| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8103| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Educação e psicanálise na obra de Françoise Dolto: intervenções junto a crianças com sinais de autismo |
| Other Titles: | Education and Psychoanalysis in the work of Françoise Dolto: interventions with children with signs of autism |
| Autor: | Vargas, Vanessa Ferreira Xaves ![]() |
| Primeiro orientador: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
| Primeiro membro da banca: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
| Segundo membro da banca: | Pilonetto, Roseli de Fátima Rech |
| Terceiro membro da banca: | Kemmelmeier, Veronica Suzuki |
| Resumo: | A presente dissertação apresenta a pesquisa de Mestrado em Educação, que teve como objetivo identificar e analisar as contribuições da psicanálise de Françoise Dolto para a educação de crianças com sinais de autismo. Diante das experiências vivenciadas e das angústias de um “ser professora” para uma criança autista, nosso problema de pesquisa procurou responder: quais as contribuições e as possíveis intervenções, a partir da psicanálise doltoniana, para a educação de crianças com sinais de autismo? O autismo vem sendo cada vez mais discutido na sociedade contemporânea, de modo que se articulam campos do saber que demonstram interesse nesta questão, como a psicologia, a pedagogia, a medicina, a psicanálise, a psiquiatria, entre outros. Outrossim, buscamos elucidar fatores históricos e sociais que podem influenciar na concepção e no tratamento de crianças ditas autistas, trazendo concepções da psiquiatria, psicologia, psicanálise e pedagogia. O posicionamento teórico utilizado nesta pesquisa considera o autismo nos seus aspectos inconscientes e conscientes, subjetivos e sociais. Deste modo, articulamos a Psicanálise e a Educação, por acreditar que o campo educacional é fértil na escuta às investigações da criança acerca do (s) autismo (s). Neste sentido, utilizamos o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético, a fim de apreender as múltiplas determinações em que o objeto está enredado. Foi possível, com o primeiro capítulo, identificar as mudanças, ao longo do tempo, da trajetória conceitual do autismo até a que conhecemos atualmente, e como estas refletiram no campo pedagógico. Além disso, abordamos o conceito de autismo e identificamos que Françoise Dolto, ao ter atendido crianças autistas em sua clínica, nos deixou práticas e metodologias que propiciaram resultados positivos no tratamento desses sujeitos. No segundo capítulo, ao tratarmos acerca dos diagnósticos, constatamos que vários campos do conhecimento abordam sobre o assunto. Para esta pesquisa, ancoramo-nos na psicanálise, com o intuito de compreender que, no autismo, a constituição do sujeito falha; logo, não há registro simbólico na linguagem, o que dificulta a comunicação e a relação social com o outro. Por conseguinte, no terceiro e último capítulo, analisamos as contribuições de Françoise Dolto e seus casos clínicos ao utilizar o desenho e a modelagem, junto a uma escuta atenta, que proporcionaram a entrada no campo simbólico e/ou uma significativa melhora no quadro autístico dos pacientes. Ao propormos a aproximação dos campos teóricos da psicanálise e da pedagogia, a partir dos ensinamentos de Dolto, destacamos uma tomada de posição do professor frente a essas crianças com autismo (s): um professor cujo cuidar e o educar são princípios estruturantes; que está atento às manifestações das linguagens; que reconhece as singularidades de cada criança; e que busca novos conhecimentos para qualificar, ainda mais, a sua prática pedagógica. Assim, concluímos que a escuta psicanalítica deve ser parte integrante do fazer pedagógico, da sala de aula, proporcionando às crianças com autismo (s) uma efetiva inclusão, que respeite suas singularidades e explore as suas potencialidades. |
| Abstract: | This dissertation presents the Master's Research in Education, which aimed to identify and analyze the contributions of Françoise Dolto's psychoanalysis to the education of children with signs of autism. Given the lived experiences and the anxieties of "being a teacher" for an autistic child, our research problem sought to answer: what are the contributions and possible interventions, based on Doltonian psychoanalysis, for the education of children with signs of autism? Autism has been increasingly discussed in contemporary society, so that fields of knowledge that demonstrate interest in this issue are articulated, such as psychology, pedagogy, medicine, psychoanalysis, psychiatry, among others. Furthermore, we seek to elucidate historical and social factors that can influence the conception and treatment of so-called autistic children, bringing concepts from psychiatry, psychology, psychoanalysis and pedagogy. The theoretical positioning used in this research considers autism in its unconscious and conscious, subjective and social aspects. In this way, we articulate Psychoanalysis and Education, because we believe that the educational field is fertile in listening to children's investigations about autism(ies). In this sense, we use the theoretical-methodological framework of historical dialectical materialism in order to understand the multiple determinations in which the object is entangled. With chapter one, it was possible to identify the changes over time, from the conceptual trajectory of autism to the one we know today and how these reflected in the pedagogical field. As well as, to understand the concept of autism and to understand that Françoise Dolto, having treated autistic children in her clinic, left us practices and methodologies that provided positive results in their treatment. Just as in chapter two, when we discussed diagnoses, we found that several fields of knowledge deal with the subject, and we based ourselves on psychoanalysis to understand that in autism the constitution of the subject fails, therefore, there is no symbolic record in language, making communication and social relationships with others difficult. Therefore, in chapter three, we analyzed the contributions of Françoise Dolto and her clinical cases when she used drawing and modeling, together with attentive listening, which provided entry into the symbolic field and/or a significant improvement in her autistic condition. By proposing the approximation of the theoretical fields, psychoanalysis and pedagogy, based on Dolto's teachings, we highlighted a position taken by the teacher in relation to these students with autism; a teacher whose care and education are considered structuring principles, who is attentive to the manifestations of languages, who recognizes the singularities of each child and who seeks new knowledge to further qualify his/her pedagogical practice. Therefore, we conclude that psychoanalytic listening should be part of the pedagogical approach in the classroom, providing children with autism with effective inclusion that respects their uniqueness and explores their potential. |
| Keywords: | Educação Crianças Autismo Psicanálise |
| CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Campun: | Francisco Beltrão |
| Citation: | VARGAS, Vanessa Ferreira Xaves. Educação e psicanálise na obra de Françoise Dolto: intervenções junto a crianças com sinais de autismo. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8103 |
| Issue Date: | 21-Jul-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Vanessa F. X. Vargas 25.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

