Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7929
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A organização do ensino remoto e híbrido para a alfabetização no município de Francisco Beltrão-PR |
Other Titles: | The organization of teaching for literacy during the remote and hybrid teaching for literacy, in the Francisco Beltrão-PR municipality. |
Autor: | Valdameri, Paola Regina de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Umbelino, Janaina Damasco |
Primeiro membro da banca: | Umbelino, Janaina Damasco |
Segundo membro da banca: | Serrão, Maria Isabel Batista |
Terceiro membro da banca: | Mazzuco, Neiva Gallina |
Resumo: | Nos últimos anos, o Brasil e o mundo, enfrentaram a pandemia do coronavírus (SARS-CoV 2), originária na China em 2019. A disseminação do vírus levou às medidas de isolamento social e restrições em diversos setores, incluindo a educação. As escolas foram fechadas, e as aulas foram realizadas de forma remota. No município de Francisco Beltrão, as escolas suspenderam as aulas, adotando o sistema remoto de ensino. Somente em outubro de 2020 houve o retorno gradual das atividades escolares de forma híbrida. A partir dessa problemática, o objetivo de compreender a organização do ensino realizada pelos professores, da rede municipal de Francisco Beltrão-PR, para as classes de alfabetização no período (2020-2021) da pandemia da Covid-19, foi apresentado ao Programa de Pós Graduação em Educação –Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa 1: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Deste modo, essa investigação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural. Definimos essa investigação como qualitativa do tipo Estudo de Caso. Realizamos entrevistas semiestruturadas com professoras da rede de ensino, alfabetizadoras de quatro escolas municipais. A fundamentação teórica e a análise dos dados presentes nesse trabalho foram organizadas e sistematizadas de acordo com pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A organização do ensino para a alfabetização, durante a pandemia, foi adaptada de acordo com as necessidades sanitárias do período. Somado às ações políticas voltadas para o funcionamento dos setores privados da indústria e comércio em prol do lucro, favoreceram um ensino público precário para as crianças de primeiro a terceiro ano do Ensino Fundamental I. Os resultados evidenciam uma padronização nas formas de orientação para o planejamento e envio das aulas, no entanto, cada escola adequou-as de acordo com as possibilidades das famílias locais. As diferenças socioeconômicas das escolas não afetaram diretamente a forma de organização do ensino para a alfabetização, mas sim na forma de organização dos familiares para auxiliar as crianças a desenvolverem as demandas escolares. Os modos alfabetizar criaram várias lacunas na continuidade do ensino escolar. Os materiais impressos disponibilizados aos estudantes, continham várias questões elaboradas sobre uma única temática, dividida de acordo com os componentes curriculares do Referencial Curricular do Paraná e da BNCC, mas, não configuravam como uma sequência didática. As tarefas escolares possibilitaram o desenvolvimento das habilidades relacionadas a memorização, repetição, cópia de informações e coordenação motora, mas não despertavam o interesse da criança, e não às instrumentalizavam para o uso social das habilidades de leitura e escrita. Nesse viés, o distanciamento social inviabilizou o planejar docente pensado para o desenvolvimento psíquico da criança. Por fim, indicamos pesquisas futuras sobre o processo avaliativo-formativo das crianças em fase de alfabetização durante o ensino remoto, o impacto na aprendizagem do uso solitário das telas durante o ensino remoto, a possível desvantagem sofrida pelas crianças de escola pública quando comparadas as escolas de ensino privado e o aprofundamento de investigações sobre as consequências a longo prazo da pandemia na aprendizagem e desenvolvimento do psiquismo das crianças matriculadas no primeiro ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental I, em 2020 e 2021. |
Abstract: | In recent years, Brazil and the world have faced the coronavírus pandemic (SARS-CoV-2), which originated in China in 2019. The spread of the vírus led to social isolation measures and restrictions in the most diverse sectors, including education. Schools were closed, and classes were held remotely. In the municipality of Francisco Beltrão, schools suspended classes, also adopting the remote teaching system. Only in October 2020 was there a gradual return of the school activities in a hybrid way (interleaved teaching between remote and in person). Based on this problem, the objective of understanding the organization of teaching carried out by teachers, from the municipal network of Francisco Beltrão-PR, for literacy classes during the period (2020-2021) of the Covid-19 pandemic, was presented to the Postgraduate Program in Education - Master's degree - Area of concentration: Education, Research Line 1: Culture, Educational Processes and Teacher Training, from the Western Paraná State University - UNIOESTE. Thus, this research is also linked to the Study and Research Group on Teaching, Learning and Historical-Cultural Theory. Therefore, we define this investigation as qualitative, of the Case and Field Study type. We conducted semi structured interviews with teachers from the education network, literacy teachers assigned to four municipal schools in different regions of the city. The theoretical basis and analysis of the data present in this work were organized and systematized according to the assumptions of the Historical-Cultural Theory. The organization of literacy teaching, during remote and hybrid teaching, was adapted according to the emerging health needs of the period. Added to the political actions aimed at the functioning of the private sectors of industry and commerce in favor of profit concentrated in minorities, they favored precarious public education for children from the first to the third year of elementary school I. The results show a standardization in the forms of guidance for planning and sending classes from government agencies; however, each school should adapt them according to the possibilities of the realities experienced by local families. The socioeconomic differences between schools did not directly affect the way literacy education was organized, but rather the way families organized themselves to help children meet school demands. The methods of teaching literacy in municipal schools during the period mentioned created several gaps in the continuity of school education. The printed materials made available to students contained several questions elaborated on a single theme, divided according to the curricular components of the Paraná Curricular Reference and the National Common Curricular Base, but did not necessarily constitute a didactic sequence in its own right. The school tasks developed in remote teaching enabled the development of skills related to memorization, repetition, copying of information and motor coordination, but did not arouse the child's interest, and did not provide them with the tools for the social use of reading and writing skills. The assessments of learning carried out by teachers were impaired, so the teacher was able to develop his work to a certain extent, based on an assumption about the student's knowledge to think about planning. In this sense, social distancing made teaching planning designed for the child's psychological development unfeasible. Finally, we recommend future research on the evaluative-formative process of children in the literacy phase during remote teaching, the impact on learning of the solitary use of screens during remote teaching, the possible disadvantage suffered by children in public schools when compared to private schools, and the deepening of research into the long-term consequences of the pandemic on the learning and development of the psyche of children enrolled in the first cycle of literacy in elementary school I, in 2020 and 2021. |
Keywords: | Alfabetização Pandemia Ensino remoto Ensino híbrido Teoria histórico cultural Organização do ensino Literacy Pandemic Remote teaching Hybrid teaching Historical-cultural theory Organization of teaching |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | VALDAMERI, Paola Regina de Oliveira. A organização do ensino remoto e híbrido para a alfabetização no município de Francisco Beltrão-PR. 2025.198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7929 |
Issue Date: | 28-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paola R. O. Valdameri 25.pdf | 7.73 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.