Recent Submissions
Campanhas da fraternidade e educação: qual educação e para qual cristão?
A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Nele desenvolvemos uma análise documental que teve como fonte principal os Textos Base das Campanhas da Fraternidade (CF) dos anos de 1982, 1998 e 2022, nos seus respectivos contextos históricos. Fizemos esta investigação com o intuito de compreender qual o projeto formativo para os cristão...
Professores homens nos anos iniciais em Francisco Beltrão -PR: trabalho e identidade docente
A presente pesquisa foi desenvolvida junto a Linha de Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Francisco Beltrão. Teve como objetivo compreender o ser professor homem nos anos iniciais da educação básica no município de Francisco Beltrão. Essa pesquisa está pautada nas fontes documentais, Leis Federais, estaduais e municipais além de aplicação de questionários, dialogando histórica e ...
Identificação de áreas vulneráveis a movimentos de massa com base em aprendizado de máquina, Rio Ligeiro (Pato Branco – PR)
Estudos envolvendo a ocorrência de Movimento de Massa ainda são pouco frequentes nos municípios do Sudoeste do Paraná, os quais apresentavam baixa taxa populacional até a década de 1970, entretanto, essa região tem demonstrado um aumento expressivo de urbanização nas últimas décadas, principalmente nos polos da região, como Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco. O relevo da mesorregião Sudoeste é marcado por uma homogeneidade morfológica decorrente do predomínio de feições planas, ond...
O movimento de mulheres camponesas e a agroecologia como formas de emancipação e reconhecimento
A presente tese pretende compreender o papel do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/SC) e da agroecologia no processo de reconhecimento e emancipação das suas participantes em Santa Catarina, em especial as residentes na região Oeste do estado. O processo de construção envolveu tanto a exploração de diversas fontes bibliográficas como o uso de entrevistas e falas (depoimentos) das camponesas usando a metodologia quali-quantitativa. Inicialmente trazemos questões relacionadas à agroeco...
A formação continuada de professores de escolas públicas no/do campo: relações entre pesquisa-ação e um instrumental teórico-metodológico específico na modalidade da educação do campo
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de PósGraduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e, intitula-se “A Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas no/do Campo: Relações entre a Pesquisa-Ação e um Instrumental Teórico-Metodológico Específico na Modalidade da Educação do...
O estágio não obrigatório remunerado nos CMEIS de Francisco Beltrão-PR: do ato educativo às relações e condições de trabalho
Esta dissertação relaciona-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB) em nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A temática insere-se no campo da formação de professores, embasada nos estudos do grupo de pesquisas “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT). Desse modo, o problema se situa na questão: Como o desenvolvimento de est...
Padronização, alinhamento e controle da formação e do trabalho docente no novo ensino médio em Santa Catarina: parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto IUNGO
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR. O objetivo principal é analisar a compreensão dos professores da Escola de Educação Básica (EEB) Padre Antônio Vieira, localizada no município de Ipuaçu - /SC com relação aos processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente implan...
BNCC, educação física escolar e as práticas corporais de aventura: análise sobre a inclusão de unidade temática no currículo nacional e as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação” e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE). O objeto desta pesquisa é a unidade temática práticas corporais de aventura do componente curricular Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desdobrando-se no objetivo principal de compreender como a prescrição curricular do...
Trabalho, educação e juventude: contexto dos jovens do conjunto habitacional Terra Nossa em Francisco Beltrão/PR
Esta dissertação foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão e discorre acerca das trajetórias e experiências dos jovens, com idade entre dezoito a vinte e quatro anos, egressos do Ensino Médio e residentes no Conjunto Habitacional Terra Nossa, nos quesitos vida escolar e inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de destaca...
Cultura digital na educação infantil: a relação de crianças, famílias e seus professores com os recursos de tecnologias digitais
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão – Paraná (PPGEFB), linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, e ao grupo de pesquisa Educação, Crianças e Infância (GPECI). Com as mudanças tecnológicas cada vez mais presentes em nosso dia a dia, as crianças estão tendo acesso aos recursos de tecnologias digitais cada vez mais cedo, influenciando signif...
Agricultura familiar e relações de gênero: mapeando a região sul do Brasil
A agricultura familiar está envolta de relações de desigualdades, especialmente no sul do Brasil. Os processos de desigualdades de gênero são frequentes e incidem diretamente nas relações do campo, como a preferência por homens no processo de sucessão e herança, a configuração de que o trabalho feminino é ajuda, a falta de reconhecimento do trabalho doméstico, entre outras questões apontadas por Brumer (2004) e Paulilo (2016). Tendo em vista a importância da agricultura familiar, torna-s...
