Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7947
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Escrita e reescritas de relatos de experiências: uma proposta didática para o 5º ano do Ensino Fundamental I |
Other Titles: | Writing and rewriting experience narratives: a didactic proposal for the 5th grade of elementary schooll |
Autor: | Brol, Izana Stamm ![]() |
Primeiro orientador: | Bottega, Rita Maria Decarli |
Primeiro membro da banca: | Martiny, Franciele Maria |
Segundo membro da banca: | Torrentes, Greice Castela |
Resumo: | A produção textual em sala de aula representa um desafio constante para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Embora a escrita inicial constitua uma etapa essencial, é na reescrita que se consolida a construção de textos mais coesos, coerentes e adequados à situação comunicativa. A correção e a reescrita oferecem aos alunos a oportunidade de refletir criticamente sobre suas produções, identificar aspectos a serem aprimorados e desenvolver maior consciência sobre o processo de escrita. Esta pesquisa, fundamentada na concepção interacionista de linguagem, teve como objetivo investigar os efeitos das intervenções da professora no processo de reescrita de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal do Oeste do Paraná. Com abordagem qualitativa, articulada à Linguística Aplicada e orientada pelos princípios da pesquisa-ação, a investigação possibilitou a análise do contexto escolar em sua complexidade e a construção conjunta de saberes entre docente e discentes. O estudo tomou como base as produções textuais e duas reescritas realizadas pelos alunos no âmbito da proposta didática intitulada Foz do Iguaçu: uma viagem especial. A proposta envolveu a produção de relatos de experiência a partir de uma viagem realizada pela turma à cidade de Foz do Iguaçu, cujos textos compuseram um livro, disponibilizado em versão digital para os familiares e em versão impressa para a biblioteca da escola. Desenvolvida ao longo de 17 aulas, entre setembro e novembro de 2024, a proposta incluiu o estudo do gênero “relato de experiência”, a produção inicial dos textos, a correção pela professora, atividades focadas nas dificuldades identificadas por meio de uma tabela de critérios elaborada previamente pela pesquisadora, uma primeira reescrita, nova rodada de correções e, por fim, a digitalização dos textos. As devolutivas foram realizadas por meio de orientações coletivas e bilhetes individuais, respeitando as necessidades de cada aluno. A sistematização das dificuldades por meio da tabela permitiu identificar, visualizar e acompanhar com precisão a evolução dos alunos ao longo das versões textuais. A comparação entre os textos iniciais e finais evidenciou avanços significativos, indicando que o trabalho estruturado com foco na revisão e na reescrita favoreceu não apenas a melhoria da qualidade textual, mas também o fortalecimento da autoria e o maior engajamento dos alunos no processo de escrita. Os resultados demonstram que práticas pedagógicas reflexivas, planejadas e mediadas pela escuta e pela intervenção intencional da professora são essenciais para o desenvolvimento de todas as etapas da produção escrita por parte dos alunos. |
Abstract: | Text production in the classroom represents an ongoing challenge for the development of students’ writing skills. While initial writing is an essential step, it is through rewriting that more cohesive, coherent, and contextually appropriate texts are constructed. Correction and rewriting provide students with the opportunity to critically reflect on their work, identify aspects to improve, and develop greater awareness of the writing process. This study, grounded in an interactionist view of language, aimed to investigate the effects of the teacher’s interventions on the rewriting process of 5th- grade students’ texts in a public municipal school located in western Paraná, Brazil. Employing a qualitative approach, articulated with Applied Linguistics and guided by the principles of action research, the investigation enabled the analysis of the school context in its complexity and the collaborative construction of knowledge between teacher and students. The study was based on the students’ initial texts and two rewritten versions developed within the didactic proposal entitled Foz do Iguaçu: a special trip. The project involved the production of experience reports based on a class trip to Foz do Iguaçu. These texts were compiled into a book made available in digital format to families and in print for the school library. Conducted over 17 lessons between September and November 2024, the proposal included the study of the “experience report” genre, the initial text production, teacher-led correction, targeted activities based on difficulties identified using a rubric created by the researcher, a first rewriting, a second round of corrections, and final text digitization. Feedback was provided through collective guidance and individualized notes, addressing each student’s specific needs. The systematization of difficulties through the rubric made it possible to identify, visualize, and precisely monitor student progress across text versions. The comparison between the initial and final texts revealed significant improvements, indicating that a structured approach to revision and rewriting contributed not only to enhancing textual quality but also to strengthening authorship and increasing student engagement in the writing process. The results demonstrate that reflective, well-planned pedagogical practices—mediated by attentive listening and intentional teacher intervention—are essential for students to understand and develop all stages of written text production. |
Keywords: | Ensino Fundamental I Proposta didática Escrita Reescrita Elementary Education Didactic Proposal Writing Rewriting |
CNPq areas: | LINGUAGENS E LETRAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Brol, Izana Stamm. Escrita e reescritas de relatos de experiências: uma proposta didática para o 5º ano do Ensino Fundamental I. 2025. 102 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7947 |
Issue Date: | 17-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IZANA_BROL_compressed.pdf | ARQUIVO COMPLETO | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.