Recent Submissions
Relações da gestão escolar com resultados de rendimento aferidos pela avaliação em larga escala em colégios do estado do Paraná (2017 a 2021)
O contexto das políticas educacionais traz para o cenário da educação brasileira inúmeros debates. Entre estes estão a gestão escolar e as avaliações em larga escala. Ambas as temáticas se avolumam no contexto da reforma do Estado e do neoliberalismo. A pesquisa apresenta como problemática em que medidas as características da gestão e do gestor e o rendimento escolar aferidos pela prova SAEB. O objetivo geral foi analisar as relações entre as características contextuais de gestão ...
De manifestantes a terroristas – as denominações e o discurso sobre os atentados de 8 de janeiro de 2023 pela CNN Brasil.
Esta dissertação analisa como o discurso jornalístico da CNN Brasil produziu sentidos por meio das denominações (MARIANI, 1998) utilizadas para nomear os sujeitos envolvidos nos ataques aos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A pesquisa insere-se no campo da Análise do Discurso materialista, com filiação teórico-metodológica no materialismo histórico, principalmente a partir de Michel Pêcheux (PÊCHEUX, 2015[1988]), com contribuições de outros autores como, Eni Orlandi (ORLANDI, 2...
“FOLHA POR FOLHA”: A PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAMINHO PARA A SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL
Esta pesquisa, construída à luz dos processos de formação docente, situa-se no campo da educação para o plurilinguismo e da interculturalidade, e se apresenta como mais uma contribuição para a construção de caminhos que promovam o reconhecimento da diversidade linguística, característica constitutivamente humana, como um direito humano. É proposta a partir das pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas (Oliveira; Alves, 2008) públicas municipais de Cascavel-PR e tem como obje...
ENTRE A VISIBILIDADE E A SUBORDINAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES EM SENSE8 (2015–2017)
Esta tese investiga as representações do feminino na série Sense8 (2015–2018), criada por Lana e Lilly Wachowski e produzida pela Netflix. Com o objetivo de analisar de que maneira essas representações dialogam com os debates da crítica feminista e dos estudos de gênero, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise interpretativa das duas temporadas da série. A fundamentação teórica apoia-se em autoras e autores como Judith Butler (2003, 20...
A AMBIGUIDADE LEXICAL DA LIBRAS: UM ESTUDO DESCRITIVO A PARTIR DO INVENTÁRIO NACIONAL DE LIBRAS
Esta tese tem como objetivo descrever e analisar a ambiguidade lexical em sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com base em dados extraídos do Inventário Nacional da Libras - Surdos de Referência, integrados ao Signbank da Libras. Parte-se do reconhecimento de que a ambiguidade lexical, fenômeno recorrente nas línguas naturais, manifesta-se de forma significativa na Libras, embora ainda pouco descrita sob uma perspectiva semântico-lexical que contemple suas especificidades...
POLÍTICA PARA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESTRUTURADA: UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL
A presente dissertação, elaborada juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel, na área de concentração: Sociedade, Educação, Estado, Linha de Pesquisa: Educação, Políticas sociais e Estado, tem como tema a política para alfabetização decorrente da Pedagogia Estruturada (PE), presente nas orientações do Banco Mundial e nas ações de Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Instituto ...
Saúde mental e docência no ensino superior: vozes de uma universidade pública do estado do Paraná
A saúde mental historicamente permeia muitas discussões, principalmente no século XXI, a partir da reforma psiquiátrica promovida nas décadas de 60 e 70. Esse momento foi decisivo para a mudança dimensional do entendimento sobre saúde mental. Porém, por mais que haja uma premissa voltada para os aspectos biopsicossociais em saúde mental, ainda percebe-se na atual conjuntura capitalista, uma posição hegemônica de individualização e biologicismo não se considerando os aspectos socia...
O “Programa Formadores em Ação” como política de formação continuada de professores do Paraná (2020-2024): elementos teórico-metodológicos
Esta dissertação tem o objetivo de analisar os elementos teóricos e metodológicos que alicerçam a política de formação continuada de professores, no Paraná, institucionalizada por meio do Programa Formadores em Ação (2020-2024). Na atualidade, as diretrizes internacionais e nacionais para a formação continuada de professores têm sido fortemente vinculadas aos organismos internacionais e ao empresariado brasileiro. Assim, surge a necessidade de investigar a formação continuada de p...
Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Esta tese de doutorado em Educação decorre da pesquisa acadêmico-científica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE-UNIOESTE-Cascavel/PR), sob orientação da Prof.ª Dra. Maria Lidia Sica Szymanski, envolvendo o “Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD, vinculado à UNIOESTE-Cascavel/PR e ao Grupo de Pesquisa GEPEA – “Grupo de Estudo e Pesquisa - THC para o ensino e aprendizagem” vinculado à Universid...
Educação ao Longo da Vida: a Unesco e o projeto educativo da (con)formação para os jovens e adultos
Esta tese integra a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Cascavel. Tem como objeto de estudo a concepção de Educação ao Longo da Vida, que se difunde nos documentos dos organismos internacionais que orientam as políticas educacionais, sobretudo nos documentos produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pertine...
