Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8105
Tipo do documento: Dissertação
Title: “Precisamos seguir as crianças e não os planos” – análise da influência da experiência educativa de Reggio Emilia nos Centros Municipais de Educação Infantil de Francisco Beltrão-PR
Other Titles: "We need to follow the children, not the plans" – Analysis of the influence of the Reggio Emilia educational experience in the Municipal Early Childhood Education Centers of Francisco Beltrão-PR.
Autor: Godinho, Izabel Cristina da Silva 
Primeiro orientador: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Primeiro membro da banca: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Segundo membro da banca: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Terceiro membro da banca: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: A presente dissertação de mestrado investigou a influência da experiência educativa de Reggio Emilia nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Francisco Beltrão-PR. Após a reelaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), realizada entre 2019 e 2021, os CMEIs vivenciaram uma construção constante de suas práticas pedagógicas, com a reinvenção dos espaços e a busca pela legitimidade da criança como protagonista no processo de aprendizagem, tendo os elementos da abordagem de Reggio Emilia como referência neste percurso. A partir da inquietação gerada por experiências docentes da autora e de seu encantamento com os princípios da abordagem reggiana, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a abordagem de Reggio Emilia está presente nos CMEIs de Francisco Beltrão-PR? O objetivo geral foi analisar a influência da experiência educativa de Reggio Emilia na compreensão do conceito de criança e na organização das práticas pedagógicas dos CMEIs. Por sua vez, como objetivos específicos, foi proposto: (i) Mapear a presença da experiência educativa de Reggio Emilia no Brasil, por meio de pesquisas e outras fontes de informação; (ii) Identificar quais CMEIs de Francisco Beltrão fundamentaram seus Projetos Político-Pedagógicos na abordagem reggiana, bem como os elementos dessa experiência presentes em sua organização pedagógica; e, por fim, (iii) Compreender as aproximações entre as práticas pedagógicas dos CMEIs de Francisco Beltrão e os princípios de Reggio Emilia, especialmente quanto à concepção de criança. Trata se de uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Clandinin e Connelly (2015), Melo e Flores (2022), Conle (2003), Sarmento (2014), Garcia, Arcos e Megías (2022) e Ravagnoli (2018). Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa intitulada Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, bem como ao Grupo de Pesquisa Educação, Criança e Infância (GPECI). Foram utilizados como instrumentos metodológicos: análise documental dos PPPs dos vinte CMEIs; questionários dirigidos às diretoras e coordenadoras pedagógicas; entrevistas narrativas com diretoras e coordenadoras de seis CMEIs selecionados; e metodologias visuais, como fotografias, vídeos e anotações. A dissertação está organizada em três capítulos. O capítulo 1 apresenta o objeto, a metodologia, os sujeitos, os instrumentos de coleta de dados e a contextualização da rede municipal de educação infantil. O capítulo 2 discute o surgimento da abordagem, seus princípios fundamentais, bem como sua difusão no Brasil. O capítulo 3 realiza a análise das narrativas, documentos e imagens, evidenciando aproximações entre as práticas locais e a proposta reggiana, em eixos como escuta, protagonismo, ambiente e documentação. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga com autores referenciais para a abordagem de Reggio Emilia: Malaguzzi (2001), Rinaldi (2022), Vecchi (2017) e Edwards; Forman e Gandini (2016). No campo da pesquisa e na concepção contemporânea de infância, destacam-se os aportes de Dahlberg, Moss e Pence (2003), bem como de Barbosa (2016). Constatamos, ao longo da pesquisa, que os princípios da abordagem de Reggio Emilia vêm se constituindo como importantes referências na organização dos PPPs e das práticas cotidianas dos CMEIs, a partir da premissa de que não é possível reproduzi-la.
Abstract: This master’s dissertation investigated the influence of the Reggio Emilia educational experience in the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs) of Francisco Beltrão-PR. After the re elaboration of the Political-Pedagogical Projects (PPPs), carried out between 2019 and 2021, the CMEIs experienced a constant construction of their pedagogical practices, with the reinvention of spaces and the pursuit of recognizing the child as the protagonist in the learning process, using elements of the Reggio Emilia approach as a reference along this path. Arising from the author’s teaching experiences and her enchantment with the principles of the Reggio Emilia approach, this research sought to answer the following question: How is the Reggio Emilia approach present in the CMEIs of Francisco Beltrão PR? The general objective was to analyze the influence of the Reggio Emilia educational experience on the understanding of the concept of the child and on the organization of pedagogical practices in the CMEIs. Specifically, the study aimed to: (i) Map the presence of the Reggio Emilia educational experience in Brazil, through research and other sources of information; (ii) Identify which CMEIs in Francisco Beltrão grounded their Political-Pedagogical Projects in the Reggio Emilia approach, as well as the elements of this experience present in their pedagogical organization; and (iii) Understand the connections between the pedagogical practices of the CMEIs in Francisco Beltrão and the principles of Reggio Emilia, especially regarding the conception of the child.This is a narrative research study with a qualitative approach, based on authors such as Clandinin and Connelly (2015), Melo and Flores (2022), Conle (2003), Sarmento (2014), Garcia, Arcos and Megías (2022), and Ravagnoli (2018). The investigation is linked to the research line entitled Culture, Educational Processes, and Teacher Education, as well as to the Research Group Education, Child, and Childhood (GPECI). Methodological instruments used included: document analysis of the PPPs of the twenty CMEIs; questionnaires applied to principals and pedagogical coordinators; narrative interviews with principals and coordinators of six selected CMEIs; and visual methodologies, such as photographs, videos, and notes. The dissertation is organized into three chapters. Chapter 1 presents the object, methodology, subjects, data collection instruments, and the contextualization of the municipal early childhood education network. Chapter 2 discusses the emergence of the approach, its fundamental principles, and its dissemination in Brazil. Chapter 3 analyzes the narratives, documents, and images, highlighting connections between local practices and the Reggio Emilia proposal, focusing on axes such as listening, protagonism, environment, and documentation. The theoretical framework of the research dialogues with key authors of the Reggio Emilia approach: Malaguzzi (2001), Rinaldi (2022), Vecchi (2017), and Edwards, Forman, and Gandini (2016). In the field of narrative research and contemporary conceptions of childhood, contributions from Dahlberg, Moss, and Pence (2003), as well as Barbosa (2016), stand out. Throughout the research, it was found that the principles of the Reggio Emilia approach have been established as important references in the organization of PPPs and in the daily practices of the CMEIs, based on the premise that it cannot be reproduced.
Keywords: Reggio Emilia
Educação infantil
Criança
Reggio Emilia
Early childhood education
Child
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GODINHO, Izabel Cristina da Silva. “Precisamos seguir as crianças e não os planos” – análise da influência da experiência educativa de Reggio Emilia nos Centros Municipais de Educação Infantil de Francisco Beltrão-PR. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8105
Issue Date: 27-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Izabel C. S. Godinho 25.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.