Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7935
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: entre a coerção e a educação frente ao tema do poder de polícia administrativo
Other Titles: The Military Fire Department of Paraná: between coercion and education regarding the issue of institutional police power
Autor: Fuck, Rafael Antonio Carabagiale 
Primeiro orientador: Jacondino, Eduardo Nunes
Primeiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Segundo membro da banca: Benedetti, Andrea Regina de Morais
Terceiro membro da banca: Voss, Dulce Mari da Silva
Resumo: Este trabalho contempla a dissertação de Mestrado acadêmico na área de concentração de Educação, voltado para a linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”. A pesquisa foi feita através do método misto (integrativo ou multimodal) e objetivou a análise do poder de polícia administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no sentido de discutir a relação entre o caráter coercitivo e o caráter educativo da atuação desta instituição estatal, bem com as implicações destas ações de prevenção e combate aos incêndios e pânico. O estudo se baseou, fundamentalmente, nos conceitos de coerção de Max Weber e de governamentalidade em Foucault, colocando em questão o exercício de poder de polícia do CBMPR enquanto agente estatal responsável pela Segurança Pública e as ações decorrentes desta atuação na sociedade civil, particularmente, junto aos setores empresariais no que tange ao cumprimento das normas estabelecidas para prevenção e combate de incêndios. Além da análise documental do ordenamento jurídico concernente à atuação do Corpo de Bombeiros, foi realizado um estudo exploratório sobre os resultados das sanções aplicadas e a coleta de dados mediante utilização de questionários envolvendo tanto a sociedade paranaense quanto os bombeiros militares que atuavam nos serviços de prevenção contra incêndio e pânico, em todas as esferas e funções institucionais. A interpretação dos dados coletados, interna e externamente à instituição estadual, permitiu concluir que a população paranaense atribui legitimidade ao poder de polícia do CBMPR no que refere ao trabalho de prevenção e combate aos incêndios. Ao mesmo tempo, a pesquisa indicou a necessidade de aprimoramento da formação dos profissionais da segurança pública que atuam nesse serviço, no sentido de vincular a função coercitiva à ações de caráter educativo que corroborem para a melhoria dos serviços prestados. Dessa forma, foram propostas soluções técnicas para atender aos anseios populares e institucionais, resultantes de ações desencadeadas pelo pesquisador ao longo da realização do Mestrado.
Abstract: This work includes the dissertation for an academic Master's degree in the area of Education, focused on the research line “Society, Knowledge and Education”. The research was conducted using a mixed method (integrative or multimodal) and aimed to analyze the administrative police power of the Paraná Military Fire Department (CBMPR) in order to discuss the relationship between the coercive and educational nature of the actions of this state institution, as well as the implications of these actions to prevent and combat fires and panic. The study was based fundamentally on Max Weber's concepts of coercion and Foucault's concepts of governmentality, questioning the exercise of police power by the CBMPR as a state agent responsible for Public Security and the actions resulting from this action in civil society, particularly with the business sectors regarding compliance with the standards established for preventing and combating fires. In addition to the documentary analysis of the legal system concerning the Fire Department's activities, an exploratory study was conducted on the results of the sanctions applied and data collection was conducted using questionnaires involving both the people of Paraná and the firefighters who worked in fire and panic prevention services, in all institutional spheres and functions. The interpretation of the data collected internally and externally to the state institution allowed us to conclude that the people of Paraná attribute legitimacy to the police power of the CBMPR with regard to the work of preventing and fighting fires. At the same time, the research indicated the need to improve the training of public safety professionals who work in this service, in order to link the coercive function to educational actions that contribute to the improvement of the services provided. Thus, technical solutions were proposed to meet the popular and institutional aspirations, resulting from actions taken by the researcher throughout the Master's degree.
Keywords: Corpo de Bombeiros
Poder de polícia
Segurança
Prevenção
Pós-estruturalismo
Fire department
Police power
Security
Prevention
Post-structuralism
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: FUCK, Rafael Antonio Carabagiale. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: entre a coerção e a educação frente ao tema do poder de polícia administrativo. 2025. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7935
Issue Date: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael A. C. Fuck 25.pdf12.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.