Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8033
Tipo do documento: Dissertação
Title: Processo de gestão de equipe de projetos baseado em competências técnicas
Other Titles: Project team management process based on technical competencies.
Autor: Santos, Mayara Rebeca Carreira dos 
Primeiro orientador: Maurício, Claudio Roberto Marquetto
Primeiro coorientador: Belini, Alexandra da Silva
Segundo coorientador: Peres, Fabiana Frata Furlan
Primeiro membro da banca: Mussi, Fabricio Baron
Segundo membro da banca: Silva, Gabrielle Ribeiro Rodrigues da
Terceiro membro da banca: Trindade, Eduardo Marques
Resumo: Este estudo propõe um processo de alocação de equipes de projetos baseado em competências técnicas no CEASB/Itaipu Parquetec. Para isso, a pesquisa revisou métodos e abordagens existentes na literatura. Além disso, foram mapeadas dificuldades e necessidades relacionadas aos temas, por meio de questionários e entrevistas com as lideranças dos Centros de Execução de Projetos do Itaipu Parquetec. Esses achados fundamentaram a proposição do processo de alocação de equipes baseado em competências técnicas no contexto de projetos. Sendo assim, a pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, configurando-se como um estudo de caso no CEASB. As técnicas de coleta de dados incluíram revisão sistemática da literatura, questionários e entrevistas. Entre os principais achados, destacam-se a identificação de métodos e abordagens para a gestão de competências e alocação de equipes, e o mapeamento de dificuldades e necessidades dos gestores sobre os temas estudados. Com base nesses insumos, foi estruturado um processo composto por quatro fases principais: Gestão de Competências Técnicas, Gestão de Equipe de Projetos, Priorização do Portfólio de Projetos e Alocação de Equipe de Projetos. A proposta foi validada por meio da técnica de grupo focal com a equipe do CEASB, permitindo sua aplicabilidade e alinhamento com a realidade organizacional. Os participantes consideraram o processo claro, aplicável e relevante para otimizar a alocação dos profissionais, além de fornecer subsídios para decisões estratégicas mais bem informadas. A principal contribuição deste estudo está na integração entre gestão de competências e alocação de equipes, ainda pouco explorada na literatura. Além disso, a pesquisa destaca a importância e estruturação das informações para sistematização desse processo com a visualização centralizada em ferramentas como o Business Intelligence, em um ambiente organizacional dinâmico, onde o conhecimento técnico é um ativo estratégico. Como trabalhos futuros, sugere-se a implementação piloto do processo no CEASB, permitindo ajustes e refinamentos com base na sua aplicação prática.
Abstract: This study proposes a project team allocation process based on technical competencies at CEASB/Itaipu Parquetec. To achieve this, the research reviewed existing methods and approaches in the literature. Additionally, difficulties and needs related to the topics were mapped through questionnaires and interviews with the leadership of the Project Execution Centers at Itaipu Parquetec. These findings formed the basis for the proposal of the competencybased team allocation process in the project context. Therefore, the research employed a qualitative, exploratory, and descriptive approach, configuring it as a case study at CEASB. The data collection techniques included a systematic literature review, questionnaires, and interviews. Among the main findings, the identification of methods and approaches for competency management and team allocation, as well as the mapping of difficulties and needs of managers regarding the studied topics, stand out. Based on these inputs, a process was structured, consisting of four main phases: Technical Competency Management, Project Team Management, Project Portfolio Prioritization, and Project Team Allocation. The proposal was validated through a focus group technique with the CEASB team, allowing for its applicability and alignment with the organizational reality. Participants considered the process clear, applicable, and relevant for optimizing the allocation of professionals, as well as providing support for more informed strategic decisions. The main contribution of this study lies in the integration of competency management and team allocation, a topic still underexplored in the literature. Furthermore, the research highlights the importance of systematizing these processes with centralized visualization in tools like Business Intelligence, in a dynamic organizational environment where technical knowledge is a strategic asset. As future work, a pilot implementation of the process at CEASB is suggested, allowing for adjustments and refinements based on its practical application.
Keywords: Gestão de competências
Recursos humanos
Alocação de equipes de projetos
Tomada de decisão
Competency management
Human resources
Project team allocation
Decision making
CNPq areas: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Santos, Mayara Rebeca Carreira dos. Processo de gestão de equipe de projetos baseado em competências técnicas. 2025. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8033
Issue Date: 28-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara_Rebeca_Carreira_dos_Santos_2025.pdfDocumento principal 6.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.