Recent Submissions
Pensamento computacional nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I: possibilidades para a prática da leitura e da escrita em sala de aula
O Pensamento Computacional é uma habilidade que visa aprimorar a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a organização de ideias em textos, com o propósito de torná-los claros e objetivos, permitindo que tanto máquinas quanto seres humanos possam compreendê-los. Além de potencializar a utilização dos recursos tecnológicos por meio da realização de atividades que façam o uso de equipamentos eletrônicos (computadores, tablets, celulares), ela também pode ser ensinada/aprendida sem a...
Variação linguística na EJA: uma proposta de trabalho com formulários em uma turma sociolinguisticamente heterogênea
Este estudo é resultante de pesquisa-ação desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) com o objetivo geral de desenvolver uma proposta didática para o trabalho com documentos pessoais e profissionais e diversos tipos de formulários em situações concretas de uso da língua, considerando uma turma multisseriada, sociolinguisticamente heterogênea, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I (Ensino Fundamental I), em uma perspectiva sociolinguisticamente se...
O Olhar de Medusa: A poesia de autoria feminina em redes sociais como (re)significadora da imagem da mulher violentada
Esta dissertação investiga a recorrência e a ressignificação do mito de Medusa como representação da violência sexual em poemas contemporâneos, com foco nas obras bone, de Yrsa Daley-Ward, e na produção literária de Rupi Kaur. A partir de referenciais feministas e de mitocrítica, o estudo discute como a figura de Medusa, tradicionalmente retratada como um monstro castigado, é transfigurada nessas poéticas para expor e denunciar as estruturas patriarcais que silenciam ou culpam vítimas d...
Mulheres e sexualidade na ficção contemporânea: um estudo sobre a obra de Carla Madeira
A literatura contemporânea escrita por mulheres tem se estabelecido como questionadora de discursos tradicionais e patriarcais. Os romances de Carla Madeira, a escritora brasileira mais lida no país nos últimos anos, apresentam representações de identidades femininas diversas que ora se vinculam, ora se opõem àquelas definidas pelo imaginário estabelecido pelo sistema colonial/moderno. Nesse sentido, esta pesquisa investiga os romances Tudo é rio, A natureza da mordida e Véspera a f...
Ressignificação do Brasil Império pela ficção infantil e juvenil brasileira: as imagens de Dom Pedro I – entre a tradição e a criticidade, a desconstrução
Este estudo de Literatura Comparada, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de História e ficção – vias para a descolonização”, comprova que há, como no novo romance histórico latino-americano, também na Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, uma tendência a ressignificar o estatuto heroico de personagens exaltadas na escrita historiográfica tradicional – como é o caso do impera...
Modalizadores deônticos de necessidade proposicionais e interacionais em carta política
Desenvolveu-se estudo sobre o funcionamento dos modalizadores deônticos de necessidade, no nível proposicional e no nível interacional, presentes na carta política “Garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de coronavírus: a vida e a dignidade humana em primeiro lugar!” (FBSSAN, 2020), produzida e publicada no primeiro semestre da pandemia da Covid-19. Por meio de pesquisa teórica, qualitativa, orientada por uma análise descritivo- interpretativista, fundamentada nos p...
O desdobramento do eu/outro e o discurso memorialístico e simbólico na lírica de Arriete Vilela e Berta Lucía Estrada E
Esta tese estrutura-se na análise de poesias de Berta Lucía Estrada E. e de Arriete Vilela, pois a escrita delas deixa evidente que a poesia não pode ser controlada, não é possível determiná-la, dominá-la. Isso porque, por meio da linguagem representada nos poemas de ambas as escritoras, é possível compreender que a linguagem poética permite a multiplicidade de interpretações. Ancoramo-nos nos aportes teóricos de vários autores, como Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Jean Chevalier e Alain ...
Vida acadêmica em tempos de pandemia: educomunicação nas publicações da ANPEd E DA Intercom (2017-2023)
Este trabalho é um panorama geral das pesquisas feitas sobre a temática educomunicação no período da pandemia e teve como objetivo investigar, quantificar e analisar os estudos voltados para este tema, a partir dos artigos publicados nos anais dos grupos de pesquisa sobre Educação e Comunicação ligados à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) de 2017 a 2023 (antes/depois da pand...
Representações do feminino decolonial na obra de Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie é, atualmente, uma das mais conhecidas e lidas autoras africanas. A escolha por essa autora pareceu-nos importante, não só por ela pertencer à nova geração de escritoras conhecidas, mas também pelo fato de que, em sua abordagem em relação à sociedade africana, podemos encontrar traços do pensamento crítico feminista ao tratar das relações desiguais entre homens e mulheres, marcadas também por conflitos inerentes à cultura da Nigéria, ocasionados pelo processo de...
As tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aula
Dada a popularidade do gênero tira – tanto no contexto escolar como fora dele – e sua constante presença em materiais didático-pedagógicos, o presente trabalho possui como objetivo a proposição e a aplicação de uma unidade didática, para uma turma de 5º ano, orientada à leitura discursiva de tiras, com base na Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Compreendendo a leitura como um processo discursivo, o estudo demonstra que as tirinhas podem fomentar um ensino mais significativo ao ...
A fenomenologia da emoção na aprendizagem: subjetividade, corpo e percepção na experiência/vivência cognitiva
Esta tese investiga a relação entre emoções e cognição a partir de uma abordagem fenomenológica e neurocientífica. A pergunta norteadora da pesquisa é: de que maneira a integração entre fenomenologia e neurociência pode contribuir para a compreensão dos processos emocionais e cognitivos na aprendizagem e na adaptação cerebral? O estudo examina como a experiência subjetiva influencia e complementa a compreensão dos processos emocionais e cognitivos no contexto da aprendizagem. Argumentam...
AS PREOCUPAÇÕES E ENGAJAMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE LARANJEIRAS DO SUL (PARANÁ): IMPACTOS DURANTE E APÓS PANDEMIA DE COVID-19
A dissertação teve como objetivo investigar de que forma o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Paraná, analisando as transformações nas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados nesse contexto. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como o ensino durante a pandemia e no período pós-pandêmico impactou as preocupações e o engajamento dos docentes em Laranjeiras do Sul, Para...
DIZER, IMAGINAR, OUSAR PENSAR POR SI MESMA: FILOSÓFAS E SEU DISCURSO SOBRE MULHERES
Para explicar a escolha da temática e identificar a tese que entrelaça nossa pesquisa, a saber, como as filósofas falam sobre as mulheres e sobre si, elaboramos o panorama geral de dizeres sobre estas a partir da noção de presença- ausência delas na História da Filosofia, de modo que vejamos a idealização destas enquanto objeto conforme foram discursivizadas. Na História que nos foi contada hegemonicamente, há uma ausência das posições outras que as mulheres poderiam ocupar que não a de...
Rudolf Steiner: Uma análise histórica de sua concepção de autoeducação e educar para a liberdade.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a concepção de autoeducação na perspectiva de Rudolf Steiner (1861-1925), com foco na relação entre pensar, sentir e querer e sua contribuição para a formação integral do ser humano. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) analisar a conjuntura histórica, política, econômica e social na qual Steiner desenvolveu suas ideias educacionais; (ii) compreender os pressupostos teóricos da Pedagogia Waldorf, destacando ...
O discurso publicitário e a segmentação do corpo feminino: da dispersão em fragmento
Com esta pesquisa, busca-se explicitar quais são as injunções físico-estéticas que circulam nas redes sociais sobre o público feminino na contemporaneidade. Com esse objetivo, considera-se como dispositivo teórico-metodológico a Análise de Discurso pecheutiana, sobretudo, os dois textos escritos por Pêcheux, assinados sob o pseudônimo de Thomas Herbert: “Reflexões sobre a situação teórica das Ciências Sociais e, especialmente, da Psicologia Social” (2015) e “Observações para uma Teoria ...
O (re)descobrimento do Brasil pela ficção infantil e juvenil: ressignificações da história pela literatura na formação leitora literária decolonial
Nesta tese, inserida no Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, junto ao Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – da Unioeste/Cascavel-PR, demonstramos a presença de um discurso ficcional híbrido de História e ficção crítico sobre o “descobrimento” e a colonização do Brasil também em obras literárias escritas para o público infantil e juvenil brasileiro...
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASCAVEL - 2021 A 2024
A pesquisa tem como tema as Avaliações Externas em Larga Escala, nas escolas da Rede Municipal de Cascavel - Paraná, no período de 2021 a 2024, tendo por base as determinações sociais mais amplas que incidem sobre o espaço escolar. Objetivamos investigar quais são os principais condicionantes impostos pelo Estado na materialização de um movimento avaliativo em larga escala e alguns dos principais impactos no processo de ensino aprendizagem e no trabalho pedagógico das escolas da Rede Mu...
Alfabetização, letramento e tecnologias digitais: reflexões a partir de uma formação continuada para professoras
A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) está presente em diversos momentos da vida diária, e a sua importância na realização das mais variadas atividades cotidianas é inegável. A tecnologia também se faz presente na vida cotidiana das crianças que frequentam as escolas. O documento orientador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca de forma evidente o uso da tecnologia como recurso de ensino em todos os componentes curriculares, a f...
FORMAS DE TRATAMENTO UTILIZADAS EM FALAS DE PERSONAGENS DA TELENOVELA PANTANAL, DE BENEDITO RUY BARBOSA
Esta dissertação relata uma pesquisa que objetivou descrever, por meio da metodologia da etiquetagem (Frías Conde, 2018; 2023), as formas de tratamento utilizadas nas falas das personagens da telenovela Pantanal (2022), de Benedito Ruy Barbosa. A relevância do estudo reside no fato de que as formas de tratamento refletem relações vinculadas a estruturas sociais de dado contexto sociocultural (Biderman, 1972; Frías Conde, 2018, 2023), e entender como esses elementos funcionam ajuda a des...
Anacaona – resiliência feminina à ocupação europeia no caribe: ressignificações da atuação autóctone feminina na colonização da América Latina
Os estudos contemporâneos sobre romances históricos voltam-se às ressignificações literárias de figuras e cenários enunciados em discursos historiográficos tradicionais. Muitos deles estão sendo produzidos no contexto do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, vinculado ao PPGL-Unioeste/Cascavel-PR, espaço no qual esta pesquisa está inserida, em cotutela co...
- 1114 UNIOESTE
- 820 Cascavel
- 1 Foz do Iguaçu
- 941 Dissertação
- 173 Tese
- 436 2020 - 2025
- 624 2010 - 2019
- 54 2005 - 2009
- 263 2010 - 2017
- 31 2006 - 2009
- 1113 Acesso Aberto
- 1 Acesso Restrito