Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8095
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacional |
Other Titles: | An analysis of the level of knowledge and perception of teachers in the initial grades of Santa Terezinha de Itaipu-PR in relation to computational thinking |
Autor: | Goncalves, Ageu Tavella ![]() |
Primeiro orientador: | Lazzarotto, Emerson |
Primeiro membro da banca: | Silva, Priscila Gleden Novaes da |
Segundo membro da banca: | Souza, Cláudio Alexandre de |
Resumo: | O pensamento computacional pode auxiliar no desenvolvimento nas competências dos professores da educação básica, tais como raciocínio lógico, pensamento crítico e na resolução de problemas, pois, com a implementação da política nacional de educação digital, o pensamento computacional foi incluído como um dos novos componentes curriculares obrigatórios. Diante disso, surgiu a problemática de pesquisa: Analisar o grau de conhecimento e a percepção dos professores referente ao conceito do Pensamento Computacional das séries iniciais no município de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Para responder a essa pergunta, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, combinado com a aplicação de um questionário aos professores interessados. Os resultados indicaram uma compreensão parcial do conceito do Pensamento Computacional e da Política Nacional de Educação Digital no ensino, evidenciando a necessidade de capacitação dos docentes. |
Abstract: | Computational Thinking can help develop the skills of Basic Education teachers, such as logical reasoning, critical thinking and problem solving, as, with the implementation of the National Digital Education Policy, Computational Thinking was included as one of the new components of the mandatory curriculum. Given this, the research question arose: Analyze the level of knowledge and perception of teachers regarding the concept of Computational Thinking in the initial grades in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu-PR. To answer this question, bibliographical research methods were used, along with the application of a questionnaire to interested teachers. The results indicated a partial understanding of the concept of Computational Thinking and the National Digital Education Policy in teaching, highlighting the need for teacher training. |
Keywords: | Pensamento computacional Educação básica Política nacional de educação digital (PNED) Base nacional comum curricular (BNCC) Computational Thinking Basic education National digital education policy (PNED) Common national curriculum base (BNCC) |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Goncalves, Ageu Tavella. Uma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacional. 2025. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8095 |
Issue Date: | 21-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ageu_Tabella_Gonçalves_2025.pdf | Documento principal | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.