Recent Submissions
Quem somos?: os efeitos de sentido do dizer de si das mídias alternativas Mídia NINJA e The Intercepta Brasil
As mídias alternativas, nos últimos anos, cresceram de forma significativa como consequência, principalmente, da sua inserção no ambiente digital (Kucinski, 2018; Braghin; Câmara, 2018; Foletto, 2018). Em vista disso, para esta dissertação, foi fundamental analisar, à luz da teoria da Análise de Discurso franco-brasileira, os dizeres de si e do jornalismo alternativo que são colocados em circulação pelas mídias alternativas Mídia NINJA e The Intercept Brasil. Diante disso, propôs-se ques...
“Vocês vão começar a dar aulas remotas agora. Pronto! E daí? O que você faz?”: vivências de professores de língua inglesa antes, durante e depois do cronotopo pandêmico
Esta pesquisa tem como tema a análise das vivências profissionais e pessoais de professores de língua inglesa (LI) do nível Fundamental II (EFII) em escolas da rede privada de Educação Básica (EB) de Foz do Iguaçu/PR em três cronotopos distintos: antes da pandemia de Covid-19, durante a adoção do ensino remoto emergencial (ERE) e do ensino híbrido (EH), e após o retorno às aulas presenciais. Almeja-se revelar e comparar experiências vividas por estes profissionais nos três períodos menc...
Escrita e reescritas de relatos de experiências: uma proposta didática para o 5º ano do Ensino Fundamental I
A produção textual em sala de aula representa um desafio constante para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Embora a escrita inicial constitua uma etapa essencial, é na reescrita que se consolida a construção de textos mais coesos, coerentes e adequados à situação comunicativa. A correção e a reescrita oferecem aos alunos a oportunidade de refletir criticamente sobre suas produções, identificar aspectos a serem aprimorados e desenvolver maior consciência sobre o pro...
A Educação Escolar Indígena e o Direito Indigenista como uma possibilidade de redução ou intensificação das desigualdades sociais
A presente pesquisa parte do pressuposto de que a educação escolar indígena é um meio fundamental para dinamizar o acesso dos povos indígenas ao conhecimento da legislação indigenista, por meio do ensino de conteúdos de direito e cidadania em suas múltiplas vertentes. A pesquisa buscou analisar como a disseminação do conhecimento da legislação indigenista entre os povos indígenas da etnia Kaingang, na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Laranjeiras do Sul/PR, pode atuar como ...
Olhar docente: imaginários de currículo e fracasso escolar
Este estudo aborda o imaginário de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel, PR, sobre o fracasso escolar e o currículo. O objetivo da pesquisa foi desvelar esses imaginários com vistas a apreender as percepções das professoras sobre os alunos que apresentam dificuldades e problemas de aprendizagem em suas salas de aula, suas práticas diante das dificuldades e se o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel contribuiria pa...
Design de um Programa de Ensino sobre 9 Habilidades Básicas Comportamentais Baseado em Análise do Comportamento Aplicada para Educadores de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
O aumento da prevalência de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia a urgência de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar efetiva. No contexto brasileiro, a ausência de formações docentes baseadas em evidências científicas têm dificultado a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas aos estudantes com TEA, resultando em práticas fragmentadas e muitas vezes ineficazes. Frente a esse cenário, torna-se necessária a elaboração de programas formativo...
A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens
A pesquisa “A produção das queixas escolares: uma velha problemática envolta em novas roupagens”, se refere a um estudo teórico, no qual o tema desta pesquisa são as queixas escolares e o objeto de estudo são as queixas escolares na educação básica. A problemática que norteou esta produção foi a seguinte: Como ocorre a produção das queixas escolares e como ela se manifesta atualmente na educação básica? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é realizar uma contextualização e problema...
Pensamento computacional nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I: possibilidades para a prática da leitura e da escrita em sala de aula
O Pensamento Computacional é uma habilidade que visa aprimorar a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a organização de ideias em textos, com o propósito de torná-los claros e objetivos, permitindo que tanto máquinas quanto seres humanos possam compreendê-los. Além de potencializar a utilização dos recursos tecnológicos por meio da realização de atividades que façam o uso de equipamentos eletrônicos (computadores, tablets, celulares), ela também pode ser ensinada/aprendida sem a...
Variação linguística na EJA: uma proposta de trabalho com formulários em uma turma sociolinguisticamente heterogênea
Este estudo é resultante de pesquisa-ação desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) com o objetivo geral de desenvolver uma proposta didática para o trabalho com documentos pessoais e profissionais e diversos tipos de formulários em situações concretas de uso da língua, considerando uma turma multisseriada, sociolinguisticamente heterogênea, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I (Ensino Fundamental I), em uma perspectiva sociolinguisticamente se...
O Olhar de Medusa: A poesia de autoria feminina em redes sociais como (re)significadora da imagem da mulher violentada
Esta dissertação investiga a recorrência e a ressignificação do mito de Medusa como representação da violência sexual em poemas contemporâneos, com foco nas obras bone, de Yrsa Daley-Ward, e na produção literária de Rupi Kaur. A partir de referenciais feministas e de mitocrítica, o estudo discute como a figura de Medusa, tradicionalmente retratada como um monstro castigado, é transfigurada nessas poéticas para expor e denunciar as estruturas patriarcais que silenciam ou culpam vítimas d...
Mulheres e sexualidade na ficção contemporânea: um estudo sobre a obra de Carla Madeira
A literatura contemporânea escrita por mulheres tem se estabelecido como questionadora de discursos tradicionais e patriarcais. Os romances de Carla Madeira, a escritora brasileira mais lida no país nos últimos anos, apresentam representações de identidades femininas diversas que ora se vinculam, ora se opõem àquelas definidas pelo imaginário estabelecido pelo sistema colonial/moderno. Nesse sentido, esta pesquisa investiga os romances Tudo é rio, A natureza da mordida e Véspera a f...
Ressignificação do Brasil Império pela ficção infantil e juvenil brasileira: as imagens de Dom Pedro I – entre a tradição e a criticidade, a desconstrução
Este estudo de Literatura Comparada, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de História e ficção – vias para a descolonização”, comprova que há, como no novo romance histórico latino-americano, também na Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, uma tendência a ressignificar o estatuto heroico de personagens exaltadas na escrita historiográfica tradicional – como é o caso do impera...
Modalizadores deônticos de necessidade proposicionais e interacionais em carta política
Desenvolveu-se estudo sobre o funcionamento dos modalizadores deônticos de necessidade, no nível proposicional e no nível interacional, presentes na carta política “Garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de coronavírus: a vida e a dignidade humana em primeiro lugar!” (FBSSAN, 2020), produzida e publicada no primeiro semestre da pandemia da Covid-19. Por meio de pesquisa teórica, qualitativa, orientada por uma análise descritivo- interpretativista, fundamentada nos p...
O desdobramento do eu/outro e o discurso memorialístico e simbólico na lírica de Arriete Vilela e Berta Lucía Estrada E
Esta tese estrutura-se na análise de poesias de Berta Lucía Estrada E. e de Arriete Vilela, pois a escrita delas deixa evidente que a poesia não pode ser controlada, não é possível determiná-la, dominá-la. Isso porque, por meio da linguagem representada nos poemas de ambas as escritoras, é possível compreender que a linguagem poética permite a multiplicidade de interpretações. Ancoramo-nos nos aportes teóricos de vários autores, como Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Jean Chevalier e Alain ...
Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pand...
Representações do feminino decolonial na obra de Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie é, atualmente, uma das mais conhecidas e lidas autoras africanas. A escolha por essa autora pareceu-nos importante, não só por ela pertencer à nova geração de escritoras conhecidas, mas também pelo fato de que, em sua abordagem em relação à sociedade africana, podemos encontrar traços do pensamento crítico feminista ao tratar das relações desiguais entre homens e mulheres, marcadas também por conflitos inerentes à cultura da Nigéria, ocasionados pelo processo de...
As tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aula
Dada a popularidade do gênero tira – tanto no contexto escolar como fora dele – e sua constante presença em materiais didático-pedagógicos, o presente trabalho possui como objetivo a proposição e a aplicação de uma unidade didática, para uma turma de 5º ano, orientada à leitura discursiva de tiras, com base na Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Compreendendo a leitura como um processo discursivo, o estudo demonstra que as tirinhas podem fomentar um ensino mais significativo ao ...
A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva
Esta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentam...
AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19
A dissertação teve como objetivo investigar de que forma o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná, analisando as transformações nas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados nesse contexto. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Para...
DIZER, IMAGINAR, OUSAR PENSAR POR SI MESMA: FILOSÓFAS E SEU DISCURSO SOBRE MULHERES
Para explicar a escolha da temática e identificar a tese que entrelaça nossa pesquisa, a saber, como as filósofas falam sobre as mulheres e sobre si, elaboramos o panorama geral de dizeres sobre estas a partir da noção de presença- ausência delas na História da Filosofia, de modo que vejamos a idealização destas enquanto objeto conforme foram discursivizadas. Na História que nos foi contada hegemonicamente, há uma ausência das posições outras que as mulheres poderiam ocupar que não a de...
- 13 Imaginário
- 13 Language
- 13 Linguagem
- 12 History of education
- 12 Poesia
- 12 Teacher training
- 12 Textbook
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- 1121 UNIOESTE
- 827 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 947 Dissertação
- 174 Tese
- 442 2020 - 2026
- 625 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 263 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1120 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito