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https://tede.unioeste.br/handle/tede/8002
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Tecnologias digitais na formação inicial em Letras: um olhar para a prática de ensino e para o estágio supervisionado |
Other Titles: | Digital technologies in initial language training: a look at teaching practice and supervised internships |
Autor: | Oliveira, Luana Rodrigues de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Torrentes, Greice Castela |
Primeiro membro da banca: | Moreira, Julia Cristina Granetto |
Segundo membro da banca: | Cardoso, Janaína da Silva |
Terceiro membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Quarto membro da banca: | Fachin, Paulo Cesar |
Resumo: | Considerando o desafio da integração das Tecnologias Digitais (TD) na formação inicial de professores e a lacuna entre o discurso sobre a importância da tecnologia e sua efetiva implementação nos cursos de licenciatura em Letras, formulou-se nesta pesquisa a seguinte questão: como a integração das TD, mediada por um processo de pesquisa-ação crítico-colaborativa na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, pode promover a reflexão pedagógica e a construção de novas possibilidades de ensino por parte de acadêmicos do curso de Letras? Com o objetivo geral de analisar o processo de desenvolvimento e os efeitos/impactos de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, centrada no uso das TD, realizada na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, buscando compreender as aprendizagens, reflexões e a construção de práticas pedagógicas para o ensino de línguas por parte dos acadêmicos do curso de Letras. Para tanto, realizou-se a análise de diretrizes curriculares, das potencialidades de objetos digitais de ensino-aprendizagem (ODEA), do currículo sobre TD na formação e dos resultados decorrentes da intervenção realizada na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos sobre cibercultura, multiletramentos, TPACK, ODEA e diretrizes para formação docente. Adotou-se uma metodologia qualitativa interpretativista, com o método da pesquisa-ação críticocolaborativa, e coletaram-se dados durante uma disciplina de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino, envolvendo quatro licenciandos do quarto ano. Foram utilizados instrumentos como entrevistas, diário de campo e análise documental, interpretados pela Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2006, 2016). A tese defendida é que as TD podem servir como catalisadoras para a reflexão e inovação nas práticas dos futuros professores de Letras durante sua formação inicial. Os resultados indicaram que, embora os licenciandos utilizassem tecnologias digitais em seu cotidiano, enfrentaram dificuldades para transpor esse uso para práticas pedagógicas. Durante a formação, observou-se que alguns professores formadores recorriam a tecnologias digitais, mas raramente exploravam seu potencial pedagógico. A análise documental revelou baixa inserção do tema nos documentos curriculares, com presença restrita e pouco detalhada no Projeto Político-Pedagógico. Durante o estágio supervisionado, os acadêmicos desenvolveram atividades com recursos digitais, com apoio da orientadora, embora essas ações, em sua maioria, tenham permanecido nos níveis iniciais do modelo SAMR. Aqueles com experiência prévia em docência e no uso das TD demonstraram maior facilidade na integração desses recursos ao planejamento e à prática. Conclui-se que a formação inicial investigada estava parcialmente alinhada às expectativas contemporâneas, revelando a necessidade de maior integração entre teoria e prática no uso das TD, redução da fragmentação curricular e ampliação de experiências imersivas em contextos digitais durante a formação. |
Abstract: | Considering the challenge of integrating Digital Technologies (DT) into the initial training of teachers and the gap between the discourse on the importance of technology and its effective implementation in undergraduate language teacher education programs, this research posed the following question: how can the integration of DT, mediated by a critical-collaborative action research process within the course “Teaching Practice and Supervised Internship in Spanish Language,” promote pedagogical reflection and the construction of new teaching possibilities by language teacher candidates? With the general objective of analyzing the development process and the effects/impacts of a critical-collaborative action research project, focused on the use of Digital Technologies (DT), carried out within the Teaching Practice and Supervised Internship course, aiming to understand the learning processes, reflections, and the construction of pedagogical practices for language teaching by undergraduate students in the Language and Literature program. The theoretical framework is based on studies in cyberculture, multiliteracies, TPACK, ODEA, and national teacher education policies. The study adopted a qualitative interpretivist approach, using critical-collaborative action research as its methodology. Data were collected during the Teaching Practice and Supervised Internship course, involving four fourth-year students. Instruments included semi-structured interviews, field notes, and document analysis, interpreted through Discursive Textual Analysis (Moraes & Galiazzi, 2006, 2016). The central argument is that DT can serve as catalysts for reflection and innovation in the practices of future language teachers during their initial training. Results showed that although the participants used digital technologies in their daily lives, they faced challenges in transferring this knowledge to pedagogical practices. During their training, some teacher educators employed digital tools, but rarely explored their pedagogical potential. Document analysis revealed that the topic was scarcely addressed in curriculum documents, appearing in only one course within the Political-Pedagogical Project and with limited detail. During the supervised internship, participants developed activities using digital resources, supported by the course instructor, although most remained at the initial levels of the SAMR model. Those with previous experience in teaching and with DT demonstrated greater ease in integrating these resources into their planning and practice. It is concluded that the initial teacher education program investigated was only partially aligned with contemporary expectations, revealing the need for stronger connections between theory and practice in the use of DT, less curricular fragmentation, and more immersive experiences in digital contexts during teacher education. |
Keywords: | Formação inicial de professores Ensino de Línguas Tecnologias Digitais; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Initial teacher education Language teaching Digital Technologies Teaching Practice and Supervised Internship. |
CNPq areas: | LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Oliveira, Luana Rodrigues de Souza. Tecnologias digitais na formação inicial em Letras: um olhar para a prática de ensino e para o estágio supervisionado. 2025. 311. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8002 |
Issue Date: | 26-Jun-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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