatro anos, egressos do Ensino Médio e residentes no Conjunto Habitacional Terra Nossa, nos quesitos vida escolar e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de destaca...
Cultura digital na educação infantil: a relação de crianças, famílias e seus professores com os recursos de tecnologias digitais
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão – Paraná (PPGEFB), linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, e ao grupo de pesquisa Educação, Crianças e Infância (GPECI). Com as mudanças tecnológicas cada vez mais presentes em nosso dia a dia, as crianças estão tendo acesso aos recursos de tecnologias digitais cada vez mais cedo, influenciando signif...
- 175 UNIOESTE
- 175 Dissertação
- 175 application/pdf
- 175 Acesso Aberto