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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7926
Tipo do documento: Dissertação
Title: Apropriação de TDICS na prática pedagógica por professores nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Francisco Beltrão/PR
Other Titles: Appropriation of ICTs in Pedagogical Practice by Early Elementary School Teachers in the Municipal Education Network of Francisco Beltrão/PR
Autor: Esperadim, Bruna Andrade Costa 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro coorientador: Sbardelotto, Vanice Schossler
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Antonio , Clésio Acilino
Terceiro membro da banca: Yamanoe, Mayara Cristina Pereira
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar a apropriação e a incorporação das tecnologias da informação e de comunicação pelos professores da rede municipal de Francisco Beltrão-PR, após o período pandêmico. A pesquisa seguiu orientada pelo método materialista histórico-dialético; com a metodologia estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários direiconados a 40 professores regentes de turmas de 4º ano e 21 coordenadores pedagógicos que atuaram no município entre 2020 e 2021. As informações foram analisadas com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin e estruturada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A partir disso, foram identificadas categorias que elucidam os modos de apropriação das TDICs, os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias metodológicas adotadas para viabilizar o ensino remoto emergencial. Os resultados apontam que, embora as TDICs tenham se tornado imprescindíveis no contexto pandêmico, o processo de integração dessas tecnologias na educação foi permeado por improvisações e dificuldades. Alguns recursos, como o aplicativo WhatsApp, foram amplamente utilizados e se destacaram pela fácil acessibilidade e uso, tanto de professores quanto de alunos e seus familiares. No entanto, a carência de formação específica dos docentes, aliada à precariedade de infraestrutura tecnológica e às desigualdades socioeconômicas, limitou o potencial transformador das TDICs no ambiente educacional. Além disso, a investigação revelou um grande esforço dos professores para adaptar suas práticas pedagógicas às novas exigências, que ocasionaram sobrecarga de trabalho e desafios emocionais. Os resultados evidenciam que as aulas remotas emergenciais, apesar de terem assegurado a continuidade das atividades escolares, expuseram profundas desigualdades no acesso à educação mediada por tecnologias; falta de equipamentos adequados, como computadores e de conexões de internet estáveis, foram alguns dos entraves significativos também aos alunos de famílias em situação de vulnerabilidade, que ampliou as desigualdades educacionais já existentes. Concluímos que a integração efetiva das TDICs, nas práticas pedagógicas, requer esforço coletivo e que inclua a implementação de políticas públicas voltadas à equidade no acesso às tecnologias, investimentos em infraestrutura escolar e programas de formação continuada para docentes. Essas medidas são fundamentais para transformar as TDICs em ferramentas efetivas de inovação e inclusão no processo educativo.
Abstract: This research was carried out during the Master’s course in the Stricto Sensu Graduate Program in Education, concentration area: Education, research line: Culture, Educational Processes and Teacher Training, at the State University of Western Paraná – UNIOESTE. Its primary objective was to assess the appropriation and incorporation of information and communication technologies (ICTs) by teachers in the municipal network of Francisco Beltrão–PR following the pandemic period. The study was guided by the historical‑materialist dialectical method and employed a case‑study methodology. Data were collected via questionnaires administered to 40 fourth‑grade classroom teachers and 21 pedagogical coordinators who worked in the municipality between 2020 and 2021. The data were analyzed using Bardin’s content‑analysis technique, structured in three phases: pre‑analysis, material exploration, and result treatment. From this analysis, categories emerged that clarify the modes of ICT appropriation, the challenges teachers faced, and the methodological strategies adopted to enable emergency remote teaching. The results indicate that, although ICTs became indispensable in the pandemic context, their integration into education was marked by improvisation and difficulties. Some tools—such as WhatsApp—were widely used and stood out for their easy accessibility and adoption by teachers, students, and families. However, the lack of specific teacher training, combined with precarious technological infrastructure and socioeconomic inequalities, limited the transformative potential of ICTs in the educational environment. Moreover, the investigation revealed a significant effort by teachers to adapt their pedagogical practices to new demands, which led to increased workload and emotional challenges. The findings show that emergency remote classes, while ensuring continuity of school activities, exposed deep inequalities in access to technology‑mediated education; lack of adequate equipment—such as computers—and unstable internet connections were major obstacles, especially for students from vulnerable families, thereby exacerbating existing educational disparities. We conclude that the effective integration of ICTs into pedagogical practice requires a collective effort, including the implementation of public policies aimed at equitable access to technology, investments in school infrastructure, and ongoing teacher‑training programs. These measures are essential to transform ICTs into effective tools for innovation and inclusion in the educational process.
Keywords: TDICS
Apropriação tecnológica
Incorporação tecnológica na educação
ICTs
Technological appropriation
Technological integration in education
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ESPERADIM, Bruna Andrade Costa. Apropriação de TDICS na prática pedagógica por professores nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Francisco Beltrão/PR. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7926
Issue Date: 21-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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