Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7774
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê. |
Other Titles: | School dropout in Integrated High School Technical Courses: the case of the Federal Institute of Santa Catarina at the Xanxerê Campus |
Autor: | Zanella, Régis ![]() |
Primeiro orientador: | Martins, Suely Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Martins, Suely Aparecida |
Segundo membro da banca: | Santos, Franciele Soares dos |
Terceiro membro da banca: | Zanin, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o fenômeno do abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Xanxerê - SC. O estudo foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve como objetivo analisar o abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC Campus Xanxerê - SC. Desse modo, o processo histórico da educação profissional e tecnológica, as políticas públicas de educação, bem como as políticas de permanência e êxito do IFSC constituem-se como elementos importantes para esta pesquisa, foi fundamentada em teóricos do materialismo histórico-dialético, tais como Marx (1977, 1978, 1998), Marx e Engels (1983), Saviani (1982, 2003, 2007, 2010, 2011), Frigotto, Ramos, Ciavatta (2005, 2010), Kuenzer (2000, 2005, 2015), Fritsch (2017, 2018) e outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e configurou-se como um estudo de caso, utilizando como metodologia a análise documental, com foco na análise de documentos norteadores do IFSC, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Plano de Permanência e Êxito e outros, e do IFSC Campus Xanxerê - SC, o Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados e os questionários respondidos pelos estudantes que abandonaram os cursos (Questionário de Reunião Diagnóstica). Esse último documento foi disponibilizado pela coordenadoria pedagógica do Campus e se constituiu um instrumento importante de análise dos dados empíricos nesta pesquisa. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores do IFSC Campus Xanxerê - SC, tendo como sujeitos da pesquisa os servidores em cargo de gestão imediatamente ligados às atividades de ensino, os professores e os técnicos administrativos. Essa ação realizou-se com o intuito de compreender como eles entendem os motivos do abandono escolar e quais são os fatores que aparecem com mais frequência como determinantes para esse fenômeno. Além disso, buscou-se entender como o Campus Xanxerê - SC e o IFSC trabalham com as políticas e ações voltadas para atenuar o abandono na Instituição. O resultado das entrevistas revelou como principais fatores do abandono escolar a incompatibilidade entre horários de aulas e trabalho, dificuldades de aprendizagem, questões socioeconômicas e a falta de identificação com a área do curso. Identificaram-se algumas ações realizadas pelo IFSC Campus Xanxerê - SC para amenizar o abandono, como a oferta de monitorias, de alimentação, por meio do programa de alimentação escolar, a disponibilização de carga horária dos professores para o atendimento extraclasse e uma equipe pedagógica multidisciplinar. A âmbito institucional, estão a gestão dos recursos da política de assistência estudantil e a promoção de ações em conjunto com os demais campi. Com base nos resultados, conclui-se que o abandono escolar tem um caráter multifatorial, que pode ser atenuado com ações institucionais, contudo, os fatores histórico-sociais têm uma força para além da alçada institucional e ultrapassam os limites de abrangência da educação, sendo um problema de ordem estrutural |
Abstract: | This research investigated the phenomenon of dropout in the Integrated High School Technical Courses at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) Xanxerê Campus - SC. The study was carried out within the framework of the Research Line Society, Knowledge and Education of the Postgraduate Program in Education, Master's Level, of the State University of Western Paraná, and its objective was to analyse the dropout phenomenon in the Integrated High School Technical Courses of the IFSC Xanxerê Campus - SC. Thus, the historical process of vocational and technical education, the public education policies, as well as the policies of permanence and success of the IFSC, constitute important elements for this research, which was based on the theorists of historical-dialectical materialism, such as Marx (1977, 1978, 1998), Marx and Engels (1983), Saviani (1982, 2003, 2007, 2010, 2011), Frigotto, Ramos, Ciavatta (2005, 2010), Kuenzer (2000, 2005, 2015), Fritsch (2017, 2018), among others. The research had a qualitative approach and was configured as a case study, using documentary analysis as a methodology, focusing on the analysis of IFSC's guiding documents, such as the Institutional Development Plan, the Permanence and Success Plan and others, and the Xanxerê - SC Campus, the Pedagogical Project for Integrated Technical Courses and the questionnaires answered by students who dropped out of the courses (Diagnostic Meeting Questionnaire). This last document was provided by the pedagogical coordinator of the campus and was an important tool for the analysis of the empirical data in this research. Semi-structured interviews were also carried out with the staff of the IFSC Xanxerê - SC Campus, with the research subjects being staff in management positions directly linked to teaching activities, teachers and technical administrative staff. This action was carried out to understand how they perceived the reasons for dropping out of school and which factors were the most common determinants of this phenomenon. In addition, we sought to understand how the Xanxerê - SC Campus and the IFSC work with policies and actions aimed at mitigating dropout in the institution. The results of the interviews showed that the main factors for dropping out are the incompatibility of class and work schedules, learning difficulties, socio-economic issues and lack of identification with the course area. Some of the measures taken by the Xanxerê - SC Campus to reduce dropout were identified, such as the provision of tutoring, food through the school feeding programme, the availability of teachers' hours for out-of-class supervision and a multidisciplinary pedagogical team. At the institutional level, there is the management of resources for student support policies and the promotion of joint actions with the other campuses. Based on the results, it can be concluded that early school leaving has a multifactorial character, which can be mitigated by institutional actions; however, the historical-social factors have a force beyond the institutional scope and go beyond the limits of education, being a structural problem |
Keywords: | Educação profissional integrada Abandono escolar Ensino médio Integrated vocational education Early school leavers Secondary education |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | ZANELLA, Régis. Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7774 |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Regis Zanella 24.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.