| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8177| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | BARU ÈBÌ PÁ MÍ Ọ: MEDIAÇÃO CULTURAL E REPERTÓRIOS TERREIRO EM ESCREVIVÊNCIA |
| Other Titles: | BARU ÈBÌ PÁ MÍ Ọ: CULTURAL MEDIATION AND TERREIRO REPERTOIRES IN WRITING |
| Autor: | Souza, Izabela Fernandes de ![]() |
| Primeiro orientador: | Diniz, Alai Garcia |
| Primeiro membro da banca: | Cruz, Antônio Donizeti da |
| Segundo membro da banca: | Santos, Maricélia Nunes dos |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Diana Araújo |
| Quarto membro da banca: | Alexandre, Marcos Antônio |
| Resumo: | Esta tese opera uma aproximação junto às encruzilhadas epistêmicas (Martins, 1997), tendo como condução e defesa o procedimento escrevivente (Evaristo, 2006) enquanto metodologia de pesquisa, e a filosoficidade, cosmologia e prática da cultura de terreiro, como forma de sustento e nutrição. O trabalho problematiza a colonialidade do saber e do poder (Quijano, 2005) para viabilizar a (re)existência das tradições de matriz africana em espaços historicamente marginalizados, aliando vivências e transbordando fronteiras. O estudo destaca a comunidade de terreiro Ilê Baru em Foz do Iguaçu/PR, observando seus repertórios ancestrais e a agência performática do alimento. O alimento, como repertório da cultura de terreiro, expressa um fazer literário multidimensional que nutre a cosmografia de Àṣẹ, configurando-se como uma poética de incorporação e atrevivências. Gestada pelo aporte performático e afrografias (Martins, 1997), a pesquisa entende que o fazer cultural e as tradições de matriz africana articulam lutas contra aprisionamentos coloniais, fertilizando fluxos de esperança (Freire, 1992) e possibilitando a regeneração da multiplicidade do ser (Glissant, 2021). Via uma abordagem interdisciplinar, adentrando o campo da literatura, a tese dialoga com referências bibliográficas, obras literárias, pares e iniciativas socioeducativas que orientam um modo de afeto e direção mediadora. O objetivo central é ampliar o campo da literatura em um processo de busca e aprendizagem destinado a criar novas genealogias. Em relação à linguagem, parte se da perspectiva da autopoiese de Maturana e Varela (1995), que a aponta como parte do sistema de relações biológicas e sociais. A perspectiva de mediação cultural, embasada na ética do cuidado (Pereira, 2023), aufere um lugar para esse procedimento, promovendo acoplamentos necessários para o bem-estar pessoal e social. As mediações de àse, em suas linguagens ampliadas, apontam para uma dinâmica da autopoiese, onde a comunidade assume processos interativos que movimentam condutas e práticas, tendo as corpografias como ponto de fricção fundamental. Desse modo, a pesquisa busca valorizar as práticas tradicionais e filosóficas de Àṣẹ e potencializar a inserção da temática em ambientes educacionais, embasada nas Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Defende-se que o fomento de projetos socioculturais que congregam o intercultural crítico (Walsh, 2010) e as perspectivas relacionais de gênero, classe, raça e tradição de àse são modos necessários para o estabelecimento de pontes antirracistas e interculturais. A tese se localiza no contexto de fronteira, representado como lugar de dobras, multimodalidades e transbordamento, que desafia sentidos convencionais e promove porosidades, rizomas e opacidades nas literaturas e manifestações culturais. |
| Abstract: | This thesis engages with epistemic crossroads (Martins, 1997), guided and defended through the escrevivência methodology (Evaristo, 2006) as a research approach, while drawing upon the philosophy, cosmology, and practices of terreiro culture as sustenance and nourishment. The work problematizes the coloniality of knowledge and power (Quijano, 2005) to enable the (re)existence of African-based traditions in historically marginalized spaces, merging lived experiences and overflowing boundaries. The study focuses on the Ilê Baru terreiro community in Foz do Iguaçu/PR, examining its ancestral repertoires and the performative agency of food. As an element of terreiro culture, food embodies a multidimensional literary practice that nourishes the cosmography of Àṣẹ, constituting a poetics of embodiment and atrevivências. Framed by performative contributions and afrografias (Martins, 1997), the research posits that African-based cultural practices and traditions articulate struggles against colonial confinement, fostering flows of hope (Freire, 1992) and enabling the regeneration of the multiplicity of being (Glissant, 2021). Through an interdisciplinary approach, intersecting literature, the thesis dialogues with bibliographic references, literary works, peers, and socio-educational initiatives that guide an affective and mediational mode. The central objective is to expand the field of literature as a process of search and learning intended to forge new genealogies. Regarding language, the study adopts the perspective of autopoiesis (Maturana & Varela, 1995), which views it as part of biological and social relational systems. The cultural mediation perspective, grounded in an ethics of care (Pereira, 2023), provides a space for this procedure, fostering necessary couplings for personal and social well-being. The mediations of Àṣẹ, in their expanded languages, point to an autopoietic dynamic where the community engages in interactive processes that shape conduct and practices, with corpografias (body-graphies) as a fundamental friction point. Thus, the research seeks to valorize the traditional and philosophical practices of Àṣẹ and enhance the inclusion of this theme in educational environments, in alignment with Brazilian Laws 10,639/03 and 11,645/08. It argues that fostering sociocultural projects that integrate critical interculturality (Walsh, 2010) and relational perspectives of gender, class, race, and Àṣẹ tradition are necessary means for establishing anti-racist and intercultural bridges. The thesis is situated in a border context, represented as a place of folds, multimodalities, and overflow, challenging conventional meanings and promoting porosity, rhizomes, and opacity in literatures and cultural manifestations. |
| Keywords: | Literatura Terreiro Alimento Interculturalidade Relações étnico raciais Esperançar Literature Terreiro Food Interculturality Ethno-racial relations Esperançar |
| CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Campun: | Cascavel |
| Citation: | Souza, Izabela Fernandes de. BARU ÈBÌ PÁ MÍ Ọ: MEDIAÇÃO CULTURAL E REPERTÓRIOS TERREIRO EM ESCREVIVÊNCIA. 2025. 207 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8177 |
| Issue Date: | 23-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Izabela Fernandes de Souza.pdf | Arquivo completo | 3.31 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

