Recent Submissions
A educação ambiental nas escolas em tempo integral e jornada ampliada: estudo de caso da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão – PR
A Educação Ambiental deve ser entendida como educação política que busca reivindicar e preparar os cidadãos para exigirem ética nas relações sociais com a natureza gerando, assim, possibilidades de mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal. O equilíbrio entre os seres humanos e destes com o meio em que vivem, deve ser interdisciplinar e participativo, de modo acontribuir para o processo educativo, envolvendo os educandos em suas ações. Por esses atributos, a E...
Diagnóstico ambiental na microbacia rio Lontra - PR
O uso e ocupação do solo influenciam diretamente na qualidade e na disponibilidade dos recursos hídricos, seja pela urbanização acelerada, pela supressão da vegetação ou uso agrícola. Os impactos podem variar em função do uso desenfreado retirando os nutrientes sem a manutenção e conservação adequada do solo e também dos recursos hídricos, desta forma comprometendo a qualidade e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência do us...
A geografia na relação trabalho e educação: (contra)tendências para o ensino médio
A presente dissertação objetiva responder a problemática de quais as (contra)tendências da dinâmica capitalista na relação trabalho e educação para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio. Para isso, tem como objetivo geral compreender as tendências da dinâmica capitalista da relação trabalho e educação para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio e delinear possibilidades de contratendência. A hipótese original para a resolução desta problemática era de que o inte...
Os fundos financeiros e o agronegócio brasileiro: as vinculações globais entre as multinacionais e o capital financeiro
A relação criada entre o sistema financeiro e o agronegócio brasileiro, nas últimas décadas do século XX e nas duas primeiras do século XXI, levou ao desenvolvimento dessa tese que está pautada no estudo das conexões entre os fundos financeiros e as empresas de capital aberto que atuam nesse segmento produtivo dentro do território brasileiro. Os maiores fundos financeiros cresceram no centro do sistema capitalista e converteram-se, nas últimas décadas, em gigantescos complexos de alocaç...
Natureza, resíduos sólidos e educação ambiental: um estudo sobre o município de Francisco Beltrão-PR
A relação sociedade-natureza pode-se dizer que é determinada pela necessidade de produção material e de acordo com o nível de desenvolvimento da sociedade. Verificamos uma grande dificuldade em destinar de forma adequada os resíduos gerados por nossa sociedade. A partir dos questionamentos: qual o destino dos resíduos sólidos das áreas rurais? Qual a influência nas práticas de Educação Ambiental da problemática de resíduos sólidos? Refletir sobre o conceito de Natureza que fundamenta as ...
Geomorfologia e dinâmica quaternária do planalto vulcânico riograndense
A dinâmica quaternária da paisagem do Planalto Vulcânico do Sul do Brasil (PV) ainda é um tema em construção. A presente pesquisa justifica-se na tentativa de preencher a lacuna de estudos voltados para a evolução geomorfológica do Planalto Vulcânico Riograndense (PVRG) no período Quaternário, tendo como objetivo central reconstruir a dinâmica geomorfológica deste setor, a partir do estudo das relações morfoestratigráficas entre as superfícies geomórficas e suas formações superficiais. E...
Entre a educação rural e a educação do campo: práticas pedagógicas no processo de transformação da escola rural em escola pública no/do campo
Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), área de concentração em Educação, e na Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Na problemática de investigação, coloca-se a questão de como se apresentam os limites e as potencialidades das práticas pedagógicas na transformação da escola rural em escola pública do cam...
O trabalho como princípio educativo na proposta educativa e escolar de Moisey Pistrak: contribuições para a educação na atualidade
Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. (PR) O objeto de estudo escolhido foi o trabalho como princípio educativo na proposta escolar de Moisey Mikhaylovich Pistrak (1888- 1937), educador soviético que atuou no período revolucionário russo (1917-1931). O objetivo gera foi analisar o trabalho como princípio educativo ...
Formação de docentes em nível médio – modalidade normal: o curso que resiste e persiste no estado do Paraná
Esta pesquisa analisa a Formação de Docentes em nível Médio, na modalidade Normal, da rede estadual de educação do Paraná (2004-2020). Vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão, em nível de mestrado (PPGEFB), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O lócus de formação de professores, desde a promulgação da LDBEN n. 9.394/1996, convive com ambiguidades e contradiçõ...
Medicalização da infância: estudo sobre as pesquisas dos programas de pós-graduação em educação e psicologia no Brasil (2010-2020)
A presente pesquisa vincula-se aos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa sobre Ensino Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e está inscrita na Linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. A medicalização da infância alocada em um espectro amplo, qual seja, a medicalização da vida, se insere como uma estratégia massiva no enfrentamento das pretensa...
