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Ressignificação do Brasil Império pela ficção infantil e juvenil brasileira: as imagens de Dom Pedro I – entre a tradição e a criticidade, a desconstrução
Este estudo de Literatura Comparada, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de História e ficção – vias para a descolonização”, comprova que há, como no novo romance histórico latino-americano, também na Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, uma tendência a ressignificar o estatuto heroico de personagens exaltadas na escrita historiográfica tradicional – como é o caso do impera...
Modalizadores deônticos de necessidade proposicionais e interacionais em carta política
Desenvolveu-se estudo sobre o funcionamento dos modalizadores deônticos de necessidade, no nível proposicional e no nível interacional, presentes na carta política “Garantir o direito à alimentação e combater a fome em tempos de coronavírus: a vida e a dignidade humana em primeiro lugar!” (FBSSAN, 2020), produzida e publicada no primeiro semestre da pandemia da Covid-19. Por meio de pesquisa teórica, qualitativa, orientada por uma análise descritivo- interpretativista, fundamentada nos p...
O desdobramento do eu/outro e o discurso memorialístico e simbólico na lírica de Arriete Vilela e Berta Lucía Estrada E
Esta tese estrutura-se na análise de poesias de Berta Lucía Estrada E. e de Arriete Vilela, pois a escrita delas deixa evidente que a poesia não pode ser controlada, não é possível determiná-la, dominá-la. Isso porque, por meio da linguagem representada nos poemas de ambas as escritoras, é possível compreender que a linguagem poética permite a multiplicidade de interpretações. Ancoramo-nos nos aportes teóricos de vários autores, como Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Jean Chevalier e Alain ...
Representações do feminino decolonial na obra de Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie é, atualmente, uma das mais conhecidas e lidas autoras africanas. A escolha por essa autora pareceu-nos importante, não só por ela pertencer à nova geração de escritoras conhecidas, mas também pelo fato de que, em sua abordagem em relação à sociedade africana, podemos encontrar traços do pensamento crítico feminista ao tratar das relações desiguais entre homens e mulheres, marcadas também por conflitos inerentes à cultura da Nigéria, ocasionados pelo processo de...
DIZER, IMAGINAR, OUSAR PENSAR POR SI MESMA: FILOSÓFAS E SEU DISCURSO SOBRE MULHERES
Para explicar a escolha da temática e identificar a tese que entrelaça nossa pesquisa, a saber, como as filósofas falam sobre as mulheres e sobre si, elaboramos o panorama geral de dizeres sobre estas a partir da noção de presença- ausência delas na História da Filosofia, de modo que vejamos a idealização destas enquanto objeto conforme foram discursivizadas. Na História que nos foi contada hegemonicamente, há uma ausência das posições outras que as mulheres poderiam ocupar que não a de...
O discurso publicitário e a segmentação do corpo feminino: da dispersão em fragmento
Com esta pesquisa, busca-se explicitar quais são as injunções físico-estéticas que circulam nas redes sociais sobre o público feminino na contemporaneidade. Com esse objetivo, considera-se como dispositivo teórico-metodológico a Análise de Discurso pecheutiana, sobretudo, os dois textos escritos por Pêcheux, assinados sob o pseudônimo de Thomas Herbert: “Reflexões sobre a situação teórica das Ciências Sociais e, especialmente, da Psicologia Social” (2015) e “Observações para uma Teoria ...
O (re)descobrimento do Brasil pela ficção infantil e juvenil: ressignificações da história pela literatura na formação leitora literária decolonial
Nesta tese, inserida no Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, junto ao Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – da Unioeste/Cascavel-PR, demonstramos a presença de um discurso ficcional híbrido de História e ficção crítico sobre o “descobrimento” e a colonização do Brasil também em obras literárias escritas para o público infantil e juvenil brasileiro...
Alfabetização, letramento e tecnologias digitais: reflexões a partir de uma formação continuada para professoras
A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) está presente em diversos momentos da vida diária, e a sua importância na realização das mais variadas atividades cotidianas é inegável. A tecnologia também se faz presente na vida cotidiana das crianças que frequentam as escolas. O documento orientador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca de forma evidente o uso da tecnologia como recurso de ensino em todos os componentes curriculares, a f...
FORMAS DE TRATAMENTO UTILIZADAS EM FALAS DE PERSONAGENS DA TELENOVELA PANTANAL, DE BENEDITO RUY BARBOSA
Esta dissertação relata uma pesquisa que objetivou descrever, por meio da metodologia da etiquetagem (Frías Conde, 2018; 2023), as formas de tratamento utilizadas nas falas das personagens da telenovela Pantanal (2022), de Benedito Ruy Barbosa. A relevância do estudo reside no fato de que as formas de tratamento refletem relações vinculadas a estruturas sociais de dado contexto sociocultural (Biderman, 1972; Frías Conde, 2018, 2023), e entender como esses elementos funcionam ajuda a des...
Anacaona – resiliência feminina à ocupação europeia no caribe: ressignificações da atuação autóctone feminina na colonização da América Latina
Os estudos contemporâneos sobre romances históricos voltam-se às ressignificações literárias de figuras e cenários enunciados em discursos historiográficos tradicionais. Muitos deles estão sendo produzidos no contexto do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, vinculado ao PPGL-Unioeste/Cascavel-PR, espaço no qual esta pesquisa está inserida, em cotutela co...
