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Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora
A literatura infantil e juvenil nem sempre foi vista como arte capaz de emancipar o leitor em formação, mas, sim, como um instrumento pedagógico, produzida para ensinar, moralizar, instrumentalizar o sujeito em desenvolvimento. Contudo, sabe-se que, concomitantemente a isso, outras produções literárias infantis e juvenis emergiram e com elas a imaginação, a fantasia e a possibilidade de analisar o mundo e a si mesmo afloraram. Nesse sentido, observamos uma corrente literária que consider...
Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos
A proposta de Prática de Análise Linguística (PAL) enquanto prática pedagógica reflexiva articulada às práticas de produção e de leitura de textos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) surge com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. A PAL é apresentada em capítulos que Geraldi assina na obra O texto na sala de aula: leitura & produção (GERALDI, 1984) e, anos mais tarde, é retomada e ampliada no livro Portos de Passagem (GERALDI, 1997[1991]). Trata-se de uma pr...
Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19
Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por dez reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, entre março de 2020 e março d...
Uso das conjunções coordenativas como elemento de coesão textual: uma proposta didática para o 8º ano do Ensino Fundamental
Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar uma proposta de abordagem das conjunções coordenativas como recurso de coesão textual para o 8º ano do Ensino Fundamental. Parte-se da constatação de que, apesar do volume de pesquisas linguísticas sobre o funcionamento das conjunções coordenativas, as reflexões sobre a multifuncionalidade das conjunções parecem não se concretizar no ensino de Língua Portuguesa. Observa-se que os livros didáticos, por exemplo, apesar de terem passado p...
Retrato da estrutura patriarcal latino-americana: um olhar para as violências contra as mulheres em La casa de los espíritus
Este trabalho consiste no estudo da obra La casa de los espíritus ([1982] 2007a), de Isabel Allende, objetivando a reflexão sobre as interações entre as estruturas patriarcais da sociedade latino-americana e a representação das diferentes formas de violência contra as mulheres retratadas por meio da ficção. Para tanto, esta pesquisa foi fundamentada no estudo da obra, dentro do contexto da literatura de autoria feminina na América Latina e da própria sociedade patriarcal. Nesse sentido, ...
Comandos de produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental: aproximações e/ou distanciamentos da proposta curricular (AMOP, 2015)
Na presente pesquisa, focalizamos o tema “estudo teórico-analítico sobre os comandos de produção textual, elaborados por docentes dos Anos Iniciais para nortear a prática de produção escrita dos alunos. Partimos do princípio de que os comandos, quando elaborados sob a compreensão de uma concepção interacionista de linguagem, e respaldados nos pressupostos teórico-metodológicos do Currículo em pauta (AMOP, 2015), podem ser tomados como instrumentos de ensino e de aprendizagem de uma ...
Terminologia e Internacionalização: equivalência português/inglês das disciplinas de Letras da Unioeste
O compartilhamento da ciência entre Instituições de Ensino Superior de diferentes países vem se intensificando massivamente, principalmente na última década. O processo de Internacionalização está presente para suprir as demandas de diálogos entre pesquisadores e estudantes de diferentes instituições que praticam trocas de informações científicas e promovem uma união e desenvolvimento mútuo, fortalecendo, assim, a comunidade científica internacional. Como esse processo também ocor...
Temporalidades Históricas, Literatura e Jornalismo Ficcionalizado na Obra de Gabriel García Márquez
Esta pesquisa tem como proposta refletir sobre escritas e temporalidades históricas, experiência e tempo ficcionalizado na obra de Gabriel García Márquez, em especial nos livros Relato de um Náufrago [1995], (2013), A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile [1986], (2014a) e Notícias de um Sequestro [1996], (2014b). A partir desses textos, a pergunta que se faz é como, ou a partir de quais estratégias literárias, Gabriel García Márquez desenvolveu uma escrita literária articulada à his...
“Eu pegava vários temas e escrevia só a conclusão: do discurso institucional às vozes dos alunos a respeito da Competência V da Redação do ENEM
Temas relacionados às Avaliações Externas em Larga Escala, ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e à redação têm fomentado debates no âmbito acadêmico nas mais diversas áreas ligadas à educação e ao ensino de Língua Portuguesa. Nesta tese, voltamos o olhar, de forma dialógica, para a Competência V da redação do ENEM, que diz respeito à elaboração da proposta de intervenção social, visto que, de acordo com a nossa prática, percebemos que esse é um dos critérios em que os alunos ...
“Não há ritual sem falhas”: lamentações, denúncias e resistência - relação matrimonial no discurso de mulheres evangélicas
A pesquisa que se apresenta, amparada em estudos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, cunhada pelo filósofo Michel Pêcheux, analisa o discurso de mulheres evangélicas sobre relações familiares e matrimoniais. O corpus do trabalho consiste em recortes de pregações da pastora Helena Tannure (vídeos), veiculadas pelo Youtube, e em depoimentos referentes a essas pregações, enunciados por mulheres evangélicas que têm dificuldades em seus relacionamentos. Em...
Proposta de ensino sobre contos e causos e aspectos da intertextualidade
Nesta pesquisa, o objetivo geral corresponde à elaboração de uma unidade didática para alunos do sétimo ano sobre o ensino da intertextualidade e sobre textos que constituem exemplos de contos e causos, inclusive sobre textos produzidos por ex alunos de uma escola estadual do campo, localizada no Sudoeste do Paraná, publicados no livro Contos e Causos do Ouro Verde em 2004, com a intenção de ressaltar a produção textual local. Propõem-se atividades sobre os seguintes subtipos de inte...
