Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8082
Tipo do documento: Tese
Title: Educação ao Longo da Vida: a Unesco e o projeto educativo da (con)formação para os jovens e adultos
Other Titles: Lifelong Learning: UNESCO and the educational project of (con)formation for young people and adults
Autor: Dolla, Margarete Chimiloski 
Primeiro orientador: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Primeiro coorientador: Cossetin, Márcia
Primeiro membro da banca: Lara, Angela Mara de Barros
Segundo membro da banca: Abreu, Claudia Barcelos de Moura
Terceiro membro da banca: Real, Giselle Cristina Martins
Quarto membro da banca: Pierro, Maria Clara Di
Quinto membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Cascavel. Tem como objeto de estudo a concepção de Educação ao Longo da Vida, que se difunde nos documentos dos organismos internacionais que orientam as políticas educacionais, sobretudo nos documentos produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pertinentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram apreendidas as matrizes históricas do conceito de Educação ao Longo da Vida, proposto como eixo orientador de um novo projeto de Educação para o século XXI, defendido e disseminado no âmbito da Unesco. Desse modo, nossa tese é a de que o processo de (con)formação da Educação de Jovens e Adultos, por meio do slogan da Educação ao Longo da Vida, preconizado pela Unesco, é uma das consequências do processo de reestruturação produtiva. O objetivo geral e tese definidos são provenientes do questionamento indutor da pesquisa, qual seja: “Como o projeto de Educação ao Longo da Vida da Unesco reflete a (con)formação às relações de trabalho provenientes da reestruturação produtiva no final do século XX e início do século XXI?”. Para o desenvolvimento desta tese utilizamo-nos de uma investigação de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos da Unesco foram os relatórios produzidos entre 1972 e 2022. A motivação para seleção das fontes decorre do fato de apresentarem o slogan relacionado à Educação ao Longo da Vida. Procuramos analisar nosso objeto de estudo no movimento histórico em que se inserem as políticas educacionais, compreendendo-o em suas múltiplas determinações que decorrem do processo de transformação social mais amplo, que remete ao modo de produção capitalista em sua manutenção e reprodução. Para tanto, apoiamo-nos em teóricos como: Marx (1975, 1982, 1984, 2004, 2009), Mészáros (2002, 2007, 2011, 2015, 2022), Harvey (1996, 2008, 2011); Antunes (1995, 2002, 2008, 2011), Lessa (1999), entre outros. Foi possível constatar que, historicamente, a relação trabalho e educação se configura na perspectiva da divisão social do trabalho. Para tanto, a educação desempenha a função de preparar indivíduos empregáveis, adaptáveis ao mercado de trabalho em constante transformação. Com a proposição do slogan Educação ao Longo da Vida, presente nos documentos da Unesco, identifica-se o alinhamento e a (con)formação a essa perspectiva. Evidencia-se que as mudanças em conformidade com o projeto educacional do capital sustentado pelo slogan Educação ao Longo da Vida, visa a redução de resistências políticas e o fortalecimento de um novo consenso. Compreendemos, assim, que o slogan Educação ao Longo da Vida fundamenta-se na assimilação necessária ao capital no que se refere às alterações dos processos produtivos e em como a reestruturação produtiva tenciona alterações nos aspectos educacionais, sendo o eixo orientador de um novo projeto de Educação para o século XXI, defendido e disseminado no âmbito da Unesco.
Abstract: This thesis is part of the research line Education, Social Policies and State, of the Postgraduate Program in Education at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cascavel campus. Its object of study is the concept of Lifelong Education, which is widespread in the documents of international organizations that guide educational policies, especially those produced by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), regarding Youth and Adult Education (EJA). The historical foundations of the concept of Lifelong Education were explored, since it is proposed as the guiding principle of a new education project for the 21st century, advocated and disseminated within UNESCO. Thus, our thesis is that the process of (con)formation of Youth and Adult Education, through the slogan of Lifelong Education, advocated by UNESCO, is one of the consequences of the process of productive restructuring. The general objective and thesis derive from the research’s guiding question: “How does UNESCO's Lifelong Education project reflect the (con)formation of labor relations resulting from the productive restructuring of the late 20th and early 21st centuries?” For the development of this thesis, we used a qualitative approach, through bibliographic and documentary research. The UNESCO documents were reports produced between 1972 and 2022. The motivation for the selection of the UNESCO documents derived from their use of a slogan related to “Lifelong Education.” We sought to analyze our object of study within the historical movement of educational policies, understanding it in its multiple determinations that arise from the broader process of social transformation, which refers to the capitalist mode of production in its maintenance and reproduction. With this in mind, we rely on theorists such as: Marx (1975, 1982, 1984, 2004, 2009), Mészáros (2002, 2007, 2011, 2015, 2022), Harvey (1996, 2008, 2011); Antunes (1995, 2002, 2008, 2011), Lessa (1999), among others. It was possible to observe that, historically, the relationship between work and education has been shaped by the social division of labor. Therefore, education serves the purpose of preparing employable individuals, adaptable to the ever-changing job market. The slogan “Lifelong Education,” present in UNESCO documents, demonstrates alignment and (con)formation with this perspective. It can be highlighted that changes in line with capital’s educational project, supported by the slogan “Lifelong Education,” aims to reduce political resistance and strengthen a new consensus. We thus understand that the slogan “Lifelong Education” is based on capital’s necessary assimilation of changes in production processes and how productive restructuring entails changes in educational aspects. It serves as the guiding principle of a new Education project for the 21st century, advocated and disseminated within UNESCO.
Keywords: Políticas Educacionais
Educação de Jovens e Adultos
Educação ao Longo da Vida
Unesco
Trabalho
Educational Policies
Youth and Adult Education
Lifelong Education
UNESCO
Work
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Dolla, Margarete Chimiloski. Educação ao Longo da Vida: a Unesco e o projeto educativo da (con)formação para os jovens e adultos. 2025.212 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8082
Issue Date: 7-Jul-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Margarete Chimiloski Dolla.pdfArquivo completo1.67 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.