Recent Submissions
A relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico
A presente pesquisa investiga a relação entre o tecnoestresse, o uso das tecnologias e o sofrimento psíquico nos docentes dos cursos de humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão, destacando contribuições psicanalíticas para as práticas de utilização de tecnologia na docência. Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas universidades do Brasil para identificar a quantidade e natureza das pesquisas desenvolvidas sobre o tecnoestresse e o sofrimento psíqui...
O transporte escolar das escolas públicas no/do campo em Coronel Vivida - Sudoeste do Paraná
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Aborda uma discussão relacionada ao transporte escolar no/do campo, a qual é assegurada pela política pública que determina permanência dos estudantes matriculados na territorialidade rural, bem como nas instituições escolares urbanas das escolas púb...
O dito e o feito nas práticas educativas escolares sobre educação ambiental com crianças
Esta dissertação é resultado de investigação vinculada à linha de pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós- Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com o objetivo de avaliar o que é dito e o que é feito nas práticas educativas escolares sobre Educação Ambiental (EA) com crianças, por meio da análise bibliográfica de produções científicas, principalmente dissertações ...
Utilização do zoneamento ambiental e produtivo para identificação de potencialidades e limitações de uso na bacia do Rio São Francisco Verdadeiro – PR
A compreensão das potencialidades e limitações do ambiente são de extrema importância no planejamento e decisões que envolvem a gestão dos recursos naturais e a execução de atividades humanas. E quanto maior o nível de detalhamento e a riqueza das informações acerca da capacidade de suporte da unidade territorial das bacias hidrográficas, maior será a possibilidade de construir um modelo de gestão sobre o potencial de uso do solo e gestão do uso dos recursos hídricos. O estudo reali...
Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão
Esta é uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, na área de concentração Produção do Espaço e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, e abrangeu cinco cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área do conhecimento no Paraná: Unioeste – campus Cascavel, Unicentro – campus Guarapuava, UTFPR – campus Dois Vizinhos, UFPR – Setor Litoral e UFFS – campus Laranjeiras do ...
As territorialidades das mulheres na agroecologia e a construção da certificação participativa na Rede Ecovid
As transformações processadas em âmbito da agricultura familiar e camponesa nos últimos anos têm despertado a necessidade de estudos sobre suas novas facetas e sobre as dinâmicas territoriais atuais dessas formas de produzir e organizar-se socialmente no campo. No contexto da agricultura familiar, um dos segmentos que vem se destacando é a Agroecologia por ser considerada uma proposta de desenvolvimento territorial com potencialidades de inclusão, de geração de renda e de permanênci...
Águas do interior: soluções alternativas coletivas na 8ª Regional de Saúde do Paraná
Diante dos problemas relativos à quantidade e qualidade da água para atender o consumo humano, o estado do Paraná tem registrado crescimento considerável na perfuração de poços artesianos e organizado a distribuição da água através da chamada Solução Alternativa Coletiva (SAC) nos municípios. Neste cenário, o objetivo desta tese é realizar o levantamento e a sistematização dos dados do Vigiagua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) disponíveis ...
Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20
A tese intitulada “Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20'' é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, desenvolvida no período de 2019 a 2024. Utilizou-se o método fenomenológico, ancorado com os estudos da Geografia Humanista, cuja intenção é compreender o que os jovens da comu...
O papel dos pactos de poder na atuação dos bancos de desenvolvimento na Região Sul do Brasil
A formação social do Brasil é um tanto complexa e para a compreensão da sua essência faz-se necessário o uso de um arcabouço teórico que consiga captar as múltiplas determinações pelas quais foi se construindo a realidade concreta ao longo da história. É um engano dizer que somente uma teoria consegue explicar tamanha complexidade, em que tempos diferentes atuam em um mesmo território, relações de produção do passado e do presente juntas, e forças produtivas pressionando por novas insti...
Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr
Por meio da análise fomentada na elaboração do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo compreender como a adoção da metodologia “Nós Propomos!” contribui para a realização da educação geográfica junto aos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Paraná. A investigação foi empreendida por meio da condução de uma revisão bibliográfica, bem como pela execução de atividades alinhadas à metodologia do projeto "Nós Propomos!", as quais tiver...
A metodologia “maker” nas escolas estaduais de Santa Catarina: contradições e possibilidades para o ensino.
