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Tipo do documento: Dissertação
Title: Proposta multianos e sua implementação nas escolas estaduais do campo do município de São Jorge do Oeste: possibilidades ao ensino de geografia
Other Titles: Multiano proposal and its implementation in state schools in the countryside of São Jorge do Oeste: possibilities for teaching geography
Autor: Oliveira, Jessica Alessandra da Silva 
Primeiro orientador: Mehanna, Najla da Silva
Primeiro membro da banca: Mehanna, Najla da Silva
Segundo membro da banca: Bauab, Fabrício Pedroso
Terceiro membro da banca: Farias, Maria Isabel
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a Proposta Multianos, compreender seus fundamentos teóricos e metodológicos, e examinar seu processo de implementação nas escolas do município de São Jorge do Oeste, Paraná. A pesquisa busca entender como essa proposta impacta o ensino de Geografia, considerando a interdisciplinaridade e as mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. A pesquisa visa identificar as bases teóricas que fundamentam os Multianos e oferecer alternativas para os professores de Geografia, auxiliando na adaptação ao novo formato de organização escolar. Além disso, a pesquisa também aborda a interdisciplinaridade e os desafios enfrentados pelos professores, especialmente em relação à formação e adaptação às mudanças pedagógicas. A pesquisa será dividida em três capítulos: o primeiro aborda a formação histórica da Região Sudoeste do Paraná e a organização das Escolas do Campo no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, com foco na Educação do Campo no estado do Paraná; o segundo apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos da Proposta Multianos e a implementação nas escolas do município de São Jorge do Oeste - PR; o terceiro propõe uma sequência didática para o ensino de Geografia, destacando a interdisciplinaridade. A pesquisa visa fornecer suporte teórico e propõe uma possibilidade para professores de geografia trabalharem interdisciplinarmente nas escolas Multianos, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade e para o fortalecimento da Educação do Campo.
Abstract: This dissertation aims to analyze the Multianos Proposal, understand its theoretical and methodological foundations, and examine its implementation process in the schools of São Jorge do Oeste - PR. The research seeks to understand how this proposal impacts Geography teaching, considering interdisciplinarity and changes in the Pedagogical Political Project (PPP) of the schools. The study aims to identify the theoretical bases that underpin the Multianos and offer alternatives for Geography teachers, assisting them in adapting to the new school organization model. Additionally, the research addresses interdisciplinarity and the challenges faced by teachers, particularly regarding training and adapting to pedagogical changes. The research is divided into three chapters: the first discusses the historical formation of the Southwestern Paraná region and the organization of rural schools in the Regional Education Nucleus (NRE) of Dois Vizinhos, focusing on Rural Education in the state of Paraná; the second presents the theoretical and methodological foundations of the Multianos Proposal and its implementation in the schools of São Jorge do Oeste; the third proposes a didactic sequence for teaching Geography, emphasizing interdisciplinarity. The research aims to provide theoretical support and propose possibilities for Geography teachers to work interdisciplinarily in Multianos schools, contributing to the development of quality public education and strengthening Rural Education.
Keywords: Multianos
Educação do campo
Geografia
Interdisciplinaridade
Multianos
Rural education
Geography
Interdisciplinarity
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: OLIVEIRA, Jessica Alessandra da Silva. Proposta multianos e sua implementação nas escolas estaduais do campo do município de São Jorge do Oeste: possibilidades ao ensino de geografia. 2024. 78 f. Dissertação (Dissertação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7590
Issue Date: 21-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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