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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7701
Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão na educação superior: tendências da produção acadêmica
Other Titles: Dropout in higher education: trends in academic production
Autor: Meireles, Paulo Victor Bussad 
Primeiro orientador: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Primeiro membro da banca: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Segundo membro da banca: Sousa, Andréia da Silva Quintanilha
Terceiro membro da banca: Nez, Egeslaine de
Resumo: A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores tem como objetivo analisar, a partir das pesquisas científicas, a compreensão sobre o fenômeno da evasão nas Instituições de Educação Superior no Brasil. Discute questões de ordem metodológica em pesquisas na área de Ciências Humanas, especificamente voltadas à educação e problematiza em que medida a padronização das palavras-chaves e descritores podem impactar na opção de determinado corpus teórico. Desvela os motivos, o perfil dos estudantes e o que se tem de direcionamento para minimizar a evasão na educação superior. Buscou-se identificar quais as dimensões abordadas nos estudos que tratam da evasão de estudantes nas instituições públicas brasileiras de Educação Superior no período 2007-2023, indexadas na base Scopus. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica aliada à reflexão do processo de levantamento de dados em periódicos e repositórios. Em um primeiro momento, através da análise bibliométrica, foi possível identificar a estrutura intelectual das publicações indexadas na base Scopus que tiveram como objeto de estudo a evasão na educação superior, e posteriormente, por meio do procedimento metodológico denominado estado de conhecimento, foi possível reorganizar o corpus de análise em categorias, identificar a presença do novo e estabelecer considerações através de sínteses. A categoria “motivo de evasão” apontou para uma diversidade de motivos dos tipos pessoais, interpessoais, institucionais, profissionais, socioeconômicos e de autonomia. Na categoria “ações e estratégias para mitigar a evasão”, apesar dos estudos serem escassos para esta categoria, as ações e estratégias caracterizaram-se por visarem reformas estruturais, como a flexibilização de cursos e adequação da infraestrutura física e tecnológica, e intervenções personalizadas e adaptativas como a metodologia, estilos de aprendizagem, abertura de turmas especiais, atualização e readequação do projeto pedagógico do curso, ampliação do acompanhamento e orientações psicopedagógicas, e a divulgação das possibilidades de atuação profissional.
Abstract: This dissertation, linked to the Postgraduate Program in Education at the State University of Western Paraná (UNIOESTE), in the line of Culture, Educational Processes and Teacher Training, aims to analyze, based on scientific research, the understanding of the phenomenon of evasion in Higher Education Institutions in Brazil. This study discusses methodological issues in research in the area of Human Sciences, specifically focused on education, and problematizes the extent to which the standardization of keywords and descriptors can impact the choice of a given theoretical corpus. It reveals the reasons, the profile of the students and what is needed to minimize dropouts in higher education. We sought to identify which dimensions were addressed in studies dealing with student dropout rates in Brazilian public higher education institutions in the period 2007-2023, indexed in the Scopus database, and whether these studies investigated the reasons and proposed strategies to overcome dropout rates in higher education. The methodology is based on bibliographic research combined with reflection on the data collection process in journals and repositories. Initially, through bibliometric analysis, it was possible to identify the intellectual structure of publications indexed in the Scopus database that had as their object of study dropout in higher education. Subsequently, through the methodological procedure called state of knowledge, it was possible to reorganize the corpus of analysis into categories, identify the presence of new information, and establish considerations through syntheses. The category "reasons for evasion" pointed to a diversity of reasons of the personal, interpersonal, institutional, professional, socioeconomic and autonomy types. In the category “actions and strategies to mitigate dropout”, despite the scarcity of studies for this category, the actions and strategies were characterized by aiming at structural reforms, such as making courses more flexible and adapting physical and technological infrastructure, and personalized and adaptive interventions such as the learning styles methodology, opening special classes, updating and readapting the course’s pedagogical project, expanding psychopedagogical monitoring and guidance, and disseminating possibilities for professional activity.
Keywords: Evasão escolar
Educação superior
Estado de conhecimento
Abandono
Dropout
Higher education
State of knowledge
Abandonment
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MEIRELES, Paulo Victor Bussad. Evasão na educação superior: tendências da produção acadêmica. 2024.180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7701
Issue Date: 3-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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