Recent Submissions
Entre poderes e saberes: o processo de escolarização do município de Ampére entre os anos de 1950 e 1981
A pesquisa esteve vinculada à Linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e se propôs a investigar o processo de escolarização no município de Ampére, PR, entre os anos de 1950 e 1981, abrangendo a educação rural e urbana. Este período foi crucial para entender como a colonização da Vila de Ampére impactou a educação pública local, especialmente com a chegada de imigrantes que bu...
A organização do ensino promotora do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa integra as contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está vinculada à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, que se dedica à investigação das relações entre cultura e educação, da formação docente e dos processos educativos formais e informais, considerando suas dimensões teóricas, práticas, sociopolíticas e pedagógicas. Esta dissertação tem como objetivo investigar como a organiza...
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: entre a coerção e a educação frente ao tema do poder de polícia administrativo
Este trabalho contempla a dissertação de Mestrado acadêmico na área de concentração de Educação, voltado para a linha de pesquisa “Sociedade, Conhecimento e Educação”. A pesquisa foi feita através do método misto (integrativo ou multimodal) e objetivou a análise do poder de polícia administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no sentido de discutir a relação entre o caráter coercitivo e o caráter educativo da atuação desta instituição estatal, bem com as implicações de...
A base nacional comum curricular nas práticas pedagógicas com bebê
O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e integra o Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infância - GPECI. A questão central que mobiliza a pesquisa é: Diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil, como ocorre a organização das...
Obsessão securitária e educação cívico-militar: implicações na gestão escolar do Colégio Cívico Militar Professor Vicente de Carli
Esta dissertação se vinvula à linha 2, do Programa de Mestrado em Educação da Universidde Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão. Retratou o tema da realidade vivida por um escola, em Francisco Beltrão, que adotou a conformção cívico-militar. Notadamente no quesito gestão (analisada via documentos institucionais). O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Prog...
A organização do ensino remoto e híbrido para a alfabetização no município de Francisco Beltrão-PR
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo, enfrentaram a pandemia do coronavírus (SARS-CoV 2), originária na China em 2019. A disseminação do vírus levou às medidas de isolamento social e restrições em diversos setores, incluindo a educação. As escolas foram fechadas, e as aulas foram realizadas de forma remota. No município de Francisco Beltrão, as escolas suspenderam as aulas, adotando o sistema remoto de ensino. Somente em outubro de 2020 houve o retorno gradual das atividades escolares...
Práticas de internacionalização na educação básica: análise do programa escolas interculturais de fronteira (PEIF)
A internacionalização da Educação tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo, sendo fortemente associada ao processo de globalização. Nos últimos anos, diversas pesquisas sobre o tema têm surgido no Brasil, embora a maioria se concentre na Educação Superior, alguns autores brasileiros abordam e pesquisam a internacionalização na Educação Básica: Brito, (2020); Thiesen, (2021); Woicolesco, Hatsek & Rosso, (2023). A primeira etapa desta pesquisa consistiu na construç...
Apropriação de TDICS na prática pedagógica por professores nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Francisco Beltrão/PR
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar a apropriação e a incorporação das tecnologias da informação e de comunicação pelos professores da rede municipal de Francisco Beltrão-PR, após o período pandêmico. A pesqu...
O protagonismo infantil nas narrativas do cotidiano em um CEIM de Chapecó-SC: entre a subversão e a resistência
A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores e ao Grupo Educação, Crianças e Infância (GPECI), tem como tema central o protagonismo infantil. Nesse sentido, o estudo destaca as culturas infantis e suas inter-relações com os processos educativos em instituições de educação infantil, possibilitando subsídios para a formação de professor...
Abandono escolar nos cursos técnicos integrados de nível médio: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Xanxerê.
Esta pesquisa investigou o fenômeno do abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Xanxerê - SC. O estudo foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve como objetivo analisar o abandono escolar nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC Campus Xanxerê - ...
A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana.
Esta dissertação, intitulada A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte – Francisco Beltrão – Paraná - 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR, área de concentração em Educação e Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação. A problemática proposta foi compreender qual o processo educa...
Compreensões de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola
A pesquisa "Compreensões de infância e criança presente na organização do trabalho pedagógico das professoras da pré-escola", inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Área de concentração: Educação, Linha de Pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, da Universidade Estadual do Oeste doParaná – UNIOESTE, objetiva analisar a compreensão de infância e criança na organização do trabalho pedagógico das professoras que atuam nas turmas de pré-e...
Evasão na educação superior: tendências da produção acadêmica
A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores tem como objetivo analisar, a partir das pesquisas científicas, a compreensão sobre o fenômeno da evasão nas Instituições de Educação Superior no Brasil. Discute questões de ordem metodológica em pesquisas na área de Ciências Humanas, especificamente voltadas à educação e problematiza em q...
Protagonismo juvenil na contrarreforma do ensino médio (lei 13.415 de 2017) em Santa Catarina: formação da juventude para o trabalho flexível
Este trabalho está vínculado à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e tem como objeto de estudo o protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio (NEM) no estado de Santa Catarina. Tratar sobre desse assunto requer discutir a questão do protagonismo. Para isso, foi preciso compreender como o neoliberalismo foi construído e constituído como doutrina socioeconômica hegemônica, qu...
O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração e a formação de professores em Capanema – PR (1960-1981)
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, campus de Francisco Beltrão - PR, na linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, tem como objeto central a formação de professores na Escola Normal Regional Padre Cirilo e na Escola Normal Colegial Estadual São José, que funcionaram junto ao Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Capanema - PR, sob a direção das irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. O recorte temporal ini...
Dispositivos e subjetivação: representações sobre violência doméstica da rede de proteção às mulheres no município de Enéas Marques.
O presente estudo é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, no Campus Francisco Beltrão, Paraná, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. A área de concentração do programa é Educação, na Linha de Pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. O objetivo geral da investigação foi analisar as representações sobre violência doméstica contra as mulheres que aparecem e transparecem nas falas dos sujeitos que atuam na rede ...
Organização do trabalho pedagógico para reinserção social do adolescente em conflito com a lei
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa, situada no âmbito do grupo de pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT), aborda a organização do trabalho pedagógico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para a reinserção...
As queixas escolares e a sua relação com transtornos do neurodesenvolvimento: uma análise crítica à Luz da Teoria Histórico-Cultural
A presente pesquisa faz parte das contribuições do Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e está inserida na linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, a qual investiga as relações entre cultura e educação, a formação de professores, assim como os processos educativos formais e informais, abrangendo aspectos teóricos, práticos, socio-políticos e pedagógicos. Nossa pesquisa é de caráter qualitativo do tipo ...
A formação continuada das professoras de Educação Infantil do município de Renascença/PR pós BNCC
O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e objetiva conhecer a proposta de formação continuada oferecida às professoras da educação infantil do município de Renascença/PR pós BNCC, identificando suas concepções, processo de elaboração, planejamento e execução. Di...
Escolas cívico-militares no Paraná sob a égide neoconservadora.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar o cenário de militarização das escolas públicas no estado do Paraná sob a égide neoconservadora. Quanto aos objetivos específicos, propomos: a) revisitar a conjuntura neoliberal de cunho conservador que sustenta a militarização da educação no Brasil, nos últimos anos; b) identificar as políticas e a legislação referente à militarização das escolas no país, principalmente após a eleição de 2018; c) analisar o conteúdo implícito em dois documen...
- 211 UNIOESTE
- 211 Dissertação
- 124 2020 - 2025
- 87 2014 - 2019
- 211 application/pdf
- 211 Acesso Aberto