Recent Submissions
Aplicação do método do custeio TDABC para determinar os custos dos subprocessos de almoxarifado: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior
Sistemas de informações de custos em órgãos públicos configuram-se como importantes instrumentos de governança, contribuindo para os mais variados processos de gestão, proporcionando transparência na aplicação dos recursos, subsidiando a tomada de decisão e promovendo a sustentabilidade das finanças. No entanto, a implementação de sistemas de informações de custos em Instituições de Ensino Superior (IES) é uma tarefa complexa, que requer metodologia simplificada, por meio da qual os custos pa...
Ouvidorias públicas das universidades federais brasileiras: um benchmarking baseado no modelo de maturidade de ouvidoria pública (MMOup)
O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), foi desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) como um instrumento de referência às Ouvidorias, visando auxiliar o processo de melhoria da gestão. Organizado em quatro dimensões que agrupam grandes objetivos de uma ouvidoria, o modelo permite a mensuração da maturidade organizacional por meio de escalas que simplificam e direcionam a organização das informações. Ele estabelece um patamar de maturidade desejável, fundamentado nas ...
Ferpalglass: um estudo de caso sobre uma empresa de economia circular
O objetivo desta dissertação é analisar como a empresa Ferpalglass operacionaliza seu modelo de negócio circular. A justificativa para este estudo reside na necessidade de mudança na forma como a sociedade produz e consome bens e serviços. Isto porque o sistema econômico linear vigente, se demonstra ineficiente, em virtude da disponibilidade limitada de recursos naturais e limites do Planeta em assimilar os resíduos e a poluição gerada. A Economia Circular surge como um novo paradigma econômi...
Uma análise das competências em habilidades desenvolvidas nas instituições de ensino superior com base nas normas propostas pelo International Accouting Education Standards Board - IAESB
O International Accounting Education Standards Board (IAESB) desenvolveu padrões internacionais de referência para o desenvolvimento de competências do profissional contador nas Instituições de Ensino em todo o mundo. O IAESB espera que as Instituições, inclusive as brasileiras, promovam ações para que as recomendações descritas nos padrões sejam atendidas durante o processo de formação do acadêmico de Ciências Contábeis de forma a melhor prepará-lo para os desafios da profissão. O objetivo d...
Indicadores do esgotamento sanitário de medianeira/pr frente aos desafios do novo marco legal do saneamento básico
A Lei federal nº 11.445/2007 estabeleceu diretrizes para a política de saneamento básico e acesso universal. O Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) aprovado pelo Decreto nº 8.141/2013, definiu metas de universalização em 20 anos. O Novo Marco Legal do Saneamento Básico, Lei Federal nº 14.026/2020, atualiza a legislação anterior, visando a universalização dos serviços de saneamento básico à população brasileira, estabelecendo metas de 99% de acesso à água potável e 90% de cobertura de...
Modelo multicritério para construção do perfil da vaga e apoiar a seleção de candidatos na divisão logística integrada frimesa
No decorrer do processo de recrutamento e seleção, os responsáveis pelas vagas enfrentam diariamente o desafio de lidar com uma diversidade de variáveis e uma multiplicidade de critérios associados a competências e habilidades. Nesse contexto, a Divisão Logística Integrada Frimesa busca estruturar seu procedimento de recrutamento e seleção, com o intuito de definir o perfil desejado para as vagas em habilidades e competências. Isso visa possibilitar uma avaliação mais precisa durante a seleçã...
Qualidade em serviços de previdência complementar: uma aplicação da escala servqual
O aumento da relevância dos serviços na economia torna essencial o estudo dos conceitos e ferramentas para gestão da qualidade que contemplem as especificidades desse tipo de atividade. O modelo de lacunas proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry afirma que é possível medir qualidade em serviços por meio da diferença entre a expectativa e a percepção dos usuários do respectivo serviço. Eles também propõem uma escala de cinco dimensões para realizar essa análise. Nesse sentido esse trabalho...
Business intelligence para gestão dos dados pessoais do corpo docente do ilaach/unila
Nas últimas décadas, frente às transformações digitais ocorridas na sociedade, o uso de tecnologias para manipular dados tem se destacado na gestão de ativos informacionais corporativos. Impulsionadas pela necessidade de observação de questões como segurança e compliance, as organizações utilizam-se de recursos de Business Intelligence (BI) para dar melhor tratamento aos dados contribuindo para sua sustentabilidade. Nesse contexto, com base em princípios éticos de Governança de Dados (GD), o ...
Diretrizes para elaborar indicadores de desempenho de internacionalização da educação superior: um estudo de caso na Unila
A internacionalização da Educação Superior é um tema que engloba áreas acadêmicas e administrativas das instituições. Nas últimas décadas tornou-se um elemento importante ao crescimento institucional e um desafio para acompanhar, mensurar e avaliar suas políticas, programas, estratégias e ações. Esse desafio tem incentivado o desenvolvimento de uma gama de ferramentas, entre elas, os indicadores de desempenho institucionais com a função de contribuir com a autoavaliação da internacionalização...
Gestão de riscos na gestão de obras públicas: análise no município de Foz do Iguaçu - PR
O objetivo deste estudo é mapear o processo de gestão de obras públicas do município, verificando os riscos relacionados à execução de contratos geridos por Foz do Iguaçu, de forma a aperfeiçoar o seu monitoramento. O trabalho é de abordagem qualitativa, com classificação descritiva de fatos, e de natureza aplicada. A coleta de dados deu-se por meio de pesquisa documental, com informações extraídas do site de transparência do município, com análise respaldada pelas orientações dos manuais e n...
Estudo da criação de valor compartilhado em cooperativa de crédito
A criação de valor compartilhado pode ser definida como práticas e políticas operacionais que aumentam a competitividade de uma determinada empresa e podem, ao mesmo tempo, melhorar as condições socioeconômicas nas comunidades onde a empresa opera e atua, gerando impacto social positivo. No setor das instituições financeiras, as cooperativas de crédito se destacam por proporcionar atividades que alinham seus negócios ao atendimento de usuários, compartilhando valores para os cooperados. Assim...
Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com servidores de uma instituição federal de ensino superior
O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos servidores públicos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em relação à sua qualidade de vida no trabalho (QVT). Para tanto, delineou-se uma pesquisa do tipo aplicada, exploratória e descritiva, sendo um estudo de caso com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado fechado, estilo survey, com escala Likert de cinco pontos, denominado Quality of Working Life Questionnaire-B...
SIG para regularização fundiária em faixa de fronteira
A migração dos procedimentos de trabalho do ambiente analógico para o meio digital no Serviço Público Federal passou a ser uma necessidade nos últimos anos e a falta de recursos financeiros já não é mais uma barreira para o uso da tecnologia em virtude da possibilidade de desenvolvimento de soluções nas próprias instituições. Desse modo, este trabalho de pesquisa propõe uma forma de responder à pergunta: “Como reformular o procedimento de busca e disponibilização de informações presentes no ...
Estratégias de marketing digital para promoção do curso de ciência da computação da unioeste-foz do iguaçu
Em tempos que a tecnologia permite as pessoas estarem cada vez mais conectadas por meio de dispositivos e em redes digitais, as Instituições de Ensino Superior - IES precisam reconsiderar como trabalhar suas estratégias de marketing para explorar esses ambientes, pois, somente o uso dos conceitos tradicionais já não é suficiente. Com o desenvolvimento tecnológico observado nos últimos anos, surgiu uma ampla gama de possibilidades para as IES se conectarem com a comunidade, com os antigos, atu...
Business intelligence (bi) para a gestão orçamentária: um estudo de caso na fundação pti-br
A gestão orçamentária se configura como um instrumento de gestão para planejar e controlar os recursos financeiros de uma organização. Possui como principal objetivo subsidiar as tomadas de decisões, que muitas vezes precisam ser rápidas, considerando o ambiente dinâmico do mercado. Aliadas a essa finalidade, dentre outras, as ferramentas de Business Intelligence (BI) surgiram para consolidar e transformar dados em informações seguras, ágeis e consistentes para auxiliar, gerencialmente, os d...
Modelo multicritério de apoio à definição do nível alvo da maturidade em ouvidoria pública do instituto federal do paraná
Na busca de consolidar o processo de melhoria da gestão das unidades de ouvidoria pública, a Controladoria Geral da União propôs o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública como instrumento de mensuração do estágio organizacional dessas unidades, mapeando suas competências e capacidades, para estimular sua melhoria contínua. Diante das limitações encontradas no modelo, do baixo quantitativo de servidores da ouvidoria do Instituto Federal do Paraná e da falta de uma metodologia, no âmbito da i...
Gestão de portfólio de convênios: proposição de um instrumento para a seleção de projetos na universidade federal da integração latino-americana
Tendo a escassez orçamentária em que se encontram as Instituições Federais de Ensino Superior e as dificuldades encontradas para a manutenção de suas atividades fins, as quais são de suma importância para a sociedade, a celebração de convênios com organizações públicas ou privadas aparece como uma importante alternativa para suprir tais necessidades e evitar o sucateamento. Convênios, são originariamente projetos/planos de trabalho que intencionam uma gestão partilhada de um objeto e definem ...
Análise de eficiência nas cadeias curtas de abastecimento alimentar em Santa Terezinha de Itaipu
As Cadeias Curtas de Abastecimento Alimentar (na sigla em inglês SFSC) são tentativas de aproximar o produtor, ou local de produção, do consumidor final, encurtando ou eliminando os elos que permeiam este caminho. No município de Santa Terezinha de Itaipu, a agricultura familiar encontra-se ainda apoiada fortemente sobre a produção de commodities, que geram pouco lucro ao agricultor familiar. No entanto, alguns agricultores familiares estão diversificando, produzindo hortaliças e acessando ca...
Design Thinking para inovação em turismo de experiência no complexo turístico Itaipu
A inovação é fator crítico para o desenvolvimento das organizações e está fortemente associada ao desenvolvimento econômico. Independente do ramo de atuação, deve ser encarada como fonte de diferenciação e vantagem competitiva. Portanto, se faz necessário buscar constantemente ferramentas e abordagens que contribuam para uma cultura de inovação. No segmento de serviços ligados ao turismo, o cenário atual sugere mudanças às práticas convencionais de oferta do produto turístico, em atendimento ...
Os desafios do ensino da matemática na perspectiva da tecnodocência
Com a Pandemia da COVID-19, a utilização de recursos tecnológicos em todos os espaços, e de forma especial, nas escolas, ganhou destaque. Diante disso, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a utilização da tecnologia em sala de aula, e tendo como eixo os conceitos da Tecnodocência, a presente dissertação buscou compreender como ocorre, na perspectiva da Tecnodocência, a integração entre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e o professor de ...