Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8043
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação, psicanálise e a patologização do sujeito: reflexões e análise sobre a violência e o cuidado no contexto educacional |
Other Titles: | Education, psychoanalysis, and the pathologization of the subject: reflections and analysis on violence and care in the educational context. |
Autor: | Selivan, Luiz Henrique Palavicini ![]() |
Primeiro orientador: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
Segundo membro da banca: | Jacondino, Eduardo Nunes |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Rafael Siqueira de |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado em Educação (PPGEFB) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão-PR, na linha de pesquisa: “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que investiga conceitos estruturais do pensamento de autores da área da educação sob uma perspectiva histórica, ética e filosófica acerca do tema violência e patologização de sujeitos em contextos educacionais. A partir de uma análise teórica das contribuições de pensadores como Freud, Lacan, Foucault e Paulo Freire, o trabalho explora a construção da subjetividade nos processos educativos, destacando a medicalização e os processos normatizadores que influenciam a formação da identidade. Assim, o passo metodológico inicial se deu a partir de uma revisão teórico-bibliográfica, realizando consultas às produções acadêmicas, na área da Educação, nos cursos de pós-graduação strictu senso, mestrado e doutorado; isto é, nas BDTDs (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) das Universidades Públicas do Estado do Paraná. O estudo também recorre à análise do conteúdo para examinar as políticas educacionais e os discursos que permeiam as práticas de inclusão no contexto da educação brasileira. Nosso objeto de pesquisa, violência e mal-estar, circunscreve-se ao método do materialismo histórico-dialético para elucidar as características do contexto histórico da violência e o mal-estar, sob a perspectiva dos conhecimentos científicos da teoria psicanalítica e suas contribuições para a educação na contemporaneidade. Por fim, espera-se que a análise desses conceitos e contextos, por meio de uma abordagem filosófica marxista e contribuições psicanalíticas, permita compreender a violência e o mal-estar à luz das correlações analíticas e interpretativas ao longo do transcurso histórico, ampliando sua aplicação e relevância para o campo educacional e para a construção de práticas pedagógicas que favoreçam uma educação emancipatória e livre do patologismo educacional. |
Abstract: | This dissertation is the result of a master's research conducted within the Graduate Program in Education (PPGEFB) at the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão campus, in the research line “Culture, Educational Processes, and Teacher Education.” It is a bibliographic study that investigates foundational concepts from key authors in the field of education, from historical, ethical, and philosophical perspectives, focusing on the theme of violence and the pathologization of subjects in educational contexts. Through a theoretical analysis of the contributions of theorists such as Freud, Lacan, Foucault, and Paulo Freire, the study explores the construction of subjectivity in educational processes, highlighting medicalization and normative mechanisms that shape identity formation. The initial methodological step involved a theoretical and bibliographic review, consulting academic works in the field of Education from graduate programs (master's and doctoral levels), particularly through the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of public universities in the state of Paraná. The research also employs content analysis to examine educational policies and the discourses that underlie inclusion practices within the Brazilian educational context. The object of this study—violence and its discontents —is approached through the method of historical dialectical materialism to elucidate the characteristics of the historical context of violence and its discontents, drawing on scientific knowledge from psychoanalytic theory and its contributions to contemporary education. Ultimately, it is expected that the analysis of these concepts and contexts, through a Marxist philosophical lens and psychoanalytic insights, will enable a deeper understanding of violence and discomfort in light of analytical and interpretative correlations throughout history, thus broadening their application and relevance to the educational field and contributing to the development of pedagogical practices that promote emancipatory education free from educational pathologization. |
Keywords: | Processos educativos Psicodiagnóstico Psicanálise Violência Educação emancipatória Educational processes Psychodiagnosis Psychoanalysis Violence Emancipatory education. |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | SELIVAN, Luiz Henrique Palavicini. Educação, psicanálise e a patologização do sujeito: reflexões e análise sobre a violência e o cuidado no contexto educacional. 2025. 187 f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8043 |
Issue Date: | 30-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiz H. P. Selivan 25.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.