Recent Submissions
Prova Brasil de língua portuguesa do 9° ano: concepção de linguagem e de reflexão linguística
Apresenta-se pesquisa de mestrado cujo objetivo foi estudar a formulação dos enunciados (perguntas) da Prova Brasil de Língua Portuguesa, do 9º ano, do Ensino Fundamental da edição 2013. Para tanto, foram analisados os enunciados da referida prova, cujos resultados da análise indicam concepção de língua, de produção escrita e de leitura um tanto distantes do que é anunciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e mesmo nas diretrizes curriculares que seguem tais parâmetros. Trata-...
Dificuldades na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental: uma proposta de trabalho com a ortografia
A disciplina de Língua Portuguesa tem como objeto de ensino-aprendizagem o ensino da língua oral e escrita no interior dos processos de interação. Nesse contexto, a linguagem abarca aspectos sociais, históricos, culturais e também ideológicos. Na perspectiva de contribuir com a disciplina é foco desta pesquisa, reflexões e análise envolvendo o contexto das regularidades e arbitrariedades do código escrito, a ortografia. Por meio da observação no contexto de sala de aula e estudos ...
“Desvendando o universo da leitura”: Uma proposta didática para o 3º ano no Nível Fundamental
A leitura e a intepretação de textos são consideradas um grande desafio em todos os anos escolares, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, pois a partir da Educação Infantil, segundo a BNCC (2017), o aluno deverá ser alfabetizado na perspectiva do letramento até o final do 2º ano, sendo capaz de compreender o sistema de leitura e escrita e a partir do domínio desse processo, possa compreender e se posicionar diante do que lhe é apresentado. Por isso, o tema dessa...
Leitura de poesia: a abertura à experiência literária na sala de aula
Nesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas de aplicação sobre o ensino da poesia lírica em sala de aula para alunos do 4º ano, séries iniciais do Ensino Fundamental I considerando a transdisciplinaridade com as áreas dos saberes em Artes, Geografia e História. Tanto a poesia lírica, como outras manifestações literárias podem ser potências para o desenvolvimento dos discursos linguísticos do aluno, assim como da sua afetividade. As práticas pedagógicas...
A formação do leitor literário no Ensino Fundamental – anos finais: Leituras de romances históricos em Oficinas Literárias Temáticas
Esta dissertação – inserida nos estudos do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” – focaliza-se em práticas de leitura para a formação do leitor literário, em especial, aqueles que vivem em realidades onde ocorreram eventos históricos que estão ficcionalizados em romances históricos. Essas práticas podem contribuir para que o aluno do Ensino Fundamental...
Insensibilidade, espetacularização e banalização do sofrimento em contos: práticas de leitura e interpretação no nono ano do Ensino Fundamental
A presente pesquisa nasce da convicção de que a literatura pode contribuir para a humanização das pessoas. Inseridos em uma cultura escolar em que o texto literário é comumente utilizado como pretexto para atividades metalinguísticas irreflexivas ou de mera decodificação, concorrendo com as modernas tecnologias, em uma sociedade que valoriza a leitura fast-food, praticada nas redes sociais, cabe à escola encontrar meios para desenvolver leituras críticas de mundo e, para tanto, a pot...
Proposta de leitura intertextual do conto “Os três porquinhos” no Ensino Fundamental I
Esta dissertação relata uma pesquisa que teve por objetivo desenvolver uma proposta didática de leitura intertextual, com base no conto “Os três porquinhos”, para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I. Tomamos como pressuposto o entendimento de que o desenvolvimento da leitura é uma atividade essencial no letramento dos alunos e uma prática que o acompanhará em toda a sua vida, por se tratar de uma prática social altamente presente nas sociedades letradas. Também considera...
Uma proposta de leitura para o 7º ano do Ensino Fundamental II
Tendo em vista as observações realizadas no cotidiano escolar das aulas de Língua Portuguesa, onde é evidente que a maioria dos alunos não vai além de uma leitura superficial durante as atividades, surge o questionamento: como proporcionar um trabalho de ensino de leitura – estudo do texto para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, visando desenvolver leitores críticos de textos literários e não literários? Esta dissertação, motivada pelo questionamento exposto, tem por objetivo e...
A gamificação da leitura de contos policiais no Ensino Fundamental II
A grande dificuldade de leitura entre os alunos da rede pública no Brasil exige a criação de novos métodos para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem e a gamificação de atividades de leitura de contos policiais, por meio de aplicativos, apresenta características específicas que atraem e capturam a atenção dos leitores. Assim, a questão norteadora deste estudo é: Como elaborar um material pedagógico com ênfase na leitura e na gamificação de contos policiais para estudantes ...
Proposta de ensino sobre contos e causos e aspectos da intertextualidade
Nesta pesquisa, o objetivo geral corresponde à elaboração de uma unidade didática para alunos do sétimo ano sobre o ensino da intertextualidade e sobre textos que constituem exemplos de contos e causos, inclusive sobre textos produzidos por ex alunos de uma escola estadual do campo, localizada no Sudoeste do Paraná, publicados no livro Contos e Causos do Ouro Verde em 2004, com a intenção de ressaltar a produção textual local. Propõem-se atividades sobre os seguintes subtipos de inte...
