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Uma proposta de leitura para o 7º ano do Ensino Fundamental II
Tendo em vista as observações realizadas no cotidiano escolar das aulas de Língua Portuguesa, onde é evidente que a maioria dos alunos não vai além de uma leitura superficial durante as atividades, surge o questionamento: como proporcionar um trabalho de ensino de leitura – estudo do texto para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver leitores críticos de textos literários e não literários? Esta dissertação, motivada pelo questionamento exposto, tem por objetivo e...
A gamificação da leitura de contos policiais no Ensino Fundamental II
A grande dificuldade de leitura entre os alunos da rede pública no Brasil exige a criação de novos métodos para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem e a gamificação de atividades de leitura de contos policiais, por meio de aplicativos, apresenta características específicas que atraem e capturam a atenção dos leitores. Assim, a questão norteadora deste estudo é: Como elaborar um material pedagógico com ênfase na leitura e na gamificação de contos policiais para estudantes ...
Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais.
Nesta dissertação, propomos uma prática de leitura literária sistematizada, voltada à formação do leitor literário, por meio de narrativas híbridas de história e ficção que ressignificam a história, a cultura e a identidade dos quilombolas. Tal prática está organizada em forma de uma Oficina Literária Temática para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, especialmente de escolas de quilombos, para a valorização identitária dos estudantes. Apresentamos as possíveis ressignificações d...
Unidade Didática com Gênero Discursivo Memes: uma proposta dialógica de desenvolvimento da leitura com séries finais do ensino fundamental
Nos últimos tempos, o que observamos em relação ao ato de leitura nas aulas de Língua Portuguesa foi uma alteração no interesse dos alunos: textos tradicionalmente trabalhados em sala, como os literários, jornalísticos, argumentativos, etc, foram substituídos no gosto dos adolescentes pelos gêneros discursivos multissemióticos híbridos, comuns nas redes sociais. O meme é um desses gêneros apreciados e compartilhados pelos alunos em seu dia-a-dia. Diante da acentuada exposição a textos d...
A constituição da coerência na produção textual de alunos de 5º ano
A produção de textos na sala de aula está vinculada, muitas vezes, à artificialidade no desenvolvimento das atividades de escrita. No caso da produção textual, cujo objetivo é a materialização do dizer e a promoção da interação verbal entre os interlocutores, tal superficialidade pode ter como consequência a dificuldade em formar escritores proficientes, que construam sentidos em seus discursos, especificamente o escrito. Centrada na temática da produção de textos nos Anos Iniciais e ten...
Grafia não convencional em textos escritos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: proposta de atividades complementares ao livro didático
Esta dissertação relata pesquisa desenvolvida com o objetivo geral de elaborar uma proposta de ensino da ortografia com atividades para complementar a abordagem do livro didático baseadas nos casos de grafia não convencional observados em produções escritas de alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A análise de dados coletados para diagnóstico indicou a presença, nos textos dos alunos, de erros ortográficos decorrentes tanto da interferência das regras fonológicas do português – v...
O ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáfora
Nesta dissertação, relata-se pesquisa sobre o ensino do substantivo no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental e propõe-se trabalho de análise linguística com a finalidade de contribuir com o ensino da produção escrita. Teve-se como objetivo geral apresentar uma unidade didática sobre o ensino do substantivo como elemento que integra a progressão textual por anáfora, para o que foi considerado determinado livro didático para o desenvolvimento da pesquisa....
Reflexões e proposições para uma prática de leitura no Ensino Fundamental: uma análise do discurso afeto-consumista na publicidade e seus efeitos de sentido
Compreendemos que a leitura não se limita à decodificação ou decifração linear das palavras dispostas num determinado suporte textual. Por isso, oportunizar atividades em sala de aula que conduzam os alunos a não apenas decifrar o texto, mas a compreendê-lo como discurso, tornou-se o princípio provocativo para o estudo. Esta dissertação é orientada, portanto, ao cumprimento de duas tarefas: a) Estudar e aproximar as reflexões e os dispositivos analíticos da Análise de Discurso de li...
Os influenciadores digitais e a escola: uma proposta de trabalho à luz da análise de discurso francesa
O presente estudo trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre leitura, a partir da Análise de Discurso de linha francesa, que resultou em uma proposta pedagógica de atividade voltada a um 8º ano do Ensino Fundamental. O estudo pauta-se, principalmente, nas orientações dos estudos de Pêcheux (2010 e 2014) e Orlandi (1996, 1999, 2002, 2010, 2012, 2015 e 2017). Tendo em vista que as crianças e os adolescentes estão cada vez mais conectados e que utilizam como forma de entretenimento víd...
Leitura na escola e na vida: a leitura-fruição como uma possibilidade na formação do leitor literário
A leitura é um dos eixos do ensino de Língua Portuguesa. Dentre os tipos de leitura, há aquela classificada como leitura-fruição (GERALDI, 2011), cujo objetivo é o estímulo à leitura por parte do professor para que o aluno a melhore em termos de quantidade e de qualidade, especialmente do texto literário, desenvolvendo sua capacidade de deslocar e alterar os sentidos dos textos que já conhece, rumo a uma melhor compreensão dos livros, das pessoas e da vida (LAJOLO, 2006). Tal pesquisa e...
