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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7942
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Entre poderes e saberes: o processo de escolarização do município de Ampére entre os anos de 1950 e 1981 |
Other Titles: | Between powers and knowledges: the schooling process of the municipality of Ampére between the years 1950 to 1981 |
Autor: | Cesca, Rosangela Maria ![]() |
Primeiro orientador: | Castanha, André Paulo |
Primeiro membro da banca: | Castanha, André Paulo |
Segundo membro da banca: | Ghedini, Cecilia Maria |
Terceiro membro da banca: | Belliato , Moacir da Costa |
Quarto membro da banca: | Rech, Rogerio |
Resumo: | A pesquisa esteve vinculada à Linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e se propôs a investigar o processo de escolarização no município de Ampére, PR, entre os anos de 1950 e 1981, abrangendo a educação rural e urbana. Este período foi crucial para entender como a colonização da Vila de Ampére impactou a educação pública local, especialmente com a chegada de imigrantes que buscavam melhores as condições de vida, promovendo o desenvolvimento agrícola da região. A emancipação política de Ampére em 1961, desmembrado dos municípios de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema, marcou um ponto de virada na história educacional municipal. A partir de então várias escolas foram criadas, construídas ou reformadas, mas só foram regularizadas em 1981 pela imposição do Conselho Estadual de Educação, para se adequar as exigências da Lei 5.692/71. A pesquisa se justifica pela ausência de estudos sobre a história da educação amperense. Adotamos uma abordagem teórica e metodológica que combina fontes documentais, depoimentos orais bibliográficas. Dentre as fontes documentais destaca-se a legislação municipal. Os depoimentos orais utilizados foram de educadores que exerceram a docência naquele período, tendo como base a metodologia da História Oral. A pesquisa evidenciou que a partir da emancipação, o poder público municipal procurou implementar políticas educacionais segundo as determinações das esferas estadual e federal. O município de Ampére começou a receber investimentos no setor educacional, com a construção de escolas, capacitação de professores e incentivo à escolarização das crianças. A expansão da educação primária e secundária foi fundamental para o desenvolvimento da cidadania e da inclusão social, foi um dos primeiros passos para consolidar as bases de um sistema educacional mais robusto. A partir de meados da década de 1970, o foco voltou-se mais para o setor urbano, promovendo a verticalização da escolarização, visando incentivos para a industrialização do município. Ao voltar-se mais para o setor industrial e de serviços, privilegiou-se o crescimento urbano, desencadeando um processo de exclusão no meio rural, levando ao fechamento das escolas rurais a partir do início da década de 1980. Concluímos que o desenvolvimento da educação também trouxe benefícios econômicos significativos para o município de Ampére. Ao capacitar os cidadãos para novas formas de trabalho e incentivar a formação profissional, as escolas desempenharam um papel crucial na adaptação da população às novas demandas do mercado de trabalho. A educação tornou-se, portanto, uma ferramenta importante na formação de uma força de trabalho mais qualificada, capaz de contribuir para o desenvolvimento das atividades industriais e comerciais. Com o aumento do acesso à escolarização, muitos jovens que viviam na zona rural de Ampére, passaram a ter a oportunidade de buscar empregos na área urbana, o que gerou um fluxo de capital humano para a cidade e ajudou a impulsionar a economia local. Essa pesquisa não apenas contribuiu para o entendimento da história educacional de Ampére, mas também destacou a importância das instituições escolares na formação social e cultural da comunidade. |
Abstract: | The research was linked to the Society, Knowledge and Education research line of the Postgraduate Program in Education at the State University of Western Paraná (UNIOESTE) and set out to investigate the schooling process in the municipality of Ampére, PR, between 1950 and 1981, covering rural and urban education. This period was crucial to understand how the colonization of the Vila de Ampére had an impact on local public education, especially with the arrival of immigrants looking to improve their living conditions, promoting agricultural development in the region. The political emancipation of Ampére in 1961, separated from the municipalities of Santo Antônio do Sudoeste and Capanema, marked a turning point in the municipality's educational history. From then on, several schools were created, built or refurbished, but they were only regularized in 1981 by imposition of the State Education Council, in order to comply with the requirements of Law 5.692/71. The research is justified by the lack of studies on the history of education in Ampére. We adopted a theoretical and methodological approach that combines documentary sources, oral testimonials and bibliography. The documentary sources include municipal legislation. The oral testimonies used were from educators who taught during that period, based on the methodology of Oral History. The research showed that since emancipation the municipal government has sought to implement educational policies with the determinations of the state and federal spheres. The municipality of Ampére began to receive investments in the education area, building schools, training teachers and encouraging children to attend school. The expansion of primary and secondary education was fundamental to the development of citizenship and social inclusion, it was one of the first steps towards consolidating the foundations of a more robust educational system. From the mid-1970s onwards, the focus turned more towards the urban sector, promoting the verticalization of schooling, with a view to encourage the industrialization of the municipality. By focusing more on the industrial and services sector, urban growth was favored, triggering a process of exclusion in rural areas, leading to the closure of rural schools from the early 1980s. We conclude that the development of education has also brought significant economic benefits to the municipality of Ampére. By training citizens for new forms of work and encouraging vocational training, schools played a crucial role in adapting the population to the new demands of the job market. Education has therefore become an important tool in the formation of a more qualified workforce, capable of contributing to the development of industrial and commercial activities. With increased access to schooling, many young people who used to live in rural area of Ampére had the opportunity to look for jobs in the urban area, which generated an influx of human capital into the city and helped boost the local economy. This research has not only contributed to an understanding of Ampére's educational history, but has also highlighted the importance of school institutions in the social and cultural development of the community. |
Keywords: | Ampére-PR História da educação Instituições escolares públicas Sudoeste do Paraná Ampére-PR; History of education Public school institutions Southwest Paraná |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | CESCA, Rosangela Maria. Entre poderes e saberes: o processo de escolarização do município de Ampére entre os anos de 1950 e 1981. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7942 |
Issue Date: | 21-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
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