Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8064
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação como direito de todos: inclusão e permanência dos haitianos na escola pública de Cascavel - PR (2012-2024)
Other Titles: Education as a right for all: inclusion and permanence of Haitians in public schools in Cascavel - PR (2012-2024).
Autor: Arceles, Maria Helena da Silva 
Primeiro orientador: Silva, João Carlos da
Primeiro membro da banca: Santos, José Carlos dos
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Resumo: Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel - PR. O objetivo é discutir a permanência dos haitianos nas escolas públicas do município de Cascavel - PR, no sentido de compreender os processos de inclusão desse público nas escolas de Ensino Fundamental II. Este estudo está alicerçado na legislação pertinente, especialmente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9.394/1996) e a Lei de Migração (Lei n.º 13.445/2017), que estabelecem, respectivamente, os direitos e os deveres fundamentais dos brasileiros, dos migrantes e dos visitantes. Parte-se da seguinte problematização: Como configurou-se a inclusão e a permanência dos alunos haitianos na escola pública de Cascavel, considerando os desafios e as estratégias adotadas por essa instituição? Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico concomitante à coleta de dados e à pesquisa de campo. Os dados foram obtidos do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cascavel - PR, de jornais regionais e de visitas técnicas em escolas. Além disso, recorreu-se às informações fornecidas pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), a partir de relatórios anuais sobre esse tema. As discussões estão fundamentadas em autores como Ribeiro (1987), Fávero (2014), Alves (2015), que tematizam sobre a escola pública, além de teses e dissertações, como as de Eberhardt (2017), Manica (2018). Os dados analisados revelam que se faz necessária uma melhor formação por parte dos gestores e demais profissionais das escolas no atendimento aos imigrantes. Sendo assim, para enfrentar essa dificuldade, a escola pública precisa se adequar, especialmente com relação à capacitação dos profissionais, além da formulação de um projeto voltado às demandas dessa população no que compete à sua inclusão, para que sejam efetivados os princípios legais estabelecidos na Constituição Federal e na LDB.
Abstract: This dissertation is connected to the History of Education research line of the Postgraduate Program in Education of the State University of Western Paraná, Cascavel - PR campus. The aim is to discuss the permanence of Haitians in public schools in the municipality of Cascavel - PR, to understand the processes of insertion of this public in elementary II schools. This study is based on the relevant legislation, especially the Federal Constitution of 1988, the Guidelines and Bases Law (Law No. 9.394/1996) and the Migration Law (Law No. 13.445/2017), which respectively establish the basic rights and obligations of Brazilians, migrants and visitors. The problem is as follows: How did Haitian students integrate and remain in public schools in Cascavel, given the challenges and strategies adopted by this institution? Methodologically, this is a bibliographical study accompanied by data collection and field research. The data were obtained from the Regional Education Center (NRE) and the Municipal Education Department (SEMED) of Cascavel - PR, from regional newspapers and from technical visits to schools. We also used information provided by the Observatory of International Migration (OBMigra), based on its annual reports on the subject. The discussions are based on authors such as Ribeiro (1987), Fávero (2014) and Alves (2015), who discuss public schools, as well as theses and dissertations such as those of Eberhardt (2017) and Manica (2018). The data analyzed shows that there is a need for better training for school administrators and other school professionals in dealing with immigrants. Therefore, to deal with this difficulty, public schools need to adapt, especially about the training of professionals, as well as formulating a project aimed at the demands of this population regarding their inclusion, so that the legal principles established in the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases are put into effect.
Keywords: Haitianos
Direito à educação
Escola pública
Cascavel - PR
Haitians
Right to education
Public school
Cascavel - PR
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Arceles, Maria Helena da Silva. A educação como direito de todos: inclusão e permanência dos haitianos na escola pública de Cascavel - PR (2012-2024). 2025. 114. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8064
Issue Date: 1-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Helena da Silva Arceles.pdfArquivo completo2.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.