Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7839
Tipo do documento: Tese
Title: O discurso publicitário e a segmentação do corpo feminino: da dispersão em fragmento
Other Titles: The advertising discourse and the female body segmentation: from dispersion into fragments
Autor: Oliveira, Isabel Karolina Gomes Ferreira
Primeiro orientador: Cattelan, João Carlos
Primeiro membro da banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Segundo membro da banca: Porto, Ana Paula Teixeira
Terceiro membro da banca: Vinhas, Luciana Lost
Quarto membro da banca: Porto, Luana Teixeira
Resumo: Com esta pesquisa, busca-se explicitar quais são as injunções físico-estéticas que circulam nas redes sociais sobre o público feminino na contemporaneidade. Com esse objetivo, considera-se como dispositivo teórico-metodológico a Análise de Discurso pecheutiana, sobretudo, os dois textos escritos por Pêcheux, assinados sob o pseudônimo de Thomas Herbert: “Reflexões sobre a situação teórica das Ciências Sociais e, especialmente, da Psicologia Social” (2015) e “Observações para uma Teoria Geral das Ideologias” (1995). A partir deles, procura-se mobilizar os conceitos de Prática Técnica, Prática Política, Prática Ideológica e Prática Social, bem como aquela que é, cronologicamente, a primeira definição de discurso apresentada pelo autor: o discurso constituído por fragmentos dispersos que têm a coerência de uma neurose e que exercem uma função no todo social (Herbert, 2015). Para a realização do estudo, em termos de dados empíricos de observação, analisam-se vinte e quatro (24) campanhas publicitárias recortadas de diferentes perfis do Instagram entre os anos de 2020 a 2024. A escolha das postagens se deu a partir de um recurso chamado patrocinado, uma vez que se considera que ele possibilita impulsionar financeiramente os anúncios e fazer com que eles apareçam, de modo arbitrário, aos usuários. Ou seja, mesmo sem desejar, os sujeitos podem ser alcançados através dessa ferramenta e induzidos ao consumo de determinados bens. Com base no corpus selecionado, é possível verificar que, ao mesmo tempo que os anúncios prometem a realização de desejos e incentivam o consumo, também constroem uma imagem de mulher que, na maciça maioria das vezes, recai sobre o seu aspecto físico. Assim sendo, entende-se que os discursos propagados por meio da publicidade têm uma linha de coerência que é regularizada no sentido de sustentar uma função determinante no todo social para as mulheres, impondo-lhes um modelo corporal definido em detrimento de outros aspectos que lhes são constitutivos. Percebe-se, então, que a mulher, no discurso publicitário, é atingida por uma quantidade desenfreada de produtos que criam um modelo corporal que beira o inalcançável, além de determinar uma ciranda de gastos e descontentamento, o que, no limite, prevê um corpo sempre desajustado em relação ao acordo social vigente. Sob esta perspectiva, constata-se que as campanhas publicitárias buscam vender itens destinados ao abdômen, aos seios, aos glúteos, aos músculos, às faces, aos cabelos, às unhas, às mãos e aos pés femininos; ao que parece, não há partes do corpo da mulher que não sejam açambarcadas pela mais-valia econômica. Tem-se, portanto, um corpo que é segmentado em cabeça, tronco e membros pela produção de bens e do consumo. Tendo este conjunto de pressupostos em vista, procura-se defender a tese de que o discurso publicitário, na atualidade, constitui-se como um Aparelho Ideológico de Estado, já que se encontra a favor da ideologia dominante e daquilo que interessa ao capitalismo. Ele é, desse modo, a voz autorizada que usa das artimanhas que dispõe como, por exemplo, o elogio ao produto anunciado, a realização de promessas, ameaças e chantagens, a utilização de chamarizes e slogans atrativos, a desqualificação da concorrência e a ratificação do imaginário social, para impor a venda e o lucro, mesmo que isso signifique arbitrar sobre os corpos femininos e tratá- los como objetos manipuláveis.
Abstract: OLIVEIRA, Isabela Karolina Gomes Ferreira. The advertising discourse and the female body segmentation: from dispersion into fragments. 2025. 150 f. Tese (Doutorado em Letras), – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2025. Orientador: João Carlos Cattelan Defesa: 20 de fevereiro de 2025 ABSTRACT This research seeks to clarify what are the physical-aesthetic injunctions that circulate on social networks about the female public in contemporary times. To achieve this objective, the theoretical-methodological device considered is Pêcheux's Discourse Analysis, especially the two texts written by Pêcheux, signed under the pseudonym Thomas Herbert: “Reflections on the theoretical situation of the Social Sciences and, especially, of Social Psychology” (2015) and “Observations for a General Theory of Ideologies” (1995). From them, we seek to mobilize the concepts of Technical Practice, Political Practice, Ideological Practice and Social Practice, as well as what is, chronologically, the first definition of discourse presented by the author: the discourse constituted by dispersed fragments that have the coherence of a neurosis and that perform a function in the social whole (Herbert, 2015). To carry out the study, in terms of empirical observation data, twenty-four (24) advertising campaigns cut from different Instagram profiles between the years 2020 to 2024 were analyzed. The posts were chosen based on a feature called sponsored, since it is considered that can make it possible to boost the ads financially and make them appear, arbitrarily, to users. In other words, even without wanting to, people can be reached through this tool and induced to consume certain goods. Based on the selected corpus, it is possible to verify that, at the same time that the advertisements promise the fulfillment of desires and encourage consumption, they also construct a woman image that, in the vast majority of cases, focuses on her physical appearance. Therefore, it is understood that the discourses propagated through advertising have a line of coherence that is regulated in the sense of supporting a determining function in the social whole for women, imposing on them a defined body model to the detriment of other aspects that are constitutive of them. It is clear, then, that women, in advertising discourse, are hit by an unbridled amount of products that create a body model that borders on the unattainable, in addition to determining a cycle of expenses and discontent, which, ultimately, predicts a body that is always out of step with the current social agreement. From this perspective, it can be seen that advertising campaigns seek to sell items aimed at women's abdomen, breasts, buttocks, muscles, faces, hair, nails, hands and feet and, apparently, there are no parts of a woman's body that are not taken over by economic surplus value. Therefore, there is a body that is segmented into head, trunk and limbs through the production of goods and consumption. With this set of assumptions in mind, we seek to defend the thesis that advertising discourse, today, constitutes an Ideological State Apparatus, since it is in favor of the dominant ideology and of capitalism interests. Hence, it is the authorized voice that uses the tricks at its disposal, such as, for example, praising the advertised product, making promises, threats and blackmail, using attractive baits and slogans, disqualifying the competition and ratifying the social imaginary, to impose sales and profit, even if this means arbitrating over female bodies and treating them as manipulable objects.
Keywords: Análise de Discurso
Discurso Publicitário
Ideologia
Mulher
Corpo Feminino
Discourse analysis
Advertising discourse
Ideology
Woman
Female body
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Oliveira, Isabel Karolina Gomes Ferreira. O discurso publicitário e a segmentação do corpo feminino: da dispersão em fragmento. 2025. 150 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7839
Issue Date: 20-Feb-2025
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabela K. G. F. Oliveira.pdfARQUIVO COMPLETO3.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.