Recent Submissions
Marcas tateadas nas publicações científicas sobre educação geográfica de cegos
A educação inclusiva busca garantir oportunidades à escolarização daqueles que, por um motivo ou outro, têm indicativos de algum limite biológico ou cognitivo, que exigem procedimentos didáticos específicos, para possibilitar o aprendizado e o convívio com os demais estudantes na escola regular. Porém, a inclusão de cegos, principalmente no componente curricular de Geografia, ainda é um desafio a ser superado, pois é uma questão complexa, que envolve limites significativos tanto na ...
A participação das mulheres quilombolas na comunidade castorina Maria da Conceição (Palmas - Paraná)
A pesquisa aborda a participação das mulheres quilombolas na Comunidade Castorina Maria da Conceição, localizada em Palmas, Paraná, Brasil. O objetivo principal foi compreender as dinâmicas socioterritoriais que mantém a territorialidade quilombola, destacando o papel das mulheres na construção e perpetuação da identidade e herança cultural. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica e qualitativa. A análise documental abrangeu textos, artigos e dados históricos sobre a escravi...
Estudo geoeconômico da cadeia produtiva do trigo no Brasil
O presente trabalho versa sobre a dinâmica geoeconômica da cadeia produtiva do trigo no Brasil, partindo da análise da produção primária, estruturas produtivas e consumo. Como forma de contextualizar este processo, pode-se considerar que a cadeia produtiva do trigo no Brasil responde aos diferentes ciclos de desenvolvimento, tanto internos, quanto externos, acompanhando assim as alterações na relação de produção e nas forças produtivas, criando em cada etapa novos impulsos que busca...
Aplicação do zoneamento ambiental e produtivo para identificar áreas de potencialidades e limitações de uso na Bacia Hidrográfica do Ribeirão São Tomé, Noroeste do Paraná
A bacia hidrográfica do Ribeirão do São Tomé, localizada no noroeste do Paraná, assim como todo a região, sofreu um intenso desmatamento e tem sido intensamente utilizada para a agricultura desde a década de 1950. O uso intensivo dos solos arenosos, formados a partir da alteração de arenitos do Grupo Caiuá, tem causado problemas ambientais e o esgotamento dos recursos naturais, especialmente do solo em toda a região noroeste. Dado o potencial agrícola e a posição estratégica da ba...
Feiras livres em União da Vitória-PR e Porto União - SC: uma análise sobre a divisão sexual do trabalho
A presente pesquisa tem por objetivo compreender a divisão sexual do trabalho nas feiras dos municípios de União da Vitória-PR e Porto União-SC. As geografias feministas nos auxiliam a assimilar a interface do sistema patriarcal capitalista no qual as mulheres são incorporadas e amplamente exploradas para a manutenção do sistema. Para tomar consciência da conjuntura das relações de gênero nas feiras, é preciso considerar que, historicamente, as feiras livres exerceram papéis importantes ...
Reflexões sobre a formação continuada da SEED-PR a partir do olhar de professoras de geografia
A presente tese intitulada “Reflexões sobre a Formação Continuada da Seed-PR a partir do olhar de professoras de Geografia” resulta da pesquisa vinculada ao Programa de Pós Graduação em Geografia – Doutorado – Área de Concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR). O objetivo foi analisar as Formações Continuadas oferecidas aos professores de G...
As concepções geográficas e pedagógicas que fundamentam a formação dos professores dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Esta tese investiga as concepções teóricas e pedagógicas que orientam a formação e a prática docente dos licenciados dos cursos de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. Com base em estudos realizados por pesquisadores da educação, destacamos a relevância da reflexão teórica e metodológica no processo formativo de professores. A análise histórica revela que a ciência geográfica no Bra...
A geografia das feiras de negócios e a dinâmica do setor agroalimentar brasileiro
A agricultura brasileira atravessa um momento de intensa integração de mercados, tornando inviável compreendê-la apenas em si mesma. Com a consolidação da modernização agrícola, sua atuação ultrapassa os limites da agropecuária e alcança outros setores da economia. Diante desse cenário, esta tese busca compreender a influência das feiras de negócios na dinâmica espacial, econômica e tecnológica do setor agroalimentar brasileiro, considerando que esse setor abrange a produção, a tran...
Aulas Paraná e o registro de classe online (RCO) no ensino de geografia em Marechal Cândido Rondon, Pr: elementos para a análise
O docente de Geografia enfrenta desafios diários na construção da aprendizagem, o que pode gerar desinteresse pelo ensino da disciplina e pela escolarização. Essas dificuldades se tornaram ainda mais evidentes com a chegada do SARS-CoV-2. Nesse cenário, adotou-se o sistema de aulas remotas no estado do Paraná, utilizando a plataforma Google Sala de Aula, ferramenta oficial de ensino-aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Tal contexto impactou diretament...
Significado paleoambiental de registro palinológico da ESEC Mata Preta, planalto subtropical com araucárias, Abelardo Luz (SC)
Este trabalho apresenta os resultados de análise palinológica efetuada na ESEC da Mata Preta, no Planalto Subtropical com Araucárias, Abelardo Luz (SC), Brasil. O objetivo deste estudo foi investigar a resposta paleoambiental às mudanças ambientais do Quaternário no Planalto Subtropical com Araucárias. Para isso, foi coletado um testemunho sedimentar de 320 cm de profundidade em uma área de turfeira dentro da ESEC-MP. Foram separadas amostras para datação radiocarbônica, e 81 amost...
Proposta multianos e sua implementação nas escolas estaduais do campo do município de São Jorge do Oeste: possibilidades ao ensino de geografia
A presente dissertação tem como objetivo analisar a Proposta Multianos, compreender seus fundamentos teóricos e metodológicos, e examinar seu processo de implementação nas escolas do município de São Jorge do Oeste, Paraná. A pesquisa busca entender como essa proposta impacta o ensino de Geografia, considerando a interdisciplinaridade e as mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa identificar as bases teóricas que fundamentam os Multianos e oferecer...
Geografia econômica do SUS brasileiro: avanços, crises e o papel do Estado
A presente tese analisa a relação entre as políticas de Estado, economia e avanços e crises no Sistema Único de Saúde entre os anos de 2000 a 2024. O papel do Estado na criação das condições propicias a organização produtiva industrial e na criação dos sistemas públicos de saúde são centrais na análise. A hipótese central é que o Estado, ao organizar a conjunção de fatores como descobertas tecno científicas na produção industrial química como a produção de medicamentos e equipamento...
Utilização do zoneamento ambiental e produtivo para identificação de potencialidades e limitações de uso na bacia do Rio São Francisco Verdadeiro – PR
A compreensão das potencialidades e limitações do ambiente são de extrema importância no planejamento e decisões que envolvem a gestão dos recursos naturais e a execução de atividades humanas. E quanto maior o nível de detalhamento e a riqueza das informações acerca da capacidade de suporte da unidade territorial das bacias hidrográficas, maior será a possibilidade de construir um modelo de gestão sobre o potencial de uso do solo e gestão do uso dos recursos hídricos. O estudo reali...
Licenciatura em educação do campo, das águas e das florestas no fortalecimento do território: do direito à formação de professores/as ao desafio do reconhecimento da profissão
Esta é uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, na área de concentração Produção do Espaço e Meio Ambiente, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia, e abrangeu cinco cursos de Licenciatura em Educação do Campo por área do conhecimento no Paraná: Unioeste – campus Cascavel, Unicentro – campus Guarapuava, UTFPR – campus Dois Vizinhos, UFPR – Setor Litoral e UFFS – campus Laranjeiras do ...
As territorialidades das mulheres na agroecologia e a construção da certificação participativa na Rede Ecovid
As transformações processadas em âmbito da agricultura familiar e camponesa nos últimos anos têm despertado a necessidade de estudos sobre suas novas facetas e sobre as dinâmicas territoriais atuais dessas formas de produzir e organizar-se socialmente no campo. No contexto da agricultura familiar, um dos segmentos que vem se destacando é a Agroecologia por ser considerada uma proposta de desenvolvimento territorial com potencialidades de inclusão, de geração de renda e de permanênci...
Águas do interior: soluções alternativas coletivas na 8ª Regional de Saúde do Paraná
Diante dos problemas relativos à quantidade e qualidade da água para atender o consumo humano, o estado do Paraná tem registrado crescimento considerável na perfuração de poços artesianos e organizado a distribuição da água através da chamada Solução Alternativa Coletiva (SAC) nos municípios. Neste cenário, o objetivo desta tese é realizar o levantamento e a sistematização dos dados do Vigiagua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) disponíveis ...
Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20
A tese intitulada “Pedacinho do mundo: o lugar e as vivências dos jovens da Comunidade São Pio X - Km 20'' é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, desenvolvida no período de 2019 a 2024. Utilizou-se o método fenomenológico, ancorado com os estudos da Geografia Humanista, cuja intenção é compreender o que os jovens da comu...
O papel dos pactos de poder na atuação dos bancos de desenvolvimento na Região Sul do Brasil
A formação social do Brasil é um tanto complexa e para a compreensão da sua essência faz-se necessário o uso de um arcabouço teórico que consiga captar as múltiplas determinações pelas quais foi se construindo a realidade concreta ao longo da história. É um engano dizer que somente uma teoria consegue explicar tamanha complexidade, em que tempos diferentes atuam em um mesmo território, relações de produção do passado e do presente juntas, e forças produtivas pressionando por novas insti...
Potencialidades e desafios no ensino de geografia: estudo de caso da metodologia do projeto 'Nós Propomos!' no Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Pr
Por meio da análise fomentada na elaboração do estudo de caso, este trabalho tem como objetivo compreender como a adoção da metodologia “Nós Propomos!” contribui para a realização da educação geográfica junto aos estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Mário de Andrade, Francisco Beltrão – Paraná. A investigação foi empreendida por meio da condução de uma revisão bibliográfica, bem como pela execução de atividades alinhadas à metodologia do projeto "Nós Propomos!", as quais tiver...
A metodologia “maker” nas escolas estaduais de Santa Catarina: contradições e possibilidades para o ensino.
A escola desempenha um papel fundamental na promoção da aprendizagem, conectando os estudantes a conceitos, teorias e práticas de diversas formas. É o local em que os estudantes entram em contato com saberes importantes para a sua vida. A disciplina de geografia desempenha um papel crucial nesse processo de adesão de conhecimentos, nos apresenta em seus diversos conteúdos e análises transformações ocorridas no mundo, e revela como se preparar para enfrentar o cotidiano. O maker emer...
- 266 UNIOESTE
- 231 Dissertação
- 35 Tese
- 89 2020 - 2025
- 167 2010 - 2019
- 10 2009 - 2009
- 266 application/pdf
- 266 Acesso Aberto