Recent Submissions
A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa integra as contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está vinculada à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, que se dedica à investigação das relações entre cultura e educação, da formação docente e dos processos educativos formais e informais, considerando suas dimensões teóricas, práticas, sociopolíticas e pedagógicas. Esta dissertação tem como objetivo investigar como a organiza...
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: entre a coerção e a educação frente ao tema do poder de polícia administrativo
Este trabalho contempla a dissertação de Mestrado acadêmico na área de concentração de Educação, voltado para a linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”. A pesquisa foi feita através do método misto (integrativo ou multimodal) e objetivou a análise do poder de polícia administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no sentido de discutir a relação entre o caráter coercitivo e o caráter educativo da atuação desta instituição estatal, bem com as implicações de...
A base nacional comum curricular nas práticas pedagógicas com bebê
O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e integra o Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infância - GPECI. A questão central que mobiliza a pesquisa é: Diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil, como ocorre a organização das...
Obsessão securitária e educação cívico-militar: implicações na gestão escolar do Colégio Cívico Militar Professor Vicente de Carli
Esta dissertação se vinvula à linha 2, do Programa de Mestrado em Educação da Universidde Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão. Retratou o tema da realidade vivida por um escola, em Francisco Beltrão, que adotou a conformção cívico-militar. Notadamente no quesito gestão (analisada via documentos institucionais). O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Prog...
A organização do ensino remoto e híbrido para a alfabetização no município de Francisco Beltrão-PR
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo, enfrentaram a pandemia do coronavírus (SARS-CoV 2), originária na China em 2019. A disseminação do vírus levou às medidas de isolamento social e restrições em diversos setores, incluindo a educação. As escolas foram fechadas, e as aulas foram realizadas de forma remota. No município de Francisco Beltrão, as escolas suspenderam as aulas, adotando o sistema remoto de ensino. Somente em outubro de 2020 houve o retorno gradual das atividades escolares...
Práticas de internacionalização na educação básica: análise do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF)
A internacionalização da Educação tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo, sendo fortemente associada ao processo de globalização. Nos últimos anos, diversas pesquisas sobre o tema têm surgido no Brasil, embora a maioria se concentre na Educação Superior, alguns autores brasileiros abordam e pesquisam a internacionalização na Educação Básica: Brito, (2020); Thiesen, (2021); Woicolesco, Hatsek & Rosso, (2023). A primeira etapa desta pesquisa consistiu na construç...
Apropriação de TDICS na prática pedagógica por professores nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Francisco Beltrão/PR
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar a apropriação e a incorporação das tecnologias da informação e de comunicação pelos professores da rede municipal de Francisco Beltrão-PR, após o período pandêmico. A pesqu...
O protagonismo infantil nas narrativas do cotidiano em um CEIM de Chapecó-SC: entre a subversão e a resistência
A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e ao Grupo Educação, Crianças e Infância (GPECI), tem como tema central o protagonismo infantil. Nesse sentido, o estudo destaca as culturas infantis e suas inter-relações com os processos educativos em instituições de educação infantil, possibilitando subsídios para a formação de professor...
Os impactos da reestruturação industrial em São Lourenço do Oeste/SC
Este trabalho disserta sobre os impactos em uma pequena cidade do Oeste Catarinense, ocasionados pela incorporação de uma indústria local, “Parati”, por uma multinacional norte-americana, “Kellogg’s”. A pesquisa analisa os efeitos na economia local, nos fluxos migratórios e na infraestrutura urbana, bem como a inserção do município na Divisão Internacional do Trabalho (DIT). A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, levantamento de dados quantitativos e qualitativos, primári...
Geotecnologias aplicadas ao estudo das nascentes na bacia do Rio Lonqueador: gestão de APPs e mapeamento interativo
A água desempenha um papel vital para a vida e a sustentabilidade ambiental, mas a degradação de nascentes das bacias hidrográficas compromete sua disponibilidade. Este estudo utilizou ferramentas de geotecnologia, como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto, para investigar as condições socioambientais da Bacia do Rio Lonqueador, situada no sudoeste do Paraná entre os municípios de Francisco Beltrão e Marmeleiro. A pesquisa buscou validar as localizações das...
