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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7635
Tipo do documento: Dissertação
Title: Tecnologia educacional: realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Other Titles: Educational technology: augmented reality as a pedagogical resource for elementary school teachers
Autor: Borborema, Silvana Moreira Tavares 
Primeiro orientador: Mauricio, Claudio Roberto Marquetto
Primeiro membro da banca: Pereira, Eliane Nascimento
Segundo membro da banca: Pinto, Joane Vilela
Terceiro membro da banca: Peres, Fabiana Frata Furlan
Resumo: As tecnologias digitais têm revolucionado a vida cotidiana e a educação, impulsionando o surgimento da Educação 4.0 e tornando necessário que educadores se atualizem continuamente para explorar novas metodologias pedagógicas. Essa nova abordagem pedagógica compreende a inserção das tecnologias digitais como recurso didático. Entre as tecnologias, escolheu-se a realidade aumentada devido ao seu potencial como ferramenta pedagógica e por ser, ainda, pouco explorada em sala de aula. A realidade aumentada é uma solução que permite a interação de objetos virtuais no mundo real por meio de dispositivos eletrônicos. Com isso em mente, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa contribuir para o desenvolvimento da competência digital de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando fomentar a utilização da realidade aumentada como recurso pedagógico e analisar as suas percepções (motivação, eficácia, usabilidade, segurança e confiança, facilidade e preferência de uso dos aplicativos apresentados) após a aplicação de uma oficina. Para atingir esse objetivo foram traçados objetivos específicos: caracterizar o perfil dos docentes da Escola Municipal Gabriela Mistral; conhecer o nível de interação dos docentes em relação às tecnologias educacionais e da realidade aumentada; estruturar, desenvolver e aplicar uma oficina de formação em realidade aumentada; analisar a percepção dos docentes sobre essa tecnologia. Metodologicamente, esta pesquisa é predominantemente qualitativa com finalidade aplicada, objetivos exploratórios e descritivos. A estrutura deste estudo está baseada na técnica do estudo de caso e da pesquisaação. Inicialmente, foi necessário compreender, por meio de uma revisão sistemática da literatura, a definição de termos relevantes e como ocorre a preparação dos docentes para o uso pedagógico da realidade aumentada. Para a produção de dados, utilizou-se dois questionários semiabertos e a observação participante durante a oficina. Na oficina, foram explorados seis aplicativos de realidade aumentada com enfoque educacional. Os resultados das percepções das docentes foram positivas para as dimensões avaliadas. Os aplicativos mais bem avaliados foram Quiver, Hope, Sólidos RA e o App Realidade Aumentada. Todavia, todos os aplicativos apresentados possuem potencial para uso acadêmico. Este trabalho fomentou e incentivou o uso da tecnologia de realidade aumentada como recurso pedagógico, proporcionando aos docentes uma compreensão de seu potencial no ensino e aprendizagem. Ademais, desmistificou seu uso ao apresentar exemplos práticos de aplicação, contribuindo para que os docentes se sintam mais confiantes em incluir a realidade aumentada em seus métodos de ensino. Concluiu-se que a falta de dispositivos móveis disponíveis é a maior limitação para a implementação da realidade aumentada como recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental. Por essa razão, muitos professores preferem adotar metodologias que não dependem das tecnologias digitais.
Abstract: Digital Technologies have revolutionized daily life and education, driving the emergence of Education 4.0 and necessitating that educators continuously update their skills to explore new pedagogical methodologies. This new pedagogical approach involves integrating digital Technologies as didactic resources. Among these technologies, augmented reality was chosen due to its potential as a pedagogical tool and it is, still, unexplored application in the classroom. Augmented reality is a solution that allows the interaction of virtual objects in the real world through electronic devices. With this in mind, the general objective of this research was defined as contributing to the development of digital competence of elementary school teachers, aiming to encourage the use of augmented reality as a pedagogical resource and analyze their perceptions (motivation, effectiveness, usability, safety and confidence, ease, and preference of use of the presented applications) after applying a workshop. To achieve this objective, specific goals were set: to characterize the profile of the teachers at Gabriela Mistral Municipal School; to understand the level of teachers' comprehension regarding educational technologies and augmented reality; structure, develop, and conduct a training workshop on augmented reality; to analyze teachers' perceptions of this technology. Methodologically, this research is predominantly qualitative, applied, exploratory and descriptive objectives. The study's structure is based on the case study and action research technique. Initially, it was necessary to understand, through a systematic literature review, how teachers are prepared for the pedagogical use of augmented reality and to define relevant terms. For data collection, two semi-open questionnaires and participant observation during the workshop were used. In the workshop, six educational augmented reality applications were explored. The results of the teachers' perceptions were positive in the evaluated dimensions, and the highest-rated applications were Quiver, Hope, Sólidos RA, and App Augmented Reality. However, all presented applications have potential for academic use. This study aimed to promote and encourage the use of augmented reality technology as a pedagogical resource, providing teachers with an understanding of its potential in teaching and learning. Furthermore, it demystified its use by presenting practical examples of application, helping teachers feel more confident in including augmented reality in their teaching methods. It was concluded that the lack of available mobile devices is the biggest limitation for the implementation of augmented reality as a pedagogical resource in the early years of elementary school. For this reason, many teachers prefer to adopt methodologies that do not depend on digital technologies.
Keywords: Desafios da educação
Pesquisa-ação
Meios de ensino
Tecnologia e didática
Educação 4.0
Education challenges
Action research
Teaching methods
Technology and didactics
Education 4.0
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Borborema, Silvana Moreira Tavares. Tecnologia educacional: realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7635
Issue Date: 26-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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