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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8124
Tipo do documento: Dissertação
Title: O “Programa Formadores em Ação” como política de formação continuada de professores do Paraná (2020-2024): elementos teórico-metodológicos
Other Titles: The “Trainers in Action Program” as a continuing education policy for of teachers in Paraná (2020 - 2024): theoretical and methodological elements
Autor: Rosa, Giovanna Kambetunava 
Primeiro orientador: Sandri, Simone
Primeiro coorientador: Lizzi, Maria Sandreana Salvador da Silva
Primeiro membro da banca: Zoia, Elvenice Tatiana
Segundo membro da banca: Tozetto, Susana Soares
Terceiro membro da banca: Sforni, Marta Sueli de Faria
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar os elementos teóricos e metodológicos que alicerçam a política de formação continuada de professores, no Paraná, institucionalizada por meio do Programa Formadores em Ação (2020-2024). Na atualidade, as diretrizes internacionais e nacionais para a formação continuada de professores têm sido fortemente vinculadas aos organismos internacionais e ao empresariado brasileiro. Assim, surge a necessidade de investigar a formação continuada de professores em locais nos quais essas orientações se transformam em políticas de formação continuada, como nos estados e municípios brasileiros. O contato com o relatório A política de formação continuada do Paraná: formação entre pares mediada por tecnologias (2023), do Movimento Profissão Docente, permitiu a identificação do objeto Programa Formadores em Ação. Esse Movimento produziu um relato sobre o Programa, a fim de convalidá-lo como uma política exitosa. Com base nesses aspectos, levantou-se a seguinte problemática: Quais elementos teóricos e metodológicos alicerçam o Programa Formadores em Ação, como política de formação continuada de professores no Paraná (2020 a 2024)? Os encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento deste estudo estiveram apoiados na abordagem qualitativa, com a realização de pesquisas exploratória, documental e bibliográfica. Para o levantamento e seleção de fontes primárias, a busca priorizou resoluções, instruções normativas, acordos de cooperação, convênios vinculados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, materiais do Movimento Profissão Docente e do Programa Formadores em Ação. O levantamento de fontes secundárias foi realizado na base de dados da SciELO e do Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os principais resultados, constatou-se que os elementos teórico-metodológicos do Programa Formadores em Ação são: metodologias ativas, tecnologias digitais, gestão da sala de aula, docência colaborativa e formação entre pares. Considera-se que a formação entre pares e a utilização de tecnologias digitais, a partir da plataformização, são elementos fundamentais para a efetivação da política e para a definição do conteúdo da formação ofertada aos professores. Tais aspectos contribuem tanto no controle da formação e do trabalho docente quanto na orientação da prática pedagógica voltada à preparação dos alunos para as avaliações e para a melhoria dos resultados nos indicadores educacionais. Como resultado, esses elementos agem na minimização das intencionalidades da prática social docente, no que diz respeito à transmissão do conhecimento historicamente produzido, além de cooptarem a subjetividade docente, por meio do esvaziamento das relações teórico-práticas e pedagógicas.
Abstract: This dissertation aims to analyze the theoretical and methodological principles underlying the continuing teacher education policy in Paraná, as set out in the Formadores em Ação (Trainers in Action) Programme (2020–2024). Currently, international and national guidelines for continuing teacher education are strongly linked to international organizations and Brazilian businesses. Consequently, there is a need to investigate how these guidelines are transformed into continuing education policies in places such as Brazilian states and municipalities. Contact with the report 'The continuing education policy of Paraná: peer training mediated by technologies' (2023), produced by the Teaching Profession Movement, enabled the identification of the Trainers in Action Programme. The Movement produced this report in order to validate the Programme as a successful policy. Based on these findings, the following research question was formulated: What theoretical and methodological elements underpin the Formadores em Ação Programme as a continuing education policy for teachers in Paraná (2020–2024)? This study was developed using a qualitative approach with exploratory, documentary and bibliographic research. Primary sources were surveyed and selected based on resolutions, normative instructions, cooperation agreements, and agreements linked to the Paraná State Department of Education, as well as materials from the Teaching Profession Movement and the Trainers in Action Programme. Secondary sources were collected from the SciELO database and the Theses and Dissertations Catalogue of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The main results revealed that the Formadores em Ação Programme's theoretical and methodological elements are active methodologies, digital technologies, classroom management, collaborative teaching and peer training. Peer training and the use of digital technologies based on phantomization are considered fundamental to implementing the policy and defining the training content offered to teachers. These aspects contribute to controlling training and teaching work, as well as orienting pedagogical practice towards preparing students for assessments and improving educational indicator results. Consequently, these elements minimize the intentionality of social teaching practice about the transmission of historically produced knowledge, while also co-opting teaching subjectivity by emptying theoretical, practical, and pedagogical relationships of their meaning.
Keywords: Formação de professores no Paraná
Movimento Profissão Docente
Plataformização
Formação entre pares
Teacher training in Paraná
Teaching Profession Movement
Platformization
Peer training
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Rosa, Giovanna Kambetunava. O “Programa Formadores em Ação” como política de formação continuada de professores do Paraná (2020-2024): elementos teórico-metodológicos. 2025. 109 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8124
Issue Date: 1-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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