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Avaliação econômico-ecológica do Núcleo Social de Gestão do Agroecossistema (NSGA) “Sítio Dossel”, a partir da implantação de sistemas agroflorestais sucessionais (2018 a 2024): uma contribuição para o debate sobre soberania alimentar e autonomia camponesa.
Diante da importância cada vez maior de ações que contribuam para o fortalecimento de sinergias na relação sociedade-natureza e para mudanças substanciais na forma de se produzir alimentos, a agrofloresta sucessional, concebida com base na Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch, se apresenta como prática espacial agroecológica, que permite compatibilizar produção de alimentos com processos de restauração florestal, através de sistemas agroflorestais baseados na sucessão natural de e...
Indústria moveleira no sul do Brasil: análise geográfica da produção de móveis em painéis de madeira
O presente trabalho de tese investiga o desenvolvimento da indústria moveleira no Sul do Brasil, com ênfase na produção de móveis de painéis de madeira. O objetivo principal é elucidar o processo de transição entre a produção tradicional de móveis e o avanço da modernização tecnológica no setor. Fundamentado nos pressupostos da Formação Sócio espacial, o estudo combina revisão bibliográfica, análise de dados secundários e pesquisa de campo, compreendendo visitas técnicas e entrevistas...
Entre poderes e saberes: o processo de escolarização do município de Ampére entre os anos de 1950 e 1981
A pesquisa esteve vinculada à Linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e se propôs a investigar o processo de escolarização no município de Ampére, PR, entre os anos de 1950 e 1981, abrangendo a educação rural e urbana. Este período foi crucial para entender como a colonização da Vila de Ampére impactou a educação pública local, especialmente com a chegada de imigrantes que bu...
A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa integra as contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está vinculada à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, que se dedica à investigação das relações entre cultura e educação, da formação docente e dos processos educativos formais e informais, considerando suas dimensões teóricas, práticas, sociopolíticas e pedagógicas. Esta dissertação tem como objetivo investigar como a organiza...
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: entre a coerção e a educação frente ao tema do poder de polícia administrativo
Este trabalho contempla a dissertação de Mestrado acadêmico na área de concentração de Educação, voltado para a linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”. A pesquisa foi feita através do método misto (integrativo ou multimodal) e objetivou a análise do poder de polícia administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no sentido de discutir a relação entre o caráter coercitivo e o caráter educativo da atuação desta instituição estatal, bem com as implicações de...
A base nacional comum curricular nas práticas pedagógicas com bebê
O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e integra o Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infância - GPECI. A questão central que mobiliza a pesquisa é: Diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil, como ocorre a organização das...
Obsessão securitária e educação cívico-militar: implicações na gestão escolar do Colégio Cívico Militar Professor Vicente de Carli
Esta dissertação se vinvula à linha 2, do Programa de Mestrado em Educação da Universidde Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão. Retratou o tema da realidade vivida por um escola, em Francisco Beltrão, que adotou a conformção cívico-militar. Notadamente no quesito gestão (analisada via documentos institucionais). O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Prog...
A organização do ensino remoto e híbrido para a alfabetização no município de Francisco Beltrão-PR
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo, enfrentaram a pandemia do coronavírus (SARS-CoV 2), originária na China em 2019. A disseminação do vírus levou às medidas de isolamento social e restrições em diversos setores, incluindo a educação. As escolas foram fechadas, e as aulas foram realizadas de forma remota. No município de Francisco Beltrão, as escolas suspenderam as aulas, adotando o sistema remoto de ensino. Somente em outubro de 2020 houve o retorno gradual das atividades escolares...
Práticas de internacionalização na educação básica: análise do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF)
A internacionalização da Educação tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo, sendo fortemente associada ao processo de globalização. Nos últimos anos, diversas pesquisas sobre o tema têm surgido no Brasil, embora a maioria se concentre na Educação Superior, alguns autores brasileiros abordam e pesquisam a internacionalização na Educação Básica: Brito, (2020); Thiesen, (2021); Woicolesco, Hatsek & Rosso, (2023). A primeira etapa desta pesquisa consistiu na construç...
Apropriação de TDICS na prática pedagógica por professores nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Francisco Beltrão/PR
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar a apropriação e a incorporação das tecnologias da informação e de comunicação pelos professores da rede municipal de Francisco Beltrão-PR, após o período pandêmico. A pesqu...