Políticas públicas ambientais do município de Flor da Serra do Sul/PR de 1993 a 2020
Diante da crise ambiental contemporânea, intensificada pela Modernidade e pela Globalização, as políticas ambientais emergem como ferramentas cruciais para controle, recuperação e integração das dimensões natural, cultural e social. No estado do Paraná, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços destinado à conservação de mananciais por abastecimento público e biodiversidade (ICMS Ecológico) tem se destacado como um instrumento financeiro que incentiva munic...
Marcas tateadas nas publicações científicas sobre educação geográfica de cegos
A educação inclusiva busca garantir oportunidades à escolarização daqueles que, por um motivo ou outro, têm indicativos de algum limite biológico ou cognitivo, que exigem procedimentos didáticos específicos, para possibilitar o aprendizado e o convívio com os demais estudantes na escola regular. Porém, a inclusão de cegos, principalmente no componente curricular de Geografia, ainda é um desafio a ser superado, pois é uma questão complexa, que envolve limites significativos tanto na ...
A participação das mulheres quilombolas na comunidade castorina Maria da Conceição (Palmas - Paraná)
A pesquisa aborda a participação das mulheres quilombolas na Comunidade Castorina Maria da Conceição, localizada em Palmas, Paraná, Brasil. O objetivo principal foi compreender as dinâmicas socioterritoriais que mantém a territorialidade quilombola, destacando o papel das mulheres na construção e perpetuação da identidade e herança cultural. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e qualitativa. A análise documental abrangeu textos, artigos e dados históricos sobre a escravi...
Estudo geoeconômico da cadeia produtiva do trigo no Brasil
O presente trabalho versa sobre a dinâmica geoeconômica da cadeia produtiva do trigo no Brasil, partindo da análise da produção primária, estruturas produtivas e consumo. Como forma de contextualizar este processo, pode-se considerar que a cadeia produtiva do trigo no Brasil responde aos diferentes ciclos de desenvolvimento, tanto internos, quanto externos, acompanhando assim as alterações na relação de produção e nas forças produtivas, criando em cada etapa novos impulsos que busca...
Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê.
Esta pesquisa investigou o fenômeno do abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Xanxerê - SC. O estudo foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve como objetivo analisar o abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC Campus Xanxerê - ...
A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana.
Esta dissertação, intitulada A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte – Francisco Beltrão – Paraná - 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR, área de concentração em Educação e Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação. A problemática proposta foi compreender qual o processo educa...
Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola
A pesquisa "Compreensões de infância e criança presente na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola", inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, da Universidade Estadual do Oeste doParaná – UNIOESTE, objetiva analisar a compreensão de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras que atuam nas turmas de pré-e...
Aplicação do zoneamento ambiental e produtivo para identificar áreas de potencialidades e limitações de uso na Bacia Hidrográfica do Ribeirão São Tomé, Noroeste do Paraná
A bacia hidrográfica do Ribeirão do São Tomé, localizada no noroeste do Paraná, assim como todo a região, sofreu um intenso desmatamento e tem sido intensamente utilizada para a agricultura desde a década de 1950. O uso intensivo dos solos arenosos, formados a partir da alteração de arenitos do Grupo Caiuá, tem causado problemas ambientais e o esgotamento dos recursos naturais, especialmente do solo em toda a região noroeste. Dado o potencial agrícola e a posição estratégica da ba...
Feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União - SC: uma análise sobre a divisão sexual do trabalho
A presente pesquisa tem por objetivo compreender a divisão sexual do trabalho nas feiras dos municípios de União da Vitória-PR e Porto União-SC. As geografias feministas nos auxiliam a assimilar a interface do sistema patriarcal capitalista no qual as mulheres são incorporadas e amplamente exploradas para a manutenção do sistema. Para tomar consciência da conjuntura das relações de gênero nas feiras, é preciso considerar que, historicamente, as feiras livres exerceram papéis importantes ...
Reflexões sobre a formação continuada da SEED-PR a partir do olhar de professoras de geografia
A presente tese intitulada “Reflexões sobre a Formação Continuada da Seed-PR a partir do olhar de professoras de Geografia” resulta da pesquisa vinculada ao Programa de Pós Graduação em Geografia – Doutorado – Área de Concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR). O objetivo foi analisar as Formações Continuadas oferecidas aos professores de G...
- 479 UNIOESTE
- 443 Dissertação
- 36 Tese
- 215 2020 - 2025
- 254 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 479 application/pdf
- 479 Acesso Aberto