Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8061
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativa |
Other Titles: | The impacts of awareness of creative blocks and creativity techniques on idea generation and creative self-efficacy |
Autor: | Michuel, Liliane de Alcântara Bordignon ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Claudio Alexandre de |
Primeiro membro da banca: | Junior, Valdir Serafim |
Segundo membro da banca: | Afonso, Lauisa Barbosa Pinto |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar se a conscientização sobre os bloqueios criativos e a apresentação de técnicas de criatividade podem impactar na capacidade de geração de ideias e na autopercepção criativa dos discentes dos primeiros anos dos cursos pertencentes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades práticas de um livreto, que possibilitou a conscientização sobre os impactos dos bloqueios criativos, a apresentação de técnicas de criatividade e a avaliação da capacidade de geração de ideias. Ademais, a fundamentação teórica aborda o conceito de criatividade, os fatores a ela relacionados e sua importância. O estudo concluiu que a conscientização sobre aspectos da criatividade pode influenciar positivamente a fluência e a originalidade na produção de ideias, bem como impactar no desenvolvimento da autoeficácia criativa. |
Abstract: | The study aims to analyze whether awareness of creative blocks and the introduction of creativity techniques can impact the idea generation capacity and creative self-perception of first-year students in the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at the State University of Western Paraná (Unioeste). The research is applied in nature, with a qualitative, quantitative, and descriptive approach, based on action research methodology. Data collection was conducted through practical activities in a booklet, which enabled awareness of the impacts of creative blocks, the introduction of creativity techniques, and the assessment of idea generation capacity. Furthermore, the theoretical framework addresses the concept of creativity, its related factors, and its importance. The study concluded that awareness of aspects of creativity can positively influence fluency and originality in idea production, as well as impact the development of creative self-efficacy. |
Keywords: | Criatividade Habilidades e competências Bloqueios de criatividade Geração de ideias Creativity Skills and competencies Creative blocks Idea generation |
CNPq areas: | EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Michuel, Liliane de Alcântara Bordignon. Os impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativa. 2025. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8061 |
Issue Date: | 8-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf | Documento principal | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.