Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8020
Tipo do documento: Dissertação
Title: Construção de oficina de extensão com temas transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçu
Other Titles: Designing an extension workshop on cross-cutting themes: an action research approach in public universities in Foz do Iguaçu
Autor: Bezerra, João Abner Santos 
Primeiro orientador: Pereira, Eliane Nascimento
Primeiro membro da banca: Souza, Claudio Alexandre de
Segundo membro da banca: Silva, Rosangela de Jesus
Resumo: BEZERRA, J. A. S. (2025). Construção de oficina de extensão com Temas Transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçu. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - PPGTGS, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A partir da década de 1990, os tema transversais, como Educação Ambiental, Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Direitos Humanos foram incorporados da educação básica ao ensino superior, sendo normatizados pelo Ministério da Educação como critérios na avaliação dos cursos de graduação com intuito de contribuir com a formação cidadã dos estudantes. No contexto universitário, a Extensão Universitária se destaca como uma ferramenta para a construção, pelos estudantes, de conhecimentos relacionados à realidade social. Contudo, a execução desses projetos, temas transversais e a Extensão Universitária, mesmo impulsionada nos últimos Planos Nacionais de Educação, enfrenta desafios, como currículos rígidos, resistência à inovação, dificuldades administrativas e desconexão com as demandas sociais. Diante desse cenário, surgiu a pergunta de pesquisa: como integrar os temas transversais à extensão curricular nos cursos de graduação das universidades públicas em Foz do Iguaçu? A pesquisa visa discutir as ações propostas e executadas ao longo do planejamento e a execução de três oficinas que associaram esses elementos, buscando criar espaços de discussão e ação por meio de técnicas de fomento à criatividade à luz do formato da tecnologia social, de forma interdisciplinar. Os resultados alcançados evidenciam a integração possível entre os temas transversais e a extensão, seja ou não curriculares. Além disso, destacam as limitações das oficinas enquanto tecnologia social e as potencialidades das ações propostas, capazes de otimizar recursos e promover uma educação mais alinhada com as demandas sociais.
Abstract: BEZERRA, J. A. S. (2025). Designing an Extension Workshop on Cross-Cutting Themes: An Action Research Approach in Public Universities in Foz do Iguaçu. Master's Dissertation - Postgraduate Program in Technologies, Management and Sustainability - PPGTGS, State University of Western Paraná - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. Since the 1990s, cross-cutting themes such as Environmental Education, Education for Ethnic-Racial Relations, Afro-Brazilian and African History and Culture, and Human Rights have been incorporated from basic education to higher education, regulated by the Ministry of Education as criteria for evaluating undergraduate programs to contribute to students' civic education. In the university context, University Extension stands out as a tool for students to construct knowledge related to social reality. However, the implementation of these projects—cross-cutting themes and University Extension—even though encouraged in recent National Education Plans, faces challenges such as rigid curricula, resistance to innovation, administrative difficulties, and disconnection from social demands. Given this scenario, the research question emerged: How can cross-cutting themes be integrated into curricular extension activities in undergraduate programs at public universities in Foz do Iguaçu? The research aims to discuss the proposed and implemented actions during the planning and execution of three workshops that combined these elements, seeking to create spaces for discussion and action through creativity-enhancing techniques based on the social technology framework, in an interdisciplinary approach. The results demonstrate the possible integration between cross-cutting themes and extension activities, whether curricular or not. Additionally, they highlight the limitations of the workshops as a social technology and the potential of the proposed actions, which can optimize resources and promote education more aligned with social demands.
Keywords: Temas transversais
Extensão
Curricularização
Interdisciplinaridade
Oficina
Cross-cutting themes
University extension
Curricular integration
Interdisciplinarity
Workshop
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Bezerra, João Abner Santos. Construção de oficina de extensão com temas transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçu. 2025. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8020
Issue Date: 16-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Abner_Santos_Bezerra_2025.pdfDocumento principal2.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.