ENTRE RUA E COMUNIDADE, A CIDADANIA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS SUL-AMERICANAS: PERSONATRIMERS A ECOAR NA EMERGÊNCIA DA TEATRALIDADE CONTEMPORÂNEA
Este estudo investiga a potencialidade das artes periféricas, especialmente o teatro desenvolvido nas margens territoriais e fronteiriças, destacando suas dimensões poéticas e estéticas e sua importância para os estudos literários acadêmicos. A pesquisa foca na mediação entre teatralidade e sociedade, sublinhando a importância de um diálogo aberto entre expressões criativas e suas movimentações contemporâneas. Essa perspectiva é essencial para apreciar as inovações do teatro periférico ...
Junto de Conceição Evaristo Pelos Becos da Memória
Propomos na presente dissertação, desenvolver um estudo sobre a obra Becos da memória (2018), de Conceição Evaristo, sob a perspectiva teórico-crítica das escritas de si. Esta abordagem crítica é profícua para pensar sobre o modus operandi das narrativas e da poesia de Evaristo. Nossa intenção é verificar como se revelam, no romance, elementos que configuram o conceito de escrevivência, desenvolvido pela autora. Para tanto, teremos por base os referenciais teóricos e metodológicos das e...
Gesto e captura do instante poético: Haicais em Língua de Sinais
Esta tese tem como proposta explorar e aprofundar os estudos sobre a Literatura em Libras, com ênfase no gênero literário haicai, que ainda é pouco conhecido e produzido pelos surdos brasileiros. O haicai é uma forma poética criada no século XVI e tem como característica ser um poema conciso e objetivo. Em seus primórdios era composto com temas relacionados ao cotidiano e à natureza. Com o tempo os haicaistas passaram a explorar uma variedade de temas, incluindo os sentimentos do eu lír...
De Clara Dos Anjos a Eunice E Mabel: Um Olhar Decolonial Para O Protagonismo negro Feminino Em Lima Barreto e Eliana Alves Cruz
Esta pesquisa desenvolve um estudo comparativo sobre a construção do protagonismo negro feminino nos romances Clara dos Anjos, de Lima Barreto ([1924] 2012) e Solitária, de Eliana Alves Cruz (2022), com foco nas intersecções entre raça, gênero e classe, considerando como essas dimensões estruturam as vivências das protagonistas. As obras são analisadas sob uma perspectiva decolonial, destacando como as personagensfemininas negrassão elaboradas literariamente e como suas experiências se r...
Na cidade, decantar palavras: modos de (r)existir e intervir em tempos de rede
Na contemporaneidade, falar em cidade implica considerarmos um ponto estruturante de nossa condição de produção social vigente: o funcionamento das tecnologias digitais em nossa vida cotidiana. Neste trabalho, filiadas à Análise de Discurso (AD) de perspectiva francesa, interessa-nos refletir de que modo o sujeito de nosso tempo se constitui e (se) discursiviza na relação com as tecnologias digitais na cidade hoje, buscando (r)existir e intervir neste tempo presente. Articulando os post...
(Fé)Ministras: no Discurso Religioso, o Corpo Feminino.
O presente trabalho é um estudo, sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso de cunho materialista, acerca de dizeres a respeito do corpo feminino no discurso religioso a partir da Teologia Feminista. Tem como objetivo descrever e analisar como se formula, como se constitui e como circula um discurso sobre o corpo feminino na página (Fé)ministras; analisar as diferentes designações dadas à mulher no corpus; refletir sobre a relação entre o cristianismo e o feminismo a partir das pu...
Outros olhares sobre a colonização do Brasil: ressignificações do passado na literatura híbrida juvenil brasileira em diálogo com o livro didático de ensino de história
RESUMO: Este estudo, inserido no Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, demonstra que as narrativas híbridas de história e ficção juvenis brasileiras contemporâneas de cunho descolonizador podem contribuir ao ensino crítico da história nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessas obras se utilizam estratégias escriturais que se aproximam dos romances histó...
A Literatura Infantil Brasileira na trajetória das escritas híbridas de história e ficção: ressignificações do passado na formação leitora decolonial do Ensino Fundamental - anos iniciais
Esta tese, inserida no âmbito do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, visa estabelecer o percurso da Literatura Infantil na trajetória das Escritas Híbridas de História e Ficção Infantil e Juvenil Brasileiras (Santos, 2023). Objetivamos, a partir dos estudos de Santos (2023), determinar um possível panorama da Literatura Híbrida de História e Ficção Infan...
O constructo narratológico do livro-imagem: um estudo de obras premiadas pela FNLIJ (2010-2020)
Como se constitui a narrativa de um livro-imagem? Esse é o questionamento norteador da presente pesquisa documental de vertente dedutiva, de abordagem descritiva-explicativa. Nesta tese, estabelecemos correspondências entre a Literatura, as Artes Visuais e o Cinema, sob a perspectiva da teoria literária, da teoria da imagem e dos estudos interartes. Nosso objeto de estudo são obras premiadas entre os anos de 2010 e 2020, na categoria “Imagem”, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e J...
Os multiletramentos e a produção e reescrita textual nos anos iniciais: reflexões colaborativas em formação continuada
Tendo em vista que a língua vive e evolui historicamente, a maneira como os sujeitos interagem por meio de textos orais e escritos também sofre modificações significativas, principalmente em uma sociedade cada vez mais tecnológica como a que vivemos. Foi pensando nas práticas de ensino de produção textual na era digital, que levantamos o seguinte questionamento: Em que medida uma formação continuada colaborativa para professores dos anos iniciais, considerando as TDIC, os multiletramento...
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