Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7647
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Organização do trabalho pedagógico para reinserção social do adolescente em conflito com a lei |
Other Titles: | Organization of pedagogical work for the social reintegration of adolescents in conflict with the law |
Autor: | Aguiar, Vagner Lima de ![]() |
Primeiro orientador: | Portelinha, Ângela Maria Silveira |
Primeiro membro da banca: | Portelinha, Ângela Maria Silveira |
Segundo membro da banca: | Juraszek, Berenice Lurdes Borssoi |
Terceiro membro da banca: | Orzechowski, Suzete Terezinha |
Resumo: | Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa, situada no âmbito do grupo de pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (GESFORT), aborda a organização do trabalho pedagógico no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para a reinserção social de adolescentes em conflito com a lei, analisando-se as políticas públicas educacionais e as suas contradições nesse contexto. A relevância do tema reside na necessidade de compreender como o trabalho pedagógico pode contribuir para a ressocialização e para a garantia dos direitos desses adolescentes, em um cenário marcado por desigualdades sociais e desafios educacionais. O objetivo geral é analisar a organização do trabalho pedagógico no CREAS de Francisco Beltrão - PR, no âmbito das políticas públicas educacionais voltadas à reinserção social do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. A metodologia adotada envolve a abordagem qualitativa, com subsídios quantitativos, incluindo estudo bibliográfico, documental e aplicação de questionário semiestruturado aos socioeducadores do CREAS. O fundamento teórico metodológico permite compreender a educação como um fenômeno social e histórico, moldado pelas relações de produção e pela luta de classes. Os resultados apontam para a importância da educação como instrumento de transformação social e para a necessidade de um trabalho pedagógico planejado e intencional, alinhado à Pedagogia Histórico-Crítica. No entanto, desafios como a evasão escolar e o desinteresse nas práticas educativas propostas aos adolescentes revelam a necessidade de incluir um pedagogo na equipe de socioeducadores para a implementação da organização do trabalho pedagógico, amparado na Pedagogia Histórico Crítica. No contexto do CREAS, essa concepção de educação mostra-se fundamental para superar as contradições entre as políticas públicas e a prática educativa, ao oferecer um método que permite transformar a realidade social por meio da educação, valorizando a prática social e o papel do educador como mediador no engajamento dos adolescentes. Conclui-se, desse modo, que a efetividade das medidas socioeducativas depende da articulação entre as políticas públicas educacionais, a organização do trabalho pedagógico e o trabalho multidisciplinar no CREAS, com foco na construção de um futuro inclusivo e igualitário para o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, ao garantir o seu direito à educação e à reinserção social. |
Abstract: | This dissertation is associated with the research line Culture, Educational Processes and Teacher Training, of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education at the State University of Western Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão campus - PR. The research, which is part of the Educação Superior, Formação e Trabalho Docente (Higher Education, Training and Teaching Work - GESFORT– acronym in portuguese) research group, looks at the organization of pedagogical work in the Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Specialized Social Assistance Reference Centre – CREAS – acronym in portuguese) for the social reintegration of adolescents in conflict with the law, analyzing public educational policies and their contradictions in this context. The relevance of the topic lies in the need to understand how pedagogical work can contribute to the re-socialization and guarantee of the rights of these adolescents, in a scenario marked by social inequalities and educational challenges. The general objective is to analyze the organization of pedagogical work at CREAS in Francisco Beltrão - PR, within the scope of public educational policies aimed at the social reintegration of adolescents in compliance with a socio-educational measure. The methodology adopted involves a qualitative approach, with quantitative support, including a bibliographical and documentary study and the application of a semi-structured questionnaire to CREAS socio educators. The theoretical-methodological basis allows us to understand education as a social and historical phenomenon, shaped by relations of production and the class struggle. The results point to the importance of education as an instrument of social transformation and the need for planned and intentional pedagogical work, in line with Historical-Critical Pedagogy. However, challenges such as school dropout and lack of interest in the educational practices offered to adolescents reveal the need to include a pedagogue in the team of socio-educators to implement the organization of pedagogical work, based on Historical-Critical Pedagogy. In the context of CREAS, this conception of education is fundamental to overcoming the contradictions between public policies and educational practice, by offering a method that allows social reality to be transformed through education, valuing social practice and the role of the educator as a mediator in engaging adolescents. The conclusion is that the effectiveness of socio-educational measures depends on the articulation between public educational policies, the organization of pedagogical work, and multidisciplinary work at CREAS, with a focus on building an inclusive and equal future for adolescents under socio-educational measures, by guaranteeing their right to education and social reintegration. |
Keywords: | Medida socioeducativa CREAS Pedagogo Pedagogia histórico-crítica Socio-educational measure CREAS Pedagogue Historical-critical pedagogy. |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | AGUIAR, Vagner Lima de. Organização do trabalho pedagógico para reinserção social do adolescente em conflito com a lei. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7647 |
Issue Date: | 26-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vagner L. de Aguiar 24.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.