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Identificação de áreas vulneráveis a movimentos de massa com base em aprendizado de máquina, Rio Ligeiro (Pato Branco – PR)
Estudos envolvendo a ocorrência de Movimento de Massa ainda são pouco frequentes nos municípios do Sudoeste do Paraná, os quais apresentavam baixa taxa populacional até a década de 1970, entretanto, essa região tem demonstrado um aumento expressivo de urbanização nas últimas décadas, principalmente nos polos da região, como Francisco Beltrão, Palmas e Pato Branco. O relevo da mesorregião Sudoeste é marcado por uma homogeneidade morfológica decorrente do predomínio de feições planas, ond...
O movimento de mulheres camponesas e a agroecologia como formas de emancipação e reconhecimento
A presente tese pretende compreender o papel do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/SC) e da agroecologia no processo de reconhecimento e emancipação das suas participantes em Santa Catarina, em especial as residentes na região Oeste do estado. O processo de construção envolveu tanto a exploração de diversas fontes bibliográficas como o uso de entrevistas e falas (depoimentos) das camponesas usando a metodologia quali-quantitativa. Inicialmente trazemos questões relacionadas à agroeco...
Agricultura familiar e relações de gênero: mapeando a região sul do Brasil
A agricultura familiar está envolta de relações de desigualdades, especialmente no sul do Brasil. Os processos de desigualdades de gênero são frequentes e incidem diretamente nas relações do campo, como a preferência por homens no processo de sucessão e herança, a configuração de que o trabalho feminino é ajuda, a falta de reconhecimento do trabalho doméstico, entre outras questões apontadas por Brumer (2004) e Paulilo (2016). Tendo em vista a importância da agricultura familiar, torna-s...
Evolução geomorfológica de fundo de vale agradacional da Volta Grande, alto curso do rio Uruguai, sul do Brasil
Vales fluviais podem ser definidos como formas deprimidas e escavadas por cursos hídricos ao longo do tempo, os quais evoluem com base na dinâmica do nível de base ou paleohidrológica. São constituídos por unidades geomórficas, as quais são formadas tanto pela dinâmica do canal fluvial quanto das encostas até o interflúvio. Na área da Volta Grande, os vales fluviais já estudados apresentam seus registros estratigráficos pertencentes ao Pleistoceno Superior e Holoceno, variando entre depó...
A evasão dos cursos de licenciatura em Geografia das universidades estaduais do Paraná (2010-2018)
Esta tese é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, na linha de Educação e Ensino de Geografia. A evasão nos cursos de licenciatura é problema complexo, desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES) e demanda compreensão multifatorial (pessoal, social, econômico, cultural e institucional), alicerçado em estudos que atentem as particularidades de cad...
Mapas táteis como mediadores pedagógicos no conhecimento do município
A presente tese foi desenvolvida como requisito para doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, na Linha de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia. A pesquisa surgiu a partir de estudos desenvolvidos no Laboratório e Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (RETLEE) e como continuidade da dissertação de mestrado defendida no ano de 2016, com...
Ensino e aprendizagem de geografia: desafios em tempos de pandemia da Covid-19 no Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari em Ampére/PR
A presente dissertação foi elaborada a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem de Geografia durante a pandemia da Covid-19 no Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari, localizado no município de Ampére, no Estado do Paraná. Considera-se o fato de que o profissional professor, no transcurso da crise pandêmica, esteve diante de novas formas de ensinar e aprender, vivenciado esse momento no chão da escola e percebendo as dificuldades dos estudantes. Para tanto, busca...
A territorialização dos conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais: a experiência do coletivo de mulheres agricultoras do Sintraf-FB
Os conhecimentos tradicionais sobre as plantas medicinais, que vão desde seu cultivo, identificação e utilização, são mantidos e transmitidos pelas agricultoras entre gerações, mas também, levados à pauta nas organizações de mulheres. Assim sendo, objetivamos analisar a territorialização dos conhecimentos tradicionais sobre as plantas medicinais no município de Francisco Beltrão a partir da experiência de uso, cultivo e comercialização das plantas medicinais, pelas ações das agricultoras...
O uso da plataforma Google classroom na prática de ensino dos professores de Geografia do Sudoeste do Paraná no período da pandemia da Covid-19.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tomam espaços cada vez mais significativos no cotidiano escolar e alteram as relações entre as pessoas, sobretudo, no que se refere ao acesso da informação e sua relação para a construção de conhecimento. Trazem, dessa forma, desafios pedagógicos e metodológicos ao professor. Diferentes tecnologias se aplicam à construção do conhecimento escolar e se somam às TICs. São evidenciados, nesse contexto, a contribuição das Tecnologias de Aprend...
O Colégio Estadual Mário de Andrade e seu papel histórico regional no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982.
Esta tese é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia. A pesquisa teve como tema de estudo o Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) localizado no município de Francisco Beltrão e seu Papel Histórico Regional no ensino de Geografia no período de 1964 a 1982. Buscamos saber qual o papel da instituição naquele contexto?...