Evolução geomorfológica de fundo de vale agradacional da Volta Grande, alto curso do rio Uruguai, sul do Brasil
Vales fluviais podem ser definidos como formas deprimidas e escavadas por cursos hídricos ao longo do tempo, os quais evoluem com base na dinâmica do nível de base ou paleohidrológica. São constituídos por unidades geomórficas, as quais são formadas tanto pela dinâmica do canal fluvial quanto das encostas até o interflúvio. Na área da Volta Grande, os vales fluviais já estudados apresentam seus registros estratigráficos pertencentes ao Pleistoceno Superior e Holoceno, variando entre depó...
A evasão dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades estaduais do Paraná (2010-2018)
Esta tese é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, na linha de Educação e Ensino de Geografia. A evasão nos cursos de licenciatura é problema complexo, desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) e demanda compreensão multifatorial (pessoal, social, econômico, cultural e institucional), alicerçado em estudos que atentem as particularidades de cad...
Mapas táteis como mediadores pedagógicos no conhecimento do município
A presente tese foi desenvolvida como requisito para doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, na Linha de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia. A pesquisa surgiu a partir de estudos desenvolvidos no Laboratório e Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE) e como continuidade da dissertação de mestrado defendida no ano de 2016, com...
Ensino e aprendizagem de geografia: desafios em tempos de pandemia da Covid-19 no Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari em Ampére/PR
A presente dissertação foi elaborada a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem de Geografia durante a pandemia da Covid-19 no Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari, localizado no município de Ampére, no Estado do Paraná. Considera-se o fato de que o profissional professor, no transcurso da crise pandêmica, esteve diante de novas formas de ensinar e aprender, vivenciado esse momento no chão da escola e percebendo as dificuldades dos estudantes. Para tanto, busca...
Formação e permanência dos jovens no meio rural: contribuições do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire em Francisco Beltrão – PR
A presente pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, na área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação, teve como objeto de estudo a formação e a permanência dos jovens no campo. O objetivo geral foi analisar a contribuição do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, situado no Assentamento Missões em Francisco Beltrão – Paraná, para ...
Capital cultural e sucesso escolar de alunos cegos
A pesquisa analisou a importância da cultura, do capital cultural, da interação social e da linguagem produzida nas relações familiares de pessoas cegas, buscando compreender como estas agem sobre sua aprendizagem e seu desenvolvimento. A motivação para empreender a pesquisa esteve estreitamente relacionada à atuação profissional frente ao apoio pedagógico no atendimento de pessoas com deficiência visual e das interações com alunos cegos e suas famílias. O objetivo consistiu em analisar ...
A educação de policiais militares praças, no Brasil contemporâneo (desde 2018): o caso paranaense
A presente dissertação, atrelada à linha de pesquisa 2, do Programa de Pósgraduação, nível de Mestrado, da Universidade estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE -, Campus de Francisco Beltrão, e intitulada: Sociedade, Conhecimento e Educação procurou responder questões afetas à educação ministrada aos policiais militares, praças, no estado do Paraná. O estudo visou compreender como a Polícia Militar do Paraná, por meio da sua escola superior de polícia: a Academia Policial Militar do Guatu...
Compreensões de cuidado e educação das professoras das turmas de infantil 4 e 5 das escolas municipais de Francisco Beltrão/PR
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e objetiva evidenciar as compreensões de cuidado e educação das professoras das turmas de Infantil 04 (quatro) e 05 (cinco) atuantes nas escolas municipais da Rede Pública de Educação do município de Francisco Beltrão/PR. Conforme ...
A contribuição de Catharina Crestani Seger na constituição educacional, comercial e política do município de Palma Sola, SC
O presente estudo situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. A temática da pesquisa tem como objeto de estudo a cidadã Catharina Crestani Seger e suas contribuições para o município de Palma Sola, SC. Verificarmos a atuação da cidadã palmassolense na área da educação, do comé...
- 29 Educação
- 28 Education
- 18 Formação de professores
- 18 Geografia
- 18 Geography
- 16 Teacher training
- 16 Território
- . next >
- 400 UNIOESTE
- 377 Dissertação
- 23 Tese
- 136 2020 - 2023
- 254 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 400 application/pdf
- 400 Acesso Aberto