Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7649
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e a formação de professores em Capanema – PR (1960-1981) |
Other Titles: | The Nossa Senhora do Sagrado Coração Institute and Teacher Training College in Capanema - PR (1960-1981) |
Autor: | Dagostin, Julia Eduarda ![]() |
Primeiro orientador: | Castanha, André Paulo |
Primeiro membro da banca: | Castanha, André Paulo |
Segundo membro da banca: | Portelinha, Ângela Maria Silveira |
Terceiro membro da banca: | Sbardelotto, Denise Kloeckner |
Quarto membro da banca: | Belliato, Moacir da Costa |
Resumo: | Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão - PR, na linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, tem como objeto central a formação de professores na Escola Normal Regional Padre Cirilo e na Escola Normal Colegial Estadual São José, que funcionaram junto ao Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Capanema - PR, sob a direção das irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. O recorte temporal inicial, 1960, representa a instalação das religiosas em Capanema - PR e a construção do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração; o recorte final, 1981, por sua vez abrange a extinção total do curso normal colegial, em conformidade com a implantação da Lei n.º 5.692/1971. Na pesquisa, objetivou-se reconstruir a história do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e das escolas normais que nele funcionaram, a Escola Normal Regional Padre Cirilo e a Escola Normal Colegial Estadual São José, a fim de compreender a formação de professores no município de Capanema - PR, de 1960 a 1981. A pesquisa se caracterizou como documental, tendo como perspectiva metodológica a análise dialética das fontes diretas escritas, como livros-ata, livro de crônicas da comunidade religiosa, fotografias, livros tombo, relatórios finais de turmas, entre outros, e fontes orais, recolhidas a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes e demais envolvidos com as escolas normais pesquisadas. Buscou-se traçar um panorama histórico desde a fundação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração até seu trabalho educativo em Capanema - PR, as decorrências da legislação educacional e da expansão da escola normal como modelo de formação de professores no Paraná e na Região Sudoeste, evidenciando a gama de relações sociais que envolveram a criação, o funcionamento e o fechamento do instituto. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir que a formação de professores em Capanema - PR se constituiu historicamente em relação direta com as determinações estaduais e nacionais sobre a legislação educacional e o desenvolvimento geral da sociedade, com a expansão da escolarização e do ensino normal na Região Sudoeste, sendo fortemente marcada pela presença das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. O envolvimento das religiosas representou um salto qualitativo na expansão escolar em Capanema - PR e teve relevante papel na cultura local e nos campos da educação e da evangelização. Ambos os Cursos Normais, além de ampliarem o número de professores habilitados em Capanema - PR e nas proximidades, permitiram o acesso ao Ensino Secundário de 1º e 2º ciclos no local. |
Abstract: | This dissertation, which is part of the Postgraduate Course in Education at Unioeste, Campus Francisco Beltrão - PR, in the line of research Society, Knowledge and Education, has as its central object the training of teachers at the Padre Cirilo Regional Normal School and the São José State Collegiate Normal School, which operated at the Nossa Senhora do Sagrado Coração Institute, in Capanema - PR, under the direction of the Daughters of Our Lady of the Sacred Heart. The first period, 1960, represents the installation of the religious sisters in Capanema - PR and the construction of the Nossa Senhora do Sagrado Coração Institute; the last period, 1981, covers the total disappearance of the normal high school course, according to the implementation of Law No. 5.692/1971. The aim of the research was to reconstruct the history of the Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração and the normal schools that operated there, the Escola Normal Regional Padre Cirilo and the Escola Normal Colegial Estadual São José, to understand the training of teachers in the municipality of Capanema - PR, from 1960 to 1981. The research was characterized as documentary, with a methodological perspective of dialectical analysis of direct written sources, such as yearbooks, chronicles of the religious community, photographs, tomb books, final class reports, among others, and oral sources, collected through semi structured interviews with students and others involved in the normal schools studied. The aim was to provide a historical overview, from the foundation of the Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração to their educational work in Capanema - PR, the consequences of educational legislation and the expansion of the Normal School as a model for teacher training in Paraná and the Southwest region, highlighting the range of social relations involved in the creation, operation and closure of the institute. The aim was to provide a historical overview from the foundation of the Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração to their educational work in Capanema - PR, the consequences of educational legislation and the expansion of the normal school as a model for teacher training in Paraná and the Southwest region, highlighting the range of social relations involved in the creation, operation and closure of the institute. From the results obtained, it is possible to conclude that teacher training in Capanema - PR was historically constituted in direct relation to state and national determinations on educational legislation and the general development of society, with the expansion of schooling and normal education in the Southwest Region strongly marked by the presence of the Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. The involvement of the sisters has meant a qualitative leap in the development of schools in Capanema - PR and has played an important role in local culture, education and evangelization. In addition to increasing the number of qualified teachers in Capanema - PR and the surrounding area, the two normal schools provided access to 1st and 2nd cycle secondary education in the area. |
Keywords: | Escola normal Formação de professores Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração História da educação regional Sudoeste do Paraná Normal school Teacher training Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração History of regional education Southwest Paran |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | DAGOSTIN, Julia Eduarda. O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e a formação de professores em Capanema – PR (1960-1981). 2024. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7649 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Julia Eduarda Dagostin 24.pdf | 6.35 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.