A água na educação ambiental: discussão sobre o ciclo hidrossocial a partir da pegada hídrica cinza da soja na região Sudoeste do Paraná
A educação ambiental se constitui como um importante processo formativo e questionador das relações socioambientais predominantes na atualidade. Consideramos que sua atuação é potencializada pela conexão de dados locais aos problemas ambientais globais, por isso problematizamos o uso da água como recurso metodológico para o desenvolvimento de processos educativos sobre o ciclo hidrossocial. Nosso objetivo, para tanto, foi eleger os conceitos de pegada hídrica (HOEKESTRA, 2011) e ciclo hi...
Gênese de formações superficiais oxídicas na superfície geomorfológica de Boa Vista das Missões/RS
A presente pesquisa objetiva a identificação da gênese de formações superficiais oxídicas na Superfície Geomorfológica de Boa Vista das Missões/RS, por meio da descrição física, química e mineralógica dos materiais constituintes. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário trabalho de campo na área de estudo e etapas laboratoriais. O trabalho de campo teve por objetivo descrição macromorfológica e coleta das amostras para os tratamentos laboratoriais. Os tratamentos laboratoriais...
Resíduos sólidos urbanos e a dimensão educativa nas escolas Crescer e Sant’Ana de Pato Branco, PR
Esta pesquisa integra o mote das discussões de Educação Ambiental, faz parte da Linha de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É desenvolvida por membro do Grupo de Pesquisa Educação e Análise Ambiental no Sudoeste do Paraná e professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná - SEED. Objetiva compreender se a problematização dos hábitos geradores e de má destinação dos resíduos sólidos, a...
Gênero, raça/etnia e sexualidade na formação inicial de docentes de Geografia.
A presente pesquisa objetiva responder a problemática se há uma proposta teórica, metodológica e pedagógica comprometida com a discussão de gênero, raça/etnia e sexualidade na formação básica de docentes de Geografia. Para tanto, tem como objetivo principal compreender como as temáticas de gênero, raça/etnia e sexualidade aparecem nos documentos normativos dos cursos de Licenciatura em Geografia ofertados pelo Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, composto atualmente por sete u...
O museu no estudo da geografia dos anos iniciais do ensino fundamental
Esta tese intitulada: “O Museu no estudo da Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” é resultado de pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE, do Programa de Pósgraduação em Geografia – Doutorado – Área de Concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão. O objetivo ...
A educação ambiental nas escolas em tempo integral e jornada ampliada: estudo de caso da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão – PR
A Educação Ambiental deve ser entendida como educação política que busca reivindicar e preparar os cidadãos para exigirem ética nas relações sociais com a natureza gerando, assim, possibilidades de mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal. O equilíbrio entre os seres humanos e destes com o meio em que vivem, deve ser interdisciplinar e participativo, de modo acontribuir para o processo educativo, envolvendo os educandos em suas ações. Por esses atributos, a E...
Diagnóstico ambiental na microbacia rio Lontra - PR
O uso e ocupação do solo influenciam diretamente na qualidade e na disponibilidade dos recursos hídricos, seja pela urbanização acelerada, pela supressão da vegetação ou uso agrícola. Os impactos podem variar em função do uso desenfreado retirando os nutrientes sem a manutenção e conservação adequada do solo e também dos recursos hídricos, desta forma comprometendo a qualidade e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a influência do us...
A geografia na relação trabalho e educação: (contra)tendências para o ensino médio
A presente dissertação objetiva responder a problemática de quais as (contra)tendências da dinâmica capitalista na relação trabalho e educação para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio. Para isso, tem como objetivo geral compreender as tendências da dinâmica capitalista da relação trabalho e educação para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio e delinear possibilidades de contratendência. A hipótese original para a resolução desta problemática era de que o inte...
Os fundos financeiros e o agronegócio brasileiro: as vinculações globais entre as multinacionais e o capital financeiro
A relação criada entre o sistema financeiro e o agronegócio brasileiro, nas últimas décadas do século XX e nas duas primeiras do século XXI, levou ao desenvolvimento dessa tese que está pautada no estudo das conexões entre os fundos financeiros e as empresas de capital aberto que atuam nesse segmento produtivo dentro do território brasileiro. Os maiores fundos financeiros cresceram no centro do sistema capitalista e converteram-se, nas últimas décadas, em gigantescos complexos de alocaç...
Natureza, resíduos sólidos e educação ambiental: um estudo sobre o município de Francisco Beltrão-PR
A relação sociedade-natureza pode-se dizer que é determinada pela necessidade de produção material e de acordo com o nível de desenvolvimento da sociedade. Verificamos uma grande dificuldade em destinar de forma adequada os resíduos gerados por nossa sociedade. A partir dos questionamentos: qual o destino dos resíduos sólidos das áreas rurais? Qual a influência nas práticas de Educação Ambiental da problemática de resíduos sólidos? Refletir sobre o conceito de Natureza que fundamenta as ...
- 237 UNIOESTE
- 214 Dissertação
- 23 Tese
- 60 2020 - 2023
- 167 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 237 application/pdf
- 237 Acesso Aberto