Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7940
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental |
Other Titles: | The organization of teaching that promotes the development of theoretical thinking in students in the Primary School |
Autor: | Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise ![]() |
Primeiro orientador: | Umbelino, Janaina Damasco |
Primeiro membro da banca: | Umbelino, Janaina Damasco |
Segundo membro da banca: | Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de |
Terceiro membro da banca: | Moura, Manoel Oriosvaldo de |
Resumo: | Esta pesquisa integra as contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está vinculada à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, que se dedica à investigação das relações entre cultura e educação, da formação docente e dos processos educativos formais e informais, considerando suas dimensões teóricas, práticas, sociopolíticas e pedagógicas. Esta dissertação tem como objetivo investigar como a organização do ensino pode favorecer o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fundamentando-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. O objetivo central consiste em compreender como a organização intencional e planejada das práticas pedagógicas contribui para a formação integral dos estudantes, ao promover a apropriação consciente de conceitos científicos e estabelecer relações significativas entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. O estudo baseou-se nos princípios teórico-metodológicos do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), dialogando diretamente com as contribuições da Teoria Histórico- Cultural, da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. Nesse contexto, a AOE foi identificada como elemento fundamental para a organização do ensino, pois estrutura o processo educativo de forma intencional e mediada. A análise de produções acadêmicas, como a dissertação de Carolina Picchetti Nascimento (2010) e a tese de Marta Sueli de Faria Sforni (2003), evidenciou que abordagens pedagógicas intencionais e sistemáticas possibilitam aos estudantes superar o conhecimento empírico, avançando para níveis mais elevados de abstração, generalização e apropriação consciente de conceitos científicos. Essa perspectiva reforça a centralidade da atividade de estudo, mediada pela interação entre professor e estudante, no desenvolvimento cognitivo e na humanização do processo educativo. Os resultados destacaram que práticas pedagógicas que integram teoria e prática, considerando as especificidades dos estudantes e seus contextos socioeconômicos e culturais, favorecem a apropriação consciente e transformadora de conceitos científicos. A pesquisa apontou que a organização do ensino, fundamentada nos princípios da Teoria Histórico- Cultural, mobiliza os estudantes em direção ao pensamento teórico, ampliando sua capacidade de compreender os conceitos e aplicá-los em diferentes contextos. Concluiu-se que, ao alinhar intencionalidade pedagógica com uma sólida fundamentação teórica, a educação pode transformar-se em uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de sujeitos críticos e conscientes, preparados para compreender e intervir na realidade de forma reflexiva e ativa. Essa abordagem confirma a relevância de um ensino planejado, que promova o desenvolvimento integral dos estudantes e contribua para sua atuação no mundo de maneira mais consciente |
Abstract: | This research is part of the contributions of the Research Group on Teaching, Learning, and Historical-Cultural Theory (GEPEATH) and is linked to the research line Culture, Educational Processes, and Teacher Education, which is dedicated to investigating the relationships between culture and education, teacher education, and formal and informal educational processes, considering their theoretical, practical, sociopolitical, and pedagogical dimensions.This dissertation aims to investigate how the organization of teaching can foster the development of theoretical thinking in students in the early years of elementary education, based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory and Activity Theory. The central objective is to understand how the intentional and planned organization of pedagogical practices contributes to the integral formation of students by promoting the conscious appropriation of scientific concepts and establishing meaningful relationships between teaching, learning, and human development. The study was based on the theoretical- methodological principles of the Research Group on Pedagogical Activity (GEPAPe), in direct dialogue with the contributions of the Historical-Cultural Theory, Activity Theory, and Teaching Guiding Activity (AOE). In this context, AOE was identified as a fundamental element for the organization of teaching, as it structures the educational process in an intentional and mediated way. The analysis of academic works, such as the master's dissertation by Carolina Picchetti Nascimento (2010) and the doctoral thesis by Marta Sueli de Faria Sforni (2003), revealed that intentional and systematic pedagogical approaches enable students to overcome empirical knowledge, advancing to higher levels of abstraction, generalization, and conscious appropriation of scientific concepts. This perspective reinforces the centrality of the study activity, mediated by the interaction between teacher and student, in cognitive development and the humanization of the educational process. The results highlighted that pedagogical practices that integrate theory and practice, considering the specificities of students and their socioeconomic and cultural contexts, promote the conscious and transformative appropriation of scientific concepts. The research indicated that the organization of teaching, grounded in the principles of the Historical-Cultural Theory, mobilizes students toward theoretical thinking, expanding their ability to understand concepts and apply them in different contexts. It was concluded that, by aligning pedagogical intentionality with a solid theoretical foundation, education can become an essential tool for developing critical and conscious individuals, prepared to understand and intervene in reality in a reflective and active way. This approach confirms the relevance of planned teaching that promotes the integral development of students and contributes to their engagement in the world in a more conscious and transformative manner. |
Keywords: | Teoria histórico-cultural Teoria da atividade Pensamento teórico Organização do ensino Atividade orientadora de ensino Historical-cultural theory Activity theory Theoretical thinking Organization of teaching Teaching guiding activity |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | CORRÊA, Rosane Aparecida Brandalise. A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7940 |
Issue Date: | 26-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rosane A. B. Correa 25.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.