Representações de quilombos e quilombolas na literatura infantil e juvenil brasileira: formação de leitores no Ensino Fundamental – anos finais.
Nesta dissertação, propomos uma prática de leitura literária sistematizada, voltada à formação do leitor literário, por meio de narrativas híbridas de história e ficção que ressignificam a história, a cultura e a identidade dos quilombolas. Tal prática está organizada em forma de uma Oficina Literária Temática para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, especialmente de escolas de quilombos, para a valorização identitária dos estudantes. Apresentamos as possíveis ressignificações d...
Unidade Didática com Gênero Discursivo Memes: uma proposta dialógica de desenvolvimento da leitura com séries finais do ensino fundamental
Nos últimos tempos, o que observamos em relação ao ato de leitura nas aulas de Língua Portuguesa foi uma alteração no interesse dos alunos: textos tradicionalmente trabalhados em sala, como os literários, jornalísticos, argumentativos, etc, foram substituídos no gosto dos adolescentes pelos gêneros discursivos multissemióticos híbridos, comuns nas redes sociais. O meme é um desses gêneros apreciados e compartilhados pelos alunos em seu dia-a-dia. Diante da acentuada exposição a textos d...
A constituição da coerência na produção textual de alunos de 5º ano
A produção de textos na sala de aula está vinculada, muitas vezes, à artificialidade no desenvolvimento das atividades de escrita. No caso da produção textual, cujo objetivo é a materialização do dizer e a promoção da interação verbal entre os interlocutores, tal superficialidade pode ter como consequência a dificuldade em formar escritores proficientes, que construam sentidos em seus discursos, especificamente o escrito. Centrada na temática da produção de textos nos Anos Iniciais e ten...
Grafia não convencional em textos escritos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: proposta de atividades complementares ao livro didático
Esta dissertação relata pesquisa desenvolvida com o objetivo geral de elaborar uma proposta de ensino da ortografia com atividades para complementar a abordagem do livro didático baseadas nos casos de grafia não convencional observados em produções escritas de alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A análise de dados coletados para diagnóstico indicou a presença, nos textos dos alunos, de erros ortográficos decorrentes tanto da interferência das regras fonológicas do português – v...
O ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáfora
Nesta dissertação, relata-se pesquisa sobre o ensino do substantivo no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental e propõe-se trabalho de análise linguística com a finalidade de contribuir com o ensino da produção escrita. Teve-se como objetivo geral apresentar uma unidade didática sobre o ensino do substantivo como elemento que integra a progressão textual por anáfora, para o que foi considerado determinado livro didático para o desenvolvimento da pesquisa....
A representação da nasalização na escrita: uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental
Esta dissertação relata pesquisa qualitativa interpretativista sobre a representação gráfica da nasalização em português. O objetivo geral é apresentar uma proposta didática para o trabalho com a representação escrita da nasalização por alunos em fase de alfabetização. Para isso, com base nas formas de registro dos sons nasais em produções escritas de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel (PR), procedeu-se a leituras e reflexões...
Reflexões e proposições para uma prática de leitura no Ensino Fundamental: uma análise do discurso afeto-consumista na publicidade e seus efeitos de sentido
Compreendemos que a leitura não se limita à decodificação ou decifração linear das palavras dispostas num determinado suporte textual. Por isso, oportunizar atividades em sala de aula que conduzam os alunos a não apenas decifrar o texto, mas a compreendê-lo como discurso, tornou-se o princípio provocativo para o estudo. Esta dissertação é orientada, portanto, ao cumprimento de duas tarefas: a) Estudar e aproximar as reflexões e os dispositivos analíticos da Análise de Discurso de li...
Tecnologia no Ensino para Surdos numa Perspectiva Bilíngue: Gênero Discursivo Meme
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel (PR). O objetivo foi apresentar uma proposta de estudo e incentivo ao gosto pela leitura direcionada aos alunos surdos. Para tanto, lançamos mão de atividades pedagógicas intermediadas pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na perspectiva da educação bilíngue (Líng...
Ensino da narrativa no 5.º ano do Ensino Fundamental: caminhos para resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social
Nesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas relacionadas às narrativas canônicas como caminho de resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social, dada sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento humano. O objetivo geral da pesquisa foi proporcionar aos alunos reflexões sobre o processo de ler e criar narrativas de modo a ampliar a resiliência e a capacidade de enfrentar os obstáculos da vida a partir de expe...
Implementação de ambiente leitor na escola: uma perspectiva transdisciplinar
Esta dissertação apresenta resultados de pesquisa de caráter propositivo sobre a implementação de ambiente leitor em escola pública. O objetivo geral é propor encaminhamentos para a implementação de um Projeto de Letramentos que possibilite a criação de um ambiente leitor para os níveis Fundamental e Médio de ensino, numa perspectiva transdisciplinar, em conjunto com a comunidade escolar. O ponto de partida da pesquisa a ser desenvolvida consistiu na realidade de uma escola pública do m...
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