Corpos em luto, palavras em luta: literatura e direitos humanos na obra Mulheres empilhadas, de Patrícia Melo
No contexto contemporâneo da América Latina, principalmente nas últimas duas décadas, produções literárias de autoria feminina têm buscado romper com discursos sacralizados pelo sistema moderno/colonial e de gênero. Em Mulheres empilhadas, obra publicada em 2019, a escritora brasileira Patrícia Melo tematiza a violência contra as mulheres para pensar a sociedade atual por meio de lentes que focalizam uma perspectiva diferente da que se construiu por séculos em relação às mulheres. N...
Termos do Turismo em artigos acadêmicos em inglês: um estudo terminológico
Artigos acadêmicos publicados em periódicos são uma das principais formas de acesso ao conhecimento científico produzido nas mais diversas áreas. A leitura desse gênero é fundamental no contexto de ensino e aprendizagem do Ensino Superior, uma vez que o acesso à produção científica atualizada é um fator positivo na formação dos estudantes. Pesquisas no âmbito dos estudos do léxico, por um lado, têm evidenciado a existência de um vocabulário acadêmico, que seria comum aos diferentes c...
Antropofagia Oswaldiana e Pós-Crítica Literária: Retorno e Diferença
Esta pesquisa tem como proposta aprofundar estudos sobre a concepção de Antropofagia, formulada por Oswald de Andrade e, posteriormente, reelaborada ao modo autofágico, pelo autor, enquanto possibilidade epistêmica de um pensamento fundado na alteridade e na decolonialidade. Entendendo que a escrita oswaldiana apresenta bases para uma crítica literária em dissenso com a crítica canônica, propomos refletir sobre a Antropofagia cultural, como o cerne de uma pós-crítica literária, no ...
Os velhos Jogos Vorazes em um admirável mundo novo: paradigmas e rupturas na construção literária de personagens femininas em narrativas distópicas
Esta pesquisa focalizou uma análise acerca do tema personagens femininas em romances distópicos clássicos e contemporâneos. Chegou-se a tal temática a partir do exercício de leitura de estudos anteriores e de textos distópicos, do qual despontou alguns questionamentos que se destacaram como norteadores da investigação: a atuação das personagens femininas difere nessas narrativas no que toca às concepções ideológicas da cultura patriarcal e da categorização binária que polariza os ...
O SILÊNCIO CONSTITUTIVO DE SENTIDOS: uma análise discursiva da série 8 em Istambul
Esta pesquisa está voltada às formas e significações do silêncio e aos modos como se manifestam o silenciamento nos discursos femininos presente na série muçulmana 8 em Istambul. O corpus compreende recortes de diálogos da referida série, exibida na plataforma Netflix no ano de 2020. O objetivo é identificar e apontar a visibilidade patriarcal nas instituições familiar, religiosa e, cultural predominante em toda a narrativa, bem como descrever o modo que o silenciamento constrói sen...
Práticas docentes para sujeitos de ação: a contação de histórias pela estética da recepção no ensino fundamental I
Na presente pesquisa apresentamos atividades desenvolvidas em práticas educativas sobre a contação de histórias no Ensino Fundamental I, assim como as reflexões e as análises que as envolvem. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontamnos alguns questionamentos como norteadores para a investigação: buscamos conhecer as formas como a contação de histórias, por meio de uma estratégia lúdica de aplicação de atividades, reverbera na recepção dos alunos pes...
A tessitura erótica como expressão da individualidade feminina: um recorte de Clarice Lispector
A presente dissertação de mestrado busca discutir e analisar a eroticidade da linguagem e estética de Clarice Lispector por meio do conto A imitação da Rosa, presente na obra Laços de Família, publicada em 1960. Para tanto, a pesquisa norteia-se pelas representações das mulheres na história e a construção de um ideário feminino, com base no recorte de classe e raça resgatado do conto. A partir disso, junta-se à análise os movimentos somados no processo narrativo de Lispector e com...
POLÍTICA, PENSAMENTO E POESIA: AS MOIRAS TECEDEIRAS NOS DESTINOS POÉTICOS DE FERREIRA GULLAR
A presente tese analisa a obra poética de Ferreira Gullar, buscando suas influências estéticas, político-teóricas e filosóficas no que tange ainda à fenomenologia. O percurso de Gullar, nascido em 1930 e falecido em 2016, ao que se refere à sua produção intelectual, tem início principalmente após 1950, com sua primeira obra A luta corporal. Apontamos, em nossa tese, três fases, não distintas apenas temporalmente, mas mediante sutis, embora veementes, mudanças de estilo e pensament...
Eu (e nós) proteano: funções retóricas da primeira pessoa do discurso e a construção de ethos em dossiês das revistas Cult e Nova Águia
Esta pesquisa se justifica por desenvolver análise de funções retóricas da Primeira Pessoa do Singular (PPS) e da Primeira Pessoa do Plural (PPP) em textos da modalidade escrita da língua portuguesa e por propor a classificação de marcas e mobilizadores da PPS e da PPP, utilizados para a construção de ethos, em uma escala retórica gradativa, em textos do gênero dossiê. Trata-se de verificar como a PPS e a PPP são utilizadas para a construção de ethos em dossiês publicados em 2018,...
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