| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8186| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Trabalho docente: dos saberes necessários ao professor da Educação Superior ao desenvolvimento da prática pedagógica na universidade, para o século XXI |
| Other Titles: | From essential knowledge required of necessary of Higher Education professors i to the development of pedagogical practice at the university, for the 21st century. |
| Autor: | Cavalheiro, Silvia da Aparecida ![]() |
| Primeiro orientador: | Molin, Beatriz Helena Dal |
| Primeiro membro da banca: | Fachin, Paulo |
| Segundo membro da banca: | Ristow, Marcia |
| Quarto membro da banca: | Moreira, Julia Cristina Granetto |
| Resumo: | O Ensino Superior no século XXI enfrenta desafios significativos diante das transformações sociais, tecnológicas e epistemológicas, exigindo uma ressignificação do papel do docente universitário. Esta dissertação investiga os saberes fundamentais para a prática pedagógica no Ensino Superior contemporâneo, considerando a interseção entre conhecimento acadêmico, didática universitária, inovação pedagógica e inclusão educacional. Nesse sentido, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e entrevistas com docentes de diferentes áreas do conhecimento, buscando compreender como os professores universitários constroem e aplicam seus saberes pedagógicos no cotidiano da sala de aula. Os resultados indicam que, além do domínio do conteúdo específico, o professor da Educação Superior precisa desenvolver competências didáticas, habilidades socioemocionais, práticas inclusivas e domínio das inovações tecnológicas educacionais. Portanto, a formação continuada e o desenvolvimento profissional emergem como fatores determinantes para a eficácia do ensino universitário, destacando a necessidade de políticas institucionais voltadas à capacitação docente. A pesquisa contribui para o debate sobre a docência no Ensino Superior, apontando caminhos para uma prática pedagógica que integre conhecimento, inovação e compromisso com a aprendizagem significativa dos estudantes. |
| Abstract: | Higher education in the 21st century faces significant challenges in the face of social, technological and epistemological transformations, requiring a re-signification of the role of the university lecturer. This dissertation investigates the fundamental knowledge for pedagogical practice in contemporary higher education, considering the intersection between academic knowledge, university didactics, pedagogical innovation and educational inclusion. In this sense, the research adopts a qualitative approach, anchored in a literature review and interviews with lecturers from different areas of knowledge, seeking to understand how university lecturers construct and apply their pedagogical knowledge in everyday classroom life. The results indicate that, in addition to mastering specific content, higher education teachers need to develop didactic competences, socio emotional skills, inclusive practices and mastery of new educational technologies. Therefore, continuing education and professional development emerge as determining factors for the effectiveness of university teaching, highlighting the need for institutional policies aimed at teacher training. The research contributes to the debate on teaching in higher education, pointing the way towards a pedagogical practice that integrates knowledge, innovation and commitment to meaningful student learning. |
| Keywords: | Docência universitária Prática pedagógica Ensino Superior Inovação Formação docente Século XXI University teaching Pedagogical practice Higher education Innovation Teacher training 21st century |
| CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
| Sigla da instituição: | UNIOESTE |
| Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Campun: | Cascavel |
| Citation: | Cavalheiro, Silvia da Aparecida. Trabalho docente: dos saberes necessários ao professor da Educação Superior ao desenvolvimento da prática pedagógica na universidade, para o século XXI. 2025. 69 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8186 |
| Issue Date: | 19-Sep-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Silvia Cavalheiro.pdf | Arquivo completo | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

