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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7834
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Alfabetização, letramento e tecnologias digitais: reflexões a partir de uma formação continuada para professoras |
Other Titles: | Alphabetization, literacy and digital technologies: reflections from teacher training |
Autor: | Oliveira, Ilda de Fatima de Lourdes |
Primeiro orientador: | Torrentes, Greice Castela |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Segundo membro da banca: | Fachin, Paulo Cesar |
Terceiro membro da banca: | Montuani, Daniela Freitas |
Quarto membro da banca: | Martiniak, Vera Lucia |
Resumo: | A Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) está presente em diversos momentos da vida diária, e a sua importância na realização das mais variadas atividades cotidianas é inegável. A tecnologia também se faz presente na vida cotidiana das crianças que frequentam as escolas. O documento orientador da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca de forma evidente o uso da tecnologia como recurso de ensino em todos os componentes curriculares, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para o uso da tecnologia. No componente de Língua Portuguesa, observa-se o apelo ao uso dos recursos digitais e tecnológicos tanto nas orientações gerais quanto nas habilidades propostas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada para professores que atuam com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, fundamentado nas reflexões sobre alfabetização, letramento e multiletramentos. A pesquisa busca verificar os efeitos da pesquisa-ação colaborativa no uso das TDICs e da gamificação como recurso a serviço da alfabetização. A seguinte pergunta guiou esta pesquisa: A formação continuada pode influenciar a prática de professoras, proporcionando a reflexão quanto a alfabetização e o letramento, e levá-las a utilizar recursos digitais e tecnológicos como instrumentos para potencializar esses processos? Essa pergunta é pertinente devido à necessidade latente de formação continuada para suprir as lacunas deixadas pela formação inicial com relação ao uso de TDICs nas aulas. O estudo se pauta na oferta de formação continuada para professoras que atuam em turmas de alfabetização, com foco no 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os conteúdos de cada encontro formativo, além de abordarem temáticas pertinentes à alfabetização, incluíram o uso das TDICs, visando a apresentar aos professores ferramentas já disponíveis online, bem como incentivá-los a elaborar as suas próprias atividades e jogos para potencializar o aprendizado da leitura e da escrita. Para tanto, utilizaram-se plataformas como Wordwall, Educaplay, o jogo educativo Brincando com Ariê e o software educativo GCompris. Metodologicamente, esta pesquisa tem abordagem qualitativa e está alicerçada nos pressupostos da Linguística Aplicada. Como a formação inicial de grande parte dos professores não contemplou o uso das TDICs em sua grade curricular, cabe à formação continuada auxiliá-los na compreensão e na utilização pedagógica desses recursos, bem como discutir questões relacionadas à alfabetização e ao letramento. Para fundamentar as reflexões sobre alfabetização e letramento, utilizaram-se autores como Soares (2004, 2020, 2022), Tfouni (1995), Freire (2011), Kato (1986), Bortoni-Ricardo (2012) e outros. Com relação aos multiletramentos, à gamificação, à alfabetização e ao letramento digital, foram oportunos os estudos de de Rojo (2012, 2013, 2019), de Ribeiro (2020, 2023), de Frade, Araújo e Glória (2018), de Coscarelli (2019), de Moran (2000), de Rau (2013), de Temóteo (2021), de Glória (2011) e de Corrêa e Dias (2016). Para ressaltar a importância da formação continuada, recorreu-se a Libâneo (2004), a Kenski (2003), a Gadotti (2011), a Nóvoa (1992) e a Mendonça e Kodama (2016). Os dados gerados nesta investigação foram obtidos durante uma formação continuada com 11 professoras participantes desta pesquisa e das sessões reflexivas com duas duplas de docentes. Além das sessões, acompanharam-se três aulas de uma das professoras. Os resultados revelam a importância dos investimentos na formação dos professores, não apenas com palestras, mas também oportunizando trocas de experiências entre os docentes e os formadores. Destaca-se, ainda, a necessidade de investimentos para a melhoria dos recursos digitais, começando pela conectividade das escolas. Considerando que esta pesquisa focaliza a formação continuada e a análise de planos de aula, almeja-se que ela contribua para a formação de outros professores alfabetizadores. |
Abstract: | Digital Information and Communication Technology (DICT) is present at various moments in daily life, and its importance in carrying out the most varied daily activities is undeniable. Technology is also present in the daily lives of schoolchildren. The guiding document for Brazilian education, the Common National Curriculum Base (BNCC), clearly highlights the use of technology as a teaching resource in all curricular components, in order to develop the skills needed to use technology. In the Portuguese Language component, there is a call for the use of digital and technological resources both in the general guidelines and in the skills proposed for the Early Years of Primary School. In view of this, the general aim of this research is to analyze the process of continuing education for teachers who work in elementary school classes, based on reflections on alphabetization, literacy and multilearning. The research seeks to verify the effects of collaborative action research on the use of DICTs and gamification as a resource in the service of literacy. The following question guided this research: Can continuing education influence the practice of teachers, providing reflection on alphabetization and literacy, and leading them to use digital and technological resources as tools to enhance these processes? This question is pertinent due to the latent need for continuing training to fill the gaps left by initial training in relation to the use of DICTs in the classroom. The study is based on the provision of continuing training for teachers who work in literacy classes, focusing on the 1st year of Primary School - Early Years. The content of each training meeting, as well as covering topics pertinent to literacy, included the use of DICTs, with the aim of introducing teachers to tools already available online, as well as encouraging them to develop their own activities and games to enhance learning to read and write. To this end, platforms such as Wordwall, Educaplay, the educational game Brincando com Ariê and the educational software GCompris were used. Methodologically, this research has a qualitative approach and is based on the assumptions of Applied Linguistics. As the initial training of most teachers did not include the use of TDICs in their curriculum, it is up to continuing training to help them understand and use these resources pedagogically, as well as discussing issues related to literacy and literacy. The reflections on alphabetization and literacy were based on authors such as Soares (2004, 2020, 2022), Tfouni (1995), Freire (2011), Kato (1986), Bortoni-Ricardo (2012) and others. With regard to multilearning, gamification, alphabetization and digital literacy, the studies by Rojo (2012, 2013, 2019), Ribeiro (2020, 2023), Frade, Araújo and Glória (2018), Coscarelli (2019), Moran (2000), Rau (2013), Temóteo (2021), Glória (2011) and Corrêa and Dias (2016) were timely. Libâneo (2004), Kenski (2003), Gadotti (2011), Nóvoa (1992) and Mendonça and Kodama (2016) were used to highlight the importance of continuing education. The data generated in this investigation was obtained during continuing education with 11 teachers participating in this research and during reflective sessions with two pairs of teachers. In addition to the sessions, three classes of one of the teachers were monitored. The results reveal the importance of investing in teacher training, not just with lectures, but also by providing opportunities for teachers and trainers to exchange experiences. It also highlights the need for investment in improving digital resources, starting with school connectivity. Considering that this research focuses on continuing education and the analysis of lesson plans, it is hoped that it will contribute to the education of other literacy teachers. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Multiletramentos Formação Continuada Alphabetization Literacy Multiliteracies Further education |
CNPq areas: | LETRAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Oliveira, Ilda de Fatima de Lourdes. Alfabetização, letramento e tecnologias digitais: reflexões a partir de uma formação continuada para professoras. 2025. 245 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7834 |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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