A percepção de gestores e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR sobre os impactos do artigo 14 do FUNDEB Permanente no contexto escolar
A partir do sancionamento da Lei Federal Nº 14.113 no dia 25 de dezembro de 2020, a qual instituiu o FUNDEB Permanente e estabeleceu as condicionalidades expressas em seu Art. 14, sendo elas: I) provimento da função de diretor escolar com critérios de desempenho e por mérito; II) participação de no mínimo 80% dos estudantes regularmente matriculados nas avaliações em larga escala do SAEB; III) redução das desigualdades educacionais, raciais e econômicos, IV) Regime de colaboração entre ...
Corpos à deriva e o desejo de filhos: uma análise discursiva sobre o corpo solidário no Brasil
Sob a perspectiva da Análise de Discurso pecheutiana, que se desenvolveu fortemente em território brasileiro, via trabalhos de Eni Orlandi e demais pesquisadores que se voltam para o discurso como objeto de estudo, este trabalho tem como objetivo investigar como o corpo solidário (Viana, 2017) é discursivizado nos portais do g1 e Folha, versões digitais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, respectivamente, e que constituem mídias de referência, uma vez que atuam como formadores d...
Estudo de Análise do ciclo de vida aplicado à residência unifamiliar com foco em eco-análises e diagnósticos de impactos ambientais
O setor da construção civil tem um impacto economicamente positivo e significativo no ambiente local e na região circundante, decorrente de suas atividades diretas e indiretas, e emerge como uma das atividades econômicas mais proeminentes e influentes globalmente. No Brasil, o setor da construção civil está experimentando um crescimento significativo e o aumento da demanda por materiais está diretamente ligado ao aumento do consumo de matérias-primas e energia, especialmente durante as e...
Vozes que não se calam: o feminicídio em três romances latino- americanos de autoria feminina
A tese tem por objetivo analisar romances latino-americanos de autoria feminina, cujas temáticas se vinculam às violências praticadas contra as mulheres, sobretudo, o feminicídio. Tendo como corpus Mulheres empilhadas (2019), da brasileira Patrícia Melo, Chicas muertas (2021), da argentina Selva Almada, e El invencible verano de Liliana (2022), da mexicana Cristina Rivera Garza, a pesquisa propõe-se a indagar de que forma as violências simbólica, psicológica, moral, sexual, física e o f...
Eco-Imperialismo: Agroimperialismo, Estado e Políticas Sociais no Brasil
A presente tese tem como temática o setor agropecuário, denominado de Agroimperialismo, o Estado e as Políticas Sociais no Brasil. Para tal, propôs-se conceituar o Eco-imperialismo, como: toda política administrativa; dependência econômica e financeira; ação prática e ideológica de uma nação, um grupo, empresa, grandes corporações/monopólios, tanto político ou financeiros (bancos) e fundos de investimentos que expandem, controlam, centralizam e expropriam o ecológico, os ecossiste...
O uso das anáforas meronímicas na constituição do conto fantástico Assombramento, de Afonso Arinos
Investigam-se, nesta pesquisa, os processos de retomada por anáfora meronímica em texto do gênero conto, com objetivo de verificar de que forma as anáforas indiretas meronímicas atuam na constituição da tipologia desse gênero textual. Considerando que o estudo da referenciação tem mostrado possibilidades de análise de textos literários, as quais acenam para a verificação da organização textual sob o olhar da coesão interna do texto, esta pesquisa, de cunho qualitativo, é orientada por um...
A educação como direito de todos: inclusão e permanência dos haitianos na escola pública de Cascavel - PR (2012-2024)
Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - PR. O objetivo é discutir a permanência dos haitianos nas escolas públicas do município de Cascavel - PR, no sentido de compreender os processos de inclusão desse público nas escolas de Ensino Fundamental II. Este estudo está alicerçado na legislação pertinente, especialmente a Constituição Federal de 1...
Análise Discursiva de atividades de interpretação e compreensão de textos numa coleção didática voltada ao 4º ano do Ensino Fundamental: abrindo-se espaço às perguntas não feitas
Esta dissertação investiga as atividades de interpretação e compreensão de textos no livro didático Pitanguá Mais, de Buranello (2021), à luz da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux (1938-1983), a partir dos estudos de Orlandi (1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2007). O estudo analisa os encaminhamentos de leitura presentes em três textos da seção "Outra Leitura", no 4º volume da coleção, e investiga como as questões propostas podem ser limitadoras ou amplia...
A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula.
Uma das propostas da Disciplina Positiva é a capacitação de professores, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que realiza a gestão do comportamento de forma democrática em sala de aula. Partindo desta compreensão, o presente estudo teve como objetivo investigar, analisar e relacionar os impactos de uma formação de professores baseada na Disciplina Positiva. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas públicas municipais no O...
A presença do ensino do léxico na formação continuada do professor da educação básica no Paraná.
Esta pesquisa tem como tema principal o ensino do léxico em cursos online voltados à formação continuada de docentes de Língua Inglesa, atuantes na Educação Básica das escolas da rede estadual do Paraná. Observa-se que a formação continuada tem um papel fundamental na docência. Ao manter atualizadas a prática e a fluência na língua estrangeira em que leciona, bem como o conhecimento didático-pedagógico, o docente se torna mais preparado para entender e suprir as necessidades de seus alun...
- 1150 UNIOESTE
- 856 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 962 Dissertação
- 188 Tese
- 471 2020 - 2026
- 625 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 263 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1149 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito
