Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8095
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacional
Other Titles: An analysis of the level of knowledge and perception of teachers in the initial grades of Santa Terezinha de Itaipu-PR in relation to computational thinking
Autor: Goncalves, Ageu Tavella 
Primeiro orientador: Lazzarotto, Emerson
Primeiro membro da banca: Silva, Priscila Gleden Novaes da
Segundo membro da banca: Souza, Cláudio Alexandre de
Resumo: O pensamento computacional pode auxiliar no desenvolvimento nas competências dos professores da educação básica, tais como raciocínio lógico, pensamento crítico e na resolução de problemas, pois, com a implementação da política nacional de educação digital, o pensamento computacional foi incluído como um dos novos componentes curriculares obrigatórios. Diante disso, surgiu a problemática de pesquisa: Analisar o grau de conhecimento e a percepção dos professores referente ao conceito do Pensamento Computacional das séries iniciais no município de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Para responder a essa pergunta, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, combinado com a aplicação de um questionário aos professores interessados. Os resultados indicaram uma compreensão parcial do conceito do Pensamento Computacional e da Política Nacional de Educação Digital no ensino, evidenciando a necessidade de capacitação dos docentes.
Abstract: Computational Thinking can help develop the skills of Basic Education teachers, such as logical reasoning, critical thinking and problem solving, as, with the implementation of the National Digital Education Policy, Computational Thinking was included as one of the new components of the mandatory curriculum. Given this, the research question arose: Analyze the level of knowledge and perception of teachers regarding the concept of Computational Thinking in the initial grades in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu-PR. To answer this question, bibliographical research methods were used, along with the application of a questionnaire to interested teachers. The results indicated a partial understanding of the concept of Computational Thinking and the National Digital Education Policy in teaching, highlighting the need for teacher training.
Keywords: Pensamento computacional
Educação básica
Política nacional de educação digital (PNED)
Base nacional comum curricular (BNCC)
Computational Thinking
Basic education
National digital education policy (PNED)
Common national curriculum base (BNCC)
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Goncalves, Ageu Tavella. Uma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacional. 2025. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8095
Issue Date: 21-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ageu_Tabella_Gonçalves_2025.pdfDocumento principal2.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.