Uma proposta de trabalho com a concordância de número em textos de alunos do Ensino Fundamental II
Nesta dissertação,relatamos umapesquisa realizada com o objetivo deinvestigar a realização da concordância de número (nominal e verbal) em textos de alunos do Ensino FundamentalIIde uma escola pública situada em Esperança Nova (PR), bem como desenvolver uma proposta de intervenção, por meio da aplicação de uma unidade didática voltada para a ampliação da competência linguística do aluno na produção escrita, buscando minimizar as ocorrências de concordância n...
Efeitos da correção textual-interativa em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental
De acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN), o ensino da escrita deve se pautar na forma concreta como ela se apresenta nas diferentes circunstâncias de interação humana. Esse pressuposto, ancorado no enfoque teórico da concepção dialógica e interacional de linguagem, proposto pelo círculo de Bakhtin, compreende o texto/enunciado como o elemento organizador do processo discursivo, ou seja, a linguagem só tem significado real na interação, quando a utilizamos com ...
A boniteza do fazer juntos: pesquisa-ação como possibilidade para o protagonismo da professora, dos alunos e dos moradores da Marmelândia-Paraná
Este trabalho procurou desenvolver, juntamente com os alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental, na escola pública do campo, local onde trabalho, uma pesquisa-ação que buscou dar visibilidade às práticas culturais e saberes locais dos moradores da comunidade da Marmelândia, oportunizando práticas de multiletramentos. Assim, desenvolvi, juntamente com os alunos, um Projeto de Multiletramentos intitulado “A Boniteza do Fazer Juntos”, o qual nos oportunizou o registro, por meio do gênero dis...
Leituras e ensino no 9o ano do Ensino Fundamental: a mulher e as questões de gênero em canções populares
Este estudo volta-se para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de pesquisa, de análise das questões de gênero e de interpretação textual, tendo como objeto a seleção de canções populares, visando ao estudo das figurações do papel social da mulher no teor dessas canções. Buscamos, assim, problematizar a relação entre a letra das canções e seu contexto social, suas significações, explícitas ou implícitas, além de possibilitar aos alunos, por meio de atividades práticas, o reconheci...
O trabalho com a estrutura da narrativa na produção e reescrita de textos do gênero lenda urbana
Esta pesquisa concentra-se no tema da estrutura da narrativa, trabalhado e refletido a partir da produção e reescrita de textos do gênero Lenda Urbana em uma turma do 8º ano do ensino fundamental. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontou-nos o seguinte questionamento que se destacou como norteador da investigação: é possível desenvolver um trabalho com a estrutura da narrativa por meio da produção e reescrita de textos do gênero Lendas Urbanas? Co...
Uma reflexão sobre o uso de tirinhas no livro didático: Da leitura escolar à leitura da vida
Este trabalho é filiado à teoria da Análise do Discurso de linha francesa e problematiza a presença das tirinhas na coleção de livros didáticos Português e Linguagens – 7º ano (CEREJA e MAGALHÃES, 2015). A questão problema do estudo foi provocada pelo apagamento da discursividade do gênero visto que ao trazer as tirinhas, a pesquisa mostra que o livro didático privilegia a leitura como pretexto para a resolução de exercícios sobre o uso de elementos da língua por meio de uma abordagem unicame...
A liberdade lúdica na leitura da literatura nonsense: Imaginação, criatividade e ludicidade na formação do leitor literário no ensino fundamental
Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) promoveu reflexões sobre a formação de um leitor literário a partir da leitura de textos nonsense. Justificamos a relevância de nossa pesquisa pelo fato de notarmos que, muitas vezes, formamos apenas um leitor receptivo, que decodifica o texto, mas que não é responsivo, ou seja, que não dialoga com o texto, não faz inferências, deixando a cargo do texto toda a responsabilidade da informação. Assim, trabalhamos com leituras do nonse...
Passos Iniciais à formação do leitor literário: “Oficinas literárias temáticas” para o 3º ano do Ensino Fundamental
Os aspectos da pesquisa aqui apresentada centralizam-se em refletir sobre a importância dos primeiros passos dados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I à formação do leitor literário. Isso se dá a partir de nossa observação e conhecimento teórico, em boa parte, construída no decorrer do Profletras, e prático/empírico da realidade escolar pela qual estabelecemos a questão central do projeto: como a leitura, em especial a do texto literário, pode contribuir, de forma efetiva e eficaz, à fo...
Leituras de narrativas no Ensino Fundamental anos iniciais: passos à formação do leitor literário
Na pesquisa aqui apresentada refletimos sobre como se configuram as práticas de leituras literárias no ambiente escolar e a necessidade de fazer delas um meio prazeroso à formação do leitor nos anos escolares iniciais. A partir de observações e estudos sobre a temática, verificamos que há muitos questionamentos relacionados a este assunto, porém, os fatores que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa se referem a como a narrativa literária pode contribuir com a formação do gosto, do há...
A mulher e as questões de gênero: uma proposta de letramento literário no Ensino Fundamental 2018
A presente pesquisa bibliográfica e aplicada trata do desenvolvimento de atividades de leitura e de escrita de textos literários ou não que envolvem as questões relativas ao machismo à misoginia e ao feminicídio presentes no discurso e na vida social brasileira, com vistas a desnudar, problematizar, questionar essas mazelas e formar consciências críticas a respeito delas. Sabemos que grande parte dos críticos, estetas e escritores atribuem à literatura e às artes um papel conscientizador e hu...
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