A escola desempenha um papel fundamental na promoção da aprendizagem, conectando os estudantes a conceitos, teorias e práticas de diversas formas. É o local em que os estudantes entram em contato com saberes importantes para a sua vida. A disciplina de geografia desempenha um papel crucial nesse processo de adesão de conhecimentos, nos apresenta em seus diversos conteúdos e análises transformações ocorridas no mundo, e revela como se preparar para enfrentar o cotidiano. O maker emer...
Diálogos possíveis entre educação patrimonial e o ensino da geografia.
A presente dissertação, intitulada "Diálogos possíveis entre Educação Patrimonial e o Ensino da Geografia", é resultado da pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de Concentração: Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco...
"A violência é uma área cinza" – (inter)visões sobre o fenômeno da violência sexual: nuances e caminhos da saúde-educação.
A violência sexual constitui um fenômeno complexo e multifacetado que envolve considerar a interseccionalidade de raça-classe-gênero. Destaca se a questão do gênero como uma categoria de análise histórica: a violência sexual é uma violência de gênero. Tal afirmativa não está representada somente na constatação de que a maioria das pessoas violadas são mulheres, mas, no reconhecimento de um sistema de dominação patriarcal: racista, capitalista e sexista. A violência nos acompanha e ...
A música na escola pública no/do campo a partir das Leis 11.769 e 13.278: um olhar sobre escolas da região Sudoeste do Paraná e seus territórios – 2012 a 2021
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e intitula se “A Música na Escola Pública no/do Campo a partir das Leis 11.769 e 13.278: um olhar sobre escolas da região Sudoeste do Paraná e seus territórios – 2012 a 2021”. Teve como pr...
A atualidade da questão agrária: a luta pela terra e a produção das camponesas e dos camponeses do acampamento terra livre no município de Clevelândia – Pr
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a atualidade da questão agrária identificando a luta pela terra e a produção das camponesas e dos camponeses do Acampamento Terra Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Clevelândia-PR, buscando contextualizar o processo de formação territorial do Brasil, a partir da concentração fundiária e da grilagem, apresentando a política de reforma agrária no Brasil, a partir do impeachment de 2016, identi...
Conselhos de juventude e a cidadania territorial no estado do Paraná
Pesquisar as juventudes no mundo contemporâneo exige aceitar a complexidade que é lidar com as diversidades, bem como as especificidades que existem em cada território. Nesta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, damos ênfase para os espaços de formulação, de criação e de participação das juventudes nas políticas públicas, nos esp...
Caracterização de formações superficiais oxídicas na superfície geomórfica de Trindade do Sul – Alto Uruguai/RS
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as formações oxídicas representantes da superfície geomórfica de Trindade do Sul/RS, situada no Planalto das Araucárias e desenvolvida em substrato vulcânico do Grupo Serra Geral, ambiente subtropical úmido. Para chegar ao objetivo, fez-se necessários etapas de campo e de laboratório. O trabalho de campo foi realizado com o objetivo de individualizar os materiais de forma macromorfológica e coletar as amostras para as análises. Em ...
Análise geográfica da COVID-19: o caso da 8ª regional de saúde - Francisco Beltrão – Paraná
O presente trabalho buscou analisar a ocorrência da covid-19 observando aspectos da disseminação sócio-espacial e mostrar como a Geografia pode auxiliar na compreensão da dinâmica de surtos e epidemias. Outro objetivo é compreender como o município de Francisco Beltrão foi afetado pela pandemia. Utiliza se como procedimento metodológico quantitativo a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas, como fontes qualitativas. Os dados foram pesquisados principalmente em plataformas do...
Geografia e música: um estudo das representações sobre o espaço na produção fonográfica de Francisco Beltrão
No presente trabalho dissertamos acerca da relação das sociedades com a música, mostrando que esta tem sido objeto dos estudos geográficos desde a gênese da geografia científica. A música carrega elementos de síntese das relações que os indivíduos e grupos estabelecem com o espaço geográfico. Isso tanto nas relações internas de um grupo, como na leitura e interpretação das próprias diferenças frente a outros grupos. Ainda, a música aponta padrões culturais de épocas distintas e ac...
A associação de mulheres agricultoras familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) – sabores do leite: o processo de comercialização
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de comercialização de alimentos da Associação de Mulheres Agricultoras Familiares de Santo Antônio do Sudoeste (PR) - Sabores do Leite, buscando conhecer o processo histórico e a estruturação dela, quais são os principais circuitos de comercialização que participam, a forma como comercializam e qual a importância da cooperação para que alcancem seus objetivos. Dialogando com as questões de gênero que potencializam e fragilizam o p...
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