Perfil e trabalho docente frente ao projeto maratona do conhecimento no município de Pato Branco
Iniciado em 2014 e vigente até 2019 no município de Pato Branco, o projeto Maratona do Conhecimento apresenta como principal missão subsidiar a melhoria da qualidade da educação, bem como elevar os índices do município nas avaliações em larga escala. O objetivo geral da pesquisa é analisar qual perfil e caracterização do trabalho docente são esperados no contexto do projeto Maratona do Conhecimento. A metodologia se consolida pela pesquisa bibliográfica referente ao tema. Decorrem disso...
A expansão da estrutura de hidrelétricas no Sudoeste do Paraná a partir da década de 1970
Tem-se como objetivo analisar a expansão hidrelétrica no Sudoeste do Paraná, definido pelo critério de região geográfica pelo IPARDES, de acordo com a lei Estadual nº 15.825/08 – Paraná. Esta por sua vez, considera que a Região Geográfica Sudoeste Paranaense, inclui os municípios de Palmas, Clevelândia, Honório Serpa, Coronel Domingos Soares e Mangueirinha, totalizando 42 municípios. Para alcançar tal objetivo, partiu-se do estudo histórico da gênese do setor elétrico brasileiro e formação da...
Práticas educativas coletivas de formação dos estudantes na organização escolar de ETI: uma análise das contribuições pedagógicas de Anton Semiónovitch Makarenko
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação” e foi desenvolvida com o apoio dos estudos e participação no Grupo de Pesquisa “Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas” (RETLEE). A pesquisa traz discussões relativas à formação integral dos estudantes que frequentam as escolas de Educação em Tempo Integral (ETI), fundamentadas em estudos que contribuem com a análise das possíveis contribuições pedagógicas de Anton Semiónovitc...
A constituição da subjetividade do estudante com altas habilidades/superdotação no contexto da sala de recursos multifuncional: contribuições psicanalíticas Freud-Lacanianas
A presente pesquisa teve por objetivo central investigar o alcance da psicanálise Freud-Lacaniana para a construção da subjetividade de estudantes com ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O conhecimento psicológico tem sido chamado a caminhar junto ao campo educacional. Quando se trata de pesquisar acerca da subjetividade humana, lá está a Psicanálise desde a sua constituição como ciência....
Proposta curricular por complexos de estudo das Escolas Itinerantes do Paraná e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise sobre diferentes currículos para a formação escolar
A pesquisa desenvolveu uma análise acerca de duas propostas curriculares, tendo como objetivo principal compreender como as propostas dos Complexos de Estudo das Escolas Itinerantes do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se diferenciam como currículo para a formação escolar. Analisa, mais especificamente, os elementos que representam a centralidade do currículo na atual política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como base as mudanças no cenário educaci...
Juventude, educação e trabalho: juvenilização do CEEBJA de Chopinzinho-PR
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão-PR, vinculada à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como temática central os alunos jovens da educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que pesquisas desde a década de 1990 vêm apontando um crescente número de estudantes jovens nesta modalidade de ensino, suscitando uma série de questionamentos e anális...
O ensino primário no Sudoeste do Paraná entre 1930 e 1952: criação, difusão e organização
A presente investigação está vinculada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão e tem como objetivo compreender a organização do ensino primário no Sudoeste do Paraná entre 1930 e 1952, explicitando a criação, os agentes de sua difusão e a organização, além de mapear as escolas existentes na época. A pesquisa se justifica pela sua inediticidade,...
Programa escola 2030: Qual educação? Para qual projeto social?
Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado (PPGEFB), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, PR. A pesquisa teve como objeto de estudo o Programa Escola 2030, instituído em Francisco Beltrão, PR, pela Lei Municipal Nº 4.632, de 2019. Uma iniciativa da administração municipal que estabeleceu critérios para a escolha dos gestores da escola, pro...
O estágio supervisionado nos cursos de pedagogia da Unioeste: organização após as DCN/2015
Essa pesquisa vincula-se ao Programa de Pós- graduação em Educação e faz parte da linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, a qual investiga as inter-relações entre cultura e educação, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas. As leituras e discussões realizadas no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural – GEPEATH – contribuír...
O estágio não obrigatório remunerado: desdobramentos para a formação e trabalho docente na educação infantil
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Francisco Beltrão (PPGEFB) em nível de mestrado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Investiga e discute as interrelações entre formação inicial, trabalho docente e o estágio não obrigatório remunerado no campo de atuação da Educação Infantil nos espaços dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) dos sete Municípios...
- 22 Education
- 22 Educação
- 16 Território
- 14 Formação de professores
- 13 Geografia
- 13 Geography
- 13 Trabalho
- . next >
- 363 UNIOESTE
- 350 Dissertação
- 13 Tese
- 100 2020 - 2022
- 253 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 363 application/pdf
- 363 Acesso Aberto