O protagonismo infantil nas narrativas do cotidiano em um CEIM de Chapecó-SC: entre a subversão e a resistência
A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e ao Grupo Educação, Crianças e Infância (GPECI), tem como tema central o protagonismo infantil. Nesse sentido, o estudo destaca as culturas infantis e suas inter-relações com os processos educativos em instituições de educação infantil, possibilitando subsídios para a formação de professor...
Os impactos da reestruturação industrial em São Lourenço do Oeste/SC
Este trabalho disserta sobre os impactos em uma pequena cidade do Oeste Catarinense, ocasionados pela incorporação de uma indústria local, “Parati”, por uma multinacional norte-americana, “Kellogg’s”. A pesquisa analisa os efeitos na economia local, nos fluxos migratórios e na infraestrutura urbana, bem como a inserção do município na Divisão Internacional do Trabalho (DIT). A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, levantamento de dados quantitativos e qualitativos, primári...
Geotecnologias aplicadas ao estudo das nascentes na bacia do Rio Lonqueador: gestão de APPs e mapeamento interativo
A água desempenha um papel vital para a vida e a sustentabilidade ambiental, mas a degradação de nascentes das bacias hidrográficas compromete sua disponibilidade. Este estudo utilizou ferramentas de geotecnologia, como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto, para investigar as condições socioambientais da Bacia do Rio Lonqueador, situada no sudoeste do Paraná entre os municípios de Francisco Beltrão e Marmeleiro. A pesquisa buscou validar as localizações das...
Políticas públicas ambientais do município de Flor da Serra do Sul/PR de 1993 a 2020
Diante da crise ambiental contemporânea, intensificada pela Modernidade e pela Globalização, as políticas ambientais emergem como ferramentas cruciais para controle, recuperação e integração das dimensões natural, cultural e social. No estado do Paraná, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços destinado à conservação de mananciais por abastecimento público e biodiversidade (ICMS Ecológico) tem se destacado como um instrumento financeiro que incentiva munic...
Marcas tateadas nas publicações científicas sobre educação geográfica de cegos
A educação inclusiva busca garantir oportunidades à escolarização daqueles que, por um motivo ou outro, têm indicativos de algum limite biológico ou cognitivo, que exigem procedimentos didáticos específicos, para possibilitar o aprendizado e o convívio com os demais estudantes na escola regular. Porém, a inclusão de cegos, principalmente no componente curricular de Geografia, ainda é um desafio a ser superado, pois é uma questão complexa, que envolve limites significativos tanto na ...
A participação das mulheres quilombolas na comunidade Castorina Maria da Conceição (Palmas - Paraná)
A pesquisa aborda a participação das mulheres quilombolas na Comunidade Castorina Maria da Conceição, localizada em Palmas, Paraná, Brasil. O objetivo principal foi compreender as dinâmicas socioterritoriais que mantém a territorialidade quilombola, destacando o papel das mulheres na construção e perpetuação da identidade e herança cultural. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e qualitativa. A análise documental abrangeu textos, artigos e dados históricos sobre a escravi...
Estudo geoeconômico da cadeia produtiva do trigo no Brasil
O presente trabalho versa sobre a dinâmica geoeconômica da cadeia produtiva do trigo no Brasil, partindo da análise da produção primária, estruturas produtivas e consumo. Como forma de contextualizar este processo, pode-se considerar que a cadeia produtiva do trigo no Brasil responde aos diferentes ciclos de desenvolvimento, tanto internos, quanto externos, acompanhando assim as alterações na relação de produção e nas forças produtivas, criando em cada etapa novos impulsos que busca...
Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê.
Esta pesquisa investigou o fenômeno do abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Xanxerê - SC. O estudo foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve como objetivo analisar o abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC Campus Xanxerê - ...
A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana.
Esta dissertação, intitulada A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte – Francisco Beltrão – Paraná - 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR, área de concentração em Educação e Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação. A problemática proposta foi compreender qual o processo educa...
Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola
A pesquisa "Compreensões de infância e criança presente na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola", inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, da Universidade Estadual do Oeste doParaná – UNIOESTE, objetiva analisar a compreensão de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras que atuam nas turmas de pré-e...
- 482 UNIOESTE
- 444 Dissertação
- 38 Tese
- 218 2020 - 2025
- 254 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 482 application/pdf
- 482 Acesso Aberto