Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7838
Tipo do documento: Tese
Title: O (re)descobrimento do Brasil pela ficção infantil e juvenil: ressignificações da história pela literatura na formação leitora literária decolonial
Other Titles: The (re)Discovery of Brazil through children´s and young fiction: resignifications of history through literature in the formation of decolonial literary readers
Autor: Sant Ana, Michele de Fátima
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Segundo membro da banca: Santos, Vilson Pruzak dos
Terceiro membro da banca: Sales, Laurenia Souto
Quarto membro da banca: Lopez, Cristian Javier
Resumo: Nesta tese, inserida no Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, junto ao Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – da Unioeste/Cascavel-PR, demonstramos a presença de um discurso ficcional híbrido de História e ficção crítico sobre o “descobrimento” e a colonização do Brasil também em obras literárias escritas para o público infantil e juvenil brasileiro, cujas características discursivas e estruturais aproximam-se da modalidade do romance histórico contemporâneo de mediação, sendo elas potenciais à formação do leitor literário decolonial. Nosso objetivo geral é contrastar os discursos colonialista e decolonialista sobre o “descobrimento” e a colonização do Brasil, para potencializar a formação leitora literária decolonial dos estudantes do Ensino Fundamental II, a fim de incentivar a formação leitora literária decolonial e a formação continuada aos docentes, por meio da elaboração de uma Oficina Literária Temática. Isso para que os docentes possam atuar como mediadores profícuos nessa jornada formadora de mentes descolonizadas já no Ensino Fundamental. Para isso, apresentamos a análise do nosso corpus: Degredado em Santa Cruz (2009), de Sonia Sant’Anna; A descoberta do Novo Mundo (2013), de Mary Del Priore; O Sítio no Descobrimento: a turma do Picapau Amarelo na expedição de Pedro Álvares Cabral (2013), de Luciana Sandroni; e Pindorama de Sucupira (2014), de Nara Vidal. Esse procedimento analítico é, aqui, comparado ao discurso colonial do documento histórico da Carta de Achamento do Brasil (1500), de Caminha, ação que busca aproximar essas narrativas, destinadas a um público leitor muito jovem, à modalidade romanesca híbrida de história e ficção, proposta por Fleck (2017) — o romance histórico contemporâneo de mediação —, e evidenciar seu potencial na formação de leitores literários decoloniais, por meio de “Oficinas Literárias Temáticas”. Assim, a pesquisa tem caráter bibliográfico documental de cunho qualitativo, interpretativo e propositivo. Entre nossas hipóteses, destacamos o fato de considerarmos essas leituras híbridas um desafio para os jovens leitores em formação, por confrontá-los com outras possibilidades sobre o passado brasileiro. Para refletirmos sobre essas escritas híbridas da Literatura Infantil e Juvenil, utilizamos os pressupostos de Cademartori (2010), Coelho (2000), Luft (2010); e com relação às fases e modalidades do romance histórico, os estudos de Lukács (2000, 2011), Márquez Rodríguez (1991), Mata-Induráin (1995), Fernández Prieto (2003), Fleck (2017), entre outros; valemo-nos, também, dos estudos de Santos (2023) no que se refere à aplicação dessas características das fases e modalidades do romance histórico na Literatura Híbrida Infantil e Juvenil. A pesquisa revela-nos o potencial crítico e o teor lúdico das obras juvenis críticas mediadoras, sendo elas, pois, potenciais à formação de um leitor literário decolonial, seja ele docente ou estudante em fase inicial de formação leitora.
Abstract: In this thesis, inserted in the Research Group “Resignifications of the past in America: processes of writing, reading and translating hybrid genres of history and fiction – paths to decolonization”, together with the Postgraduate Program in Letters – PPGL – Unioeste/Cascavel-PR, we seek to demonstrate the presence of a hybrid fictional discourse of history and fiction critical about the “discovery” and colonization of Brazil also in literary works written for children and young people in Brazil, whose discursive and structural characteristics are close to the modality of the contemporary historical novel of mediation, being potential for the formation of the decolonial literary reader. Our general objective is, in addition to contrasting colonialist and decolonial discourses on the “discovery” and colonization of Brazil, to enhance the decolonial literary reading education of students in Elementary School II, and to encourage the decolonial literary reading education and ongoing training for teachers, through the development of a Thematic Literary Workshop, so that they can act as fruitful mediators in this journey of forming decolonized minds already in Elementary School. To this end, we present the analysis of our corpus: Degredado em Santa Cruz (2009), by Sonia Sant’Anna, A descoberta do Novo Mundo (2013), by Mary Del Priore and O Sítio no Descobrimento: a turma do Picapau Amarelo na expedição de Pedro Álvares Cabral (2013), by Luciana Sandroni and Pindorama de Sucupira (2014), by Nara Vidal. This analytical procedure is then compared to the colonial discourse of the historical document Carta de Achamento do Brasil (1500), by Caminha, an action that seeks to bring these narratives aimed at a very young readership closer to the hybrid novelistic modality of history and fiction, proposed by Fleck (2017): the contemporary historical novel of mediation and to highlight its potential in the formation of decolonial literary readers, through “Thematic Literary Workshops”. Thus, the research has a documentary bibliographic character of a qualitative, interpretative e propositional nature. Among our hypotheses, we highlight the fact that we consider these hybrid readings a challenge for young readers in training because they confront them with other possibilities about the Brazilian past. To reflect on these hybrid writings of children's and young adult literature, we use the assumptions of Cademartori (2010), Coelho (2000), Luft (2010); and in relation to the phases and modalities of the historical novel in the studies of Lukács (2000, 2011); Márquez Rodríguez (1991), Mata-Induráin (1995) Fernández Prieto (2003) among others; regarding the phases and modalities of the historical novel, we use the studies of Fleck (2017), and those of hybrid children's and young adult literature in those of Santos (2023). The research reveals the critical potential and the playful content of critical mediating young adult works, which are therefore potential for the formation of a decolonial literary reader.
Keywords: Literatura híbrida Infantil e Juvenil brasileira
Romance histórico contemporâneo de mediação
Leitor literário decolonial
Estudos decoloniais
Brazilian hybrid children's and young adult literature
Contemporary historical mediation novel
Decolonial literary reader
Decolonial studies
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Sant Ana, Michele de Fátima. O (re)descobrimento do Brasil pela ficção infantil e juvenil: ressignificações da história pela literatura na formação leitora literária decolonial. 2025. 344 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7838
Issue Date: 25-Feb-2025
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michele de Fátima Sant´Ana.pdfARQUIVO COMPLETO3.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.