Recent Submissions
Educação ao Longo da Vida: a Unesco e o projeto educativo da (con)formação para os jovens e adultos
Esta tese integra a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Cascavel. Tem como objeto de estudo a concepção de Educação ao Longo da Vida, que se difunde nos documentos dos organismos internacionais que orientam as políticas educacionais, sobretudo nos documentos produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pertine...
A percepção de gestores e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR sobre os impactos do artigo 14 do FUNDEB Permanente no contexto escolar
A partir do sancionamento da Lei Federal Nº 14.113 no dia 25 de dezembro de 2020, a qual instituiu o FUNDEB Permanente e estabeleceu as condicionalidades expressas em seu Art. 14, sendo elas: I) provimento da função de diretor escolar com critérios de desempenho e por mérito; II) participação de no mínimo 80% dos estudantes regularmente matriculados nas avaliações em larga escala do SAEB; III) redução das desigualdades educacionais, raciais e econômicos, IV) Regime de colaboração entre ...
Corpos à deriva e o desejo de filhos: uma análise discursiva sobre o corpo solidário no Brasil
Sob a perspectiva da Análise de Discurso pecheutiana, que se desenvolveu fortemente em território brasileiro, via trabalhos de Eni Orlandi e demais pesquisadores que se voltam para o discurso como objeto de estudo, este trabalho tem como objetivo investigar como o corpo solidário (Viana, 2017) é discursivizado nos portais do g1 e Folha, versões digitais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, respectivamente, e que constituem mídias de referência, uma vez que atuam como formadores d...
Estudo de Análise do ciclo de vida aplicado à residência unifamiliar com foco em eco-análises e diagnósticos de impactos ambientais
O setor da construção civil tem um impacto economicamente positivo e significativo no ambiente local e na região circundante, decorrente de suas atividades diretas e indiretas, e emerge como uma das atividades econômicas mais proeminentes e influentes globalmente. No Brasil, o setor da construção civil está experimentando um crescimento significativo e o aumento da demanda por materiais está diretamente ligado ao aumento do consumo de matérias-primas e energia, especialmente durante as e...
Vozes que não se calam: o feminicídio em três romances latino- americanos de autoria feminina
A tese tem por objetivo analisar romances latino-americanos de autoria feminina, cujas temáticas se vinculam às violências praticadas contra as mulheres, sobretudo, o feminicídio. Tendo como corpus Mulheres empilhadas (2019), da brasileira Patrícia Melo, Chicas muertas (2021), da argentina Selva Almada, e El invencible verano de Liliana (2022), da mexicana Cristina Rivera Garza, a pesquisa propõe-se a indagar de que forma as violências simbólica, psicológica, moral, sexual, física e o f...
Eco-Imperialismo: Agroimperialismo, Estado e Políticas Sociais no Brasil
A presente tese tem como temática o setor agropecuário, denominado de Agroimperialismo, o Estado e as Políticas Sociais no Brasil. Para tal, propôs-se conceituar o Eco-imperialismo, como: toda política administrativa; dependência econômica e financeira; ação prática e ideológica de uma nação, um grupo, empresa, grandes corporações/monopólios, tanto político ou financeiros (bancos) e fundos de investimentos que expandem, controlam, centralizam e expropriam o ecológico, os ecossiste...
Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado
Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identificar ...
O uso das anáforas meronímicas na constituição do conto fantástico Assombramento, de Afonso Arinos
Investigam-se, nesta pesquisa, os processos de retomada por anáfora meronímica em texto do gênero conto, com objetivo de verificar de que forma as anáforas indiretas meronímicas atuam na constituição da tipologia desse gênero textual. Considerando que o estudo da referenciação tem mostrado possibilidades de análise de textos literários, as quais acenam para a verificação da organização textual sob o olhar da coesão interna do texto, esta pesquisa, de cunho qualitativo, é orientada por um...
A educação como direito de todos: inclusão e permanência dos haitianos na escola pública de Cascavel - PR (2012-2024)
Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - PR. O objetivo é discutir a permanência dos haitianos nas escolas públicas do município de Cascavel - PR, no sentido de compreender os processos de inclusão desse público nas escolas de Ensino Fundamental II. Este estudo está alicerçado na legislação pertinente, especialmente a Constituição Federal de 1...
Análise Discursiva de atividades de interpretação e compreensão de textos numa coleção didática voltada ao 4º ano do Ensino Fundamental: abrindo-se espaço às perguntas não feitas
Esta dissertação investiga as atividades de interpretação e compreensão de textos no livro didático Pitanguá Mais, de Buranello (2021), à luz da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux (1938-1983), a partir dos estudos de Orlandi (1996, 1999, 2001, 2002, 2005, 2007). O estudo analisa os encaminhamentos de leitura presentes em três textos da seção "Outra Leitura", no 4º volume da coleção, e investiga como as questões propostas podem ser limitadoras ou amplia...
A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula.
Uma das propostas da Disciplina Positiva é a capacitação de professores, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que realiza a gestão do comportamento de forma democrática em sala de aula. Partindo desta compreensão, o presente estudo teve como objetivo investigar, analisar e relacionar os impactos de uma formação de professores baseada na Disciplina Positiva. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas públicas municipais no O...
A presença do ensino do léxico na formação continuada do professor da educação básica no Paraná.
Esta pesquisa tem como tema principal o ensino do léxico em cursos online voltados à formação continuada de docentes de Língua Inglesa, atuantes na Educação Básica das escolas da rede estadual do Paraná. Observa-se que a formação continuada tem um papel fundamental na docência. Ao manter atualizadas a prática e a fluência na língua estrangeira em que leciona, bem como o conhecimento didático-pedagógico, o docente se torna mais preparado para entender e suprir as necessidades de seus alun...
Tecnologias digitais na formação inicial em Letras: um olhar para a prática de ensino e para o estágio supervisionado
Considerando o desafio da integração das Tecnologias Digitais (TD) na formação inicial de professores e a lacuna entre o discurso sobre a importância da tecnologia e sua efetiva implementação nos cursos de licenciatura em Letras, formulou-se nesta pesquisa a seguinte questão: como a integração das TD, mediada por um processo de pesquisa-ação crítico-colaborativa na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, pode promover a reflexão pedagógica e a const...
Concepções de professores sobre o ensino de crianças autistas: Uma revisão de literatura
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um direito assegurado por legislações nacionais e internacionais, mas sua implementação ainda enfrenta inúmeros desafios na prática educativa. Entre esses desafios, destacam-se as concepções que os professores têm sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as quais influenciam diretamente as estratégias pedagógicas adotadas e a efetividade da inclusão. A discrepância entre os preceitos legais e as...
Análise das políticas curriculares para educação infantil: percurso histórico e implicações na proposta curricular no município de Cascavel – Paraná (2008 -2022)
Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve por finalidade analisar e historicizar a trajetória da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - PR, no período de 2008 a 2022, considerando as transformações históricas pelas quais passou essa etapa educativa, decorrentes das políticas curriculares. A investigação se inseriu no âmbito do Grupo de...
Mulheres na Ciência. De bruxas a cientistas. Uma análise da presença feminina na docência no IFPR
O objetivo central desta tese consiste em investigar a atuação docente feminina na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no âmbito do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A pesquisa procura analisar os discursos que constituem as mulheres como produtoras e disseminadoras do saber científico, inseridas em uma sociedade estruturada por relações de classe e de gênero. A questão de pesquisa que orientou o estudo foi: em que medida as relações de gênero influenciam as escol...
Pós-Graduação e produtivismo: um estudo da qualidade de vida dos estudantes de mestrado e doutorado
Os desafios da vida acadêmica colocam à prova a percepção da qualidade de vida e saúde dos estudantes, em especial na Pós-Graduação stricto sensu. No ambiente acadêmico da Pós-Graduação inúmeras tarefas são desenvolvidas, juntamente com elas, há um alto nível de cobranças, que por vezes, podem gerar o esgotamento físico e mental, podendo vir a desencadear o adoecimento, bem como a perda da qualidade de vida do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo se direciona a identif...
Marighella multiplicado: a experiência transmídia na biografia e cinebiografia
RESUMO A narrativa transmídia representa uma abordagem que integra narrativa e meios de comunicação, na qual a narrativa se desdobra em múltiplas plataformas midiáticas, que, entrelaçadas, contribuem de uma maneira distinta e significativa, a seu modo, para o todo. Esta pesquisa, à vista disso, investiga as relações da narrativa transmídia em dois produtos de mídia: Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, biografia escrita por Magalhães (2012), e Marighella, cinebiografia prod...
Leitura e construção de sentidos: uma proposta pedagógica com inferências para o 7º ano do Ensino Fundamental
O ensino da leitura é um grande desafio aos professores desde os anos iniciais até os finais, visto que, não basta o aluno saber decodificar os signos linguísticos, é preciso muito mais para torná-lo, de fato, um leitor proficiente e uma das habilidades que consideramos essenciais para tal, é a de realização de inferências. Entendendo a importância de contribuirmos com esse processo, propomos esta dissertação, de caráter teórico-propositivo, que apresenta como tema o ensino da leitu...
Uma leitura discursiva de Charges da Plataforma LRCO (Livro Registro de Classe Online) da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná – Anos Finais
O trabalho com leitura em sala de aula é sempre um desafio, pois entre diversas teorias e perspectivas, encontrar uma metodologia que possibilite o letramento de nossos educandos não é uma tarefa fácil. Quando gêneros imagéticos são inseridos na escola se torna mais desafiador, visto que a tendência é apenas a observação de acontecimentos explícitos em tais gêneros e/ou usados como pretexto para o estudo gramatical e ortográfico. A busca de uma leitura que ultrapasse a decodificação...
- 1142 UNIOESTE
- 848 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 959 Dissertação
- 183 Tese
- 463 2020 - 2026
- 625 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 263 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1141 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito