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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7645
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação continuada das professoras de Educação Infantil do município de Renascença/PR pós BNCC
Other Titles: Continuing education of early childhood education teachers in the municipality of Renascença/PR after BNCC.
Autor: Capelin, Silvia Letícia 
Primeiro orientador: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Primeiro membro da banca: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Segundo membro da banca: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Terceiro membro da banca: Tozetto, Susana Soares
Resumo: O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Cultura, processos educativos e formação de professores”, do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão/Paraná e objetiva conhecer a proposta de formação continuada oferecida às professoras da educação infantil do município de Renascença/PR pós BNCC, identificando suas concepções, processo de elaboração, planejamento e execução. Diante dessa proposta, viso compreender os conceitos de formação continuada produzidos historicamente a partir da legislação brasileira e de autores da área, conhecer o processo de elaboração da proposta de formação continuada a partir de seus gestores (SMECE e Coordenação escolar), legislação municipal e escolar, identificando os elementos teóricos e metodológicos de sua constituição e apontar a compreensão de formação continuada das professoras municipais de educação infantil, a partir da oferta desta pela SMECE. Para tanto, apoio-me na bibliografia já produzida e em autores como Nóvoa (1999); Pimenta (1992; 2005); Freire (1996); Azevedo (2013); Romanowski (2007; 2010); Imbernón (2010; 2011; 2016) e outros. Para o desenvolvimento da investigação, a metodologia de pesquisa utilizada foi uma revisão bibliográfica das dissertações de mestrado produzidas entre 1996 e 2022 acerca da temática da “formação continuada na educação infantil” na plataforma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, bem como análise documental visando compreender os conceitos de formação continuada produzidos historicamente a partir da legislação brasileira e das orientações normativas do município investigado. Realizo também, entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora municipal (SMECE e Coordenação escolar) para conhecer a formação continuada oferecida às professoras de educação infantil pós BNCC, identificando a compreensão e o processo de elaboração da proposta de formação continuada a partir de seus gestores. E por fim, a aplicação de questionário às professoras de educação infantil municipal objetivando identificar a compreensão de formação continuada, a partir da oferta desta pela SMECE. Para a produção dos dados, foram investigadas as duas instituições que atendem as crianças da Educação Infantil. A formação continuada dos professores da Educação Infantil foi descrita a partir de leis, documentos orientadores, questionários e entrevistas, da maneira como surgiu, ocorreu e vem ocorrendo no tempo histórico investigado. Os resultados apontam que o município de Renascença-Pr elaborou documentos norteadores das ações de formação continuada de professores, como o Estatuto do Magistério que rege os profissionais da Educação do município pela Lei Nº 1101, de 15 de dezembro de 2009 e o Plano Municipal de Educação – PME, que demonstrou que a formação continuada de professores é ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que os cursos são específicos para a área da educação e muitos dos temas são sugeridos pelas próprias professoras. O município investigado vem desenvolvendo/cumprindo a Formação Continuada dos professores da Educação Infantil prevista na legislação brasileira e na legislação municipal. Porém, não há uma compreensão do que é a formação continuada de professores, pois tanto gestoras como professoras compreendem como formação continuada as ações de início e meio de ano, além das datas pontuais no calendário escolar, ademais não contempla um plano ou projeto específico de formação continuada para as professoras da Educação Infantil.
Abstract: This work is linked to the research line “Culture, educational processes and teacher training”, of the Postgraduate Program in Education - Master's degree in Education of the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão/Paraná campus and aims to understand the proposal for continuing education offered to early childhood education teachers in the municipality of Renascença/PR after BNCC, identifying their conceptions, process of elaboration, planning and execution. In view of this proposal, I aim to understand the concepts of continuing education produced historically from Brazilian legislation and authors in the area, to know the process of elaboration of the continuing education proposal from its managers (SMECE and school coordination), municipal and school legislation, identifying the theoretical and methodological elements of its constitution and to point out the understanding of continuing education of municipal early childhood education teachers, based on its offer by SMECE. To this end, I rely on the bibliography already produced and on authors such as Nóvoa (1999); Pimenta (1992; 2005); Freire (1996); Azevedo (2013); Romanowski (2007; 2010); Imbernón (2010; 2011; 2016) and others. To develop the research, the research methodology used was a bibliographic review of master's dissertations produced between 1996 and 2022 on the theme of “continuing education in early childhood education” on the Digital Library of Theses and Dissertations platform, as well as a documentary analysis aimed at understanding the concepts of continuing education produced historically based on Brazilian legislation and the normative guidelines of the municipality investigated. I also conducted semi-structured interviews with the municipal management team (SMECE and school coordination) to learn about the continuing education offered to early childhood education teachers after the BNCC, identifying the understanding and the process of elaboration of the continuing education proposal from their managers. Finally, the application of a questionnaire to municipal early childhood education teachers aims to identify their understanding of continuing education, based on its offer by SMECE. To produce the data, the two institutions that serve early childhood education children were investigated. The continuing education of Early Childhood Education teachers was described based on laws, guiding documents, questionnaires and interviews, as it emerged, occurred and has been occurring in the historical period investigated. The results indicate that the municipality of Renascença-PR has developed guiding documents for continuing education actions for teachers, such as the Teaching Statute that governs education professionals in the municipality by Law No. 1101, of December 15, 2009 and the Municipal Education Plan - PME, which demonstrated that continuing education for teachers is offered by the Municipal Department of Education, with courses specific to the area of education and many of the topics suggested by the teachers themselves. The municipality investigated has been developing/fulfilling the Continuing Education for Early Childhood Education teachers provided for in Brazilian legislation and in municipal legislation. However, there is no understanding of what ongoing teacher training is, as both managers and teachers understand ongoing training to be the activities at the beginning and middle of the year, in addition to specific dates on the school calendar, besides no specific plan or project for ongoing training for Early Childhood Education teachers.
Keywords: Formação continuada
Educação infantil
Formação de professores
Ongoing training
Early childhood education
Teacher training
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: CAPELIN, Silvia Letícia. A formação continuada das professoras de Educação Infantil do município de Renascença/PR pós BNCC. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7645
Issue Date: